Cresce disputa comercial com a Argentina

O Senado da Argentina aprovou projeto de lei que aumenta os impostos de produtos eletrônicos e deve atingir especialmente as exportações brasileiras. Celulares, monitores de LCD para computadores e câmeras digitais, entre outros, vão pagar o dobro de IVA, que subirá de 10,5% para 21%, e perderão uma isenção tributária dos demais impostos que é estimada em 26%.

. Em 2008, a Argentina absorveu 40% das vendas de celulares do Brasil ao exterior, em um total de US$ 838 milhões. O presidente da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica, Humberto Barbato, disse que o projeto é um "mau exemplo".

. Segundo materia do Valor, em resposta, aumentou a lista de produtos argentinos que perderam a licença automática para entrar no Brasil, segundo operadores que têm acesso ao Siscomex. O endurecimento em relação à Argentina teria sido autorizado pelo presidente Lula.

Um comentário:

Anônimo disse...

Dizem que neurose é repetir a mesma ação e esperar resultado diferente. A estupidez das reservas de mercado "strikes again". Provavelmente a Argentina, patrioticamente, voltará a fabricar telefones celulares analógicos do tipo "tijolão". Ai, que preguiça!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/