Saiba como e quem começou a roubalheira dentro do Detran do RS

A roubalheira no Detran começou no governo Olívio e quem desmantelou as quadrilhas que se uniram para saqueá-lo foi a governadora Yeda Crusius, 11 meses depois que assumiu. O que vai narrado a seguir é contado pela primeira vez. Na ação penal enviada à Justiça Federal de Santa Maria e na ação civil pública anunciada nesta quinta-feira pelo MPF, a história das malfeitorias descobertas e desmanteladas no Detran não aparece em letra de forma.

. É de se indagar por que razão a Operação Rodin e o MPF pouparam o governo Olívio Dutra, mas é maior ainda a razão de se indagar por que razão a própria mídia nunca quis contar essa escabrosa história, porque a bandidagem dentro do Detran começou em 1999 no governo do PT e foi denunciada ao juiz da 4a. Vara da Fazenda Pública pelo MPE no dia 26 de dezembro de 2007.

. Em 1999, uma quadrilha de saqueadores fez o que Bira Vermelho fez durante todo o governo seguinte, o de Rigotto, e Vaz Neto fez mais tarde, no governo Yeda, implementando contratos sem licitação e repassando serviços para terceiros sem cobertura legal, o que resultou em pagamentos indevidos e farta distribuição de dinheiro público entre os quadrilheiros.

. As investigações sobre a roubalheira no governo Olívio Dutra, do PT, começaram a ser investigadas em 2004, dois anos depois da expulsão dos petistas por parte do eleitorado. No dia 26 de dezembro de 2007, o juiz da 4a. Vara da Fazenda Pública aceitou a denúncia do Ministério Público Estadual, que identificou os seguintes atores e malfeitorias (veja como o esquema foi depois replicado pelas famílias Fernandes e Ferst nos governos Rigotto e Yeda, até ser desmontado por esta):

1) Mauri Cruz e Carlos Bertoto, os homens petistas do Detran no governo Olívio, 1) contrataram a Finac, ligada à Universidade de Brasília (depois, nos governos Rigotto e Yeda, a esperteza envolveu a Fatec e a Universidade de Santa Maria), e 2) também a ONG Rua Viva, de Minas. No dia 14 de maio de 2002, quase ao final do governo do PT, 3) o Detran assinou um convênio com a Fenaseg para aluguel de veículos com valores estranhos. Esse convênio teve a assinatura do então vice-governador Miguel Rossetto, depois ministro da Reforma Agrária do governo Lula.

2) A Finac é do ex-conselheiro do governo Tarso em Porto Alegre, Luís Antonio Lima, que depois foi com a mulher, Flávia Camareiro, para Brasília. Em Brasília, na UnB, o casal foi protagonista de um escândalo sem precedentes, que resultou na deposição do reitor. Lima é filiado ao PT. Já a ONG Rua Viva, era dirigida por Nazareno Afonso, ex-secretário do primeiro prefeito petista, Olívio Dutra, outro petista de carteirinha. Aliás, Afonso, como Mauri Cruz, foram mais tarde para a ONG Camp, que trabalha com consultoria para prefeituras petistas. Um dos homens de confiança da Camp é até hoje o jornalista Guaracy Cunha, secretário de imprensa de Olívio no Piratini.

3) O MPE pediu o bloqueio dos bens e a quebra dos sigilos bancário, telefônico e bancário, além de processar:
- Mauri Cruz e Flávio Maia, ex-presidentes do Detran
- Inês Gonçalves Teixeira, a advogada do Detran que deu parecer favorável às ilegais dispensas de licitação.
- Renato Rohden, ex-diretor do Detran.
- Nazareno Afonso, homem da ONG Viva Vida
- Luiz Lima, dono da Finac

. Foi a primeira vez que dirigentes do Detran colocaram em prática ações organizadas para usar dinheiro público para fins particulares.

8 comentários:

Anônimo disse...

Gente incompetente e extremamente invejosa como 99% dos petralhas,
vê na roubalheira e na calúnia,
as únicas formas de se realizar financeira e psicologicamente.

Anônimo disse...

Se existe justiça, se existe coerência, se existe homem que honra as bombachas que o veste, neste pago gaúcho, alguém vai cobrar, e cobrar publicamente, nos palcos da Assembléia Legislativa, e/ou nos microfones da RBS e do Correio do Povo, porque o MPF ignora e ignorou o período em que o Governo estadual de Olívio Dutra implantou o esquema de corrupção no Detran, que teve fim no Governo tucano de Yeda Crusius.

Quem se habilita?

Ou aqui no RS só tem covarde?


CARLOS, PASSO D'AREIA.

Paolo Cabeleireiro disse...

A midia, o MPF e a Policia Federal, estão todos a serviço do PT e do Ministro da Justiça, por isto ninguem tem interesse em falar a verdade. O problema da Yeda foi ganhar do PT e organizar o Estado.

Anônimo disse...

Todo o mundo sabe quando foi inventado o esquema de usar fundações ligadas a universidades.Ganhou volume e foi aperfeiçoado durante o governo seguinte e a meleca de agora excedeu a tudo o que se pode imaginar. O resultado está aí para quem quiser ver. Que se punam os culpados. Mas quem tentar jogar no colo do outro culpa e achar que engana a todos, vai cair do cavalo. Só que o problema presente é estancar a sangria, que nem com os escândalos recentes foi contida. Agora vai doer. O castigo será mais do que merecido.

Anônimo disse...

Quando será que a Governadora vai colocar um apedido na ZH, com estas informações para o Estado julgar estes petralhas.

Anônimo disse...

Vamos comecar a investigar na epoca do Olivio ai a credibilidade do MPF vai ter valor e provar que não estão sendo mandados pelo PT e RBS.

Anônimo disse...

O povo não vai dar voto prá esse sinistro da injustiça amigo de terrorista e amigo do renan callheiros,,jader barbalho, collor sarney. O PT é o que de mais podre existe na política nestepaíz. O MPF no governo do apedeuta tá quieto até agora. No gov.do PT não tem roubo, são todos honestos. O lullinha filho ainda é monitor de zoológico em spaulo. MPF começa a investigar desde o desgoverno Olívio ou não mereces crédito nas tuas ações.

Anônimo disse...

O problema da RBS é que a Yeda deve ter cortado midia do governo, porque eles dão tanta enfase a um assunto que todo mundo sabe que é eleitorero, porque não deram a mesma enfase ao caso do Salazar quando denunciou toda aquela falcatrua do PT, apresentando documentos e tudo.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/