Recessão assusta Brasília e os governos estaduais

Previsões revisitadas para o Brasil em 2009:
- PIB, menos 0,5%. (muito menos do que os 4% previstos inicialmente pelo governo e pelo mercado)
- Inflação, 4,3% (abaixo do centro da meta, 4,5%).

. Caso se confirmem as previsões de recessão (no quarto trimestre e neste primeiro trimestre os dados são de recuos graves, caracterizando tecnicamente a recessão), o governo do RS planeja rever contas do seu orçamento para este ano. Neste caso, ocorrerão cortes nos investimentos de R$ 2,3 programados pelas administrações direta e indireta. A receita do ICMS caiu 3,6% % reais no bimestre (IPCA). O governo só fará isto depois de esgotar suas possibilidades de redução de despesas.

. Outros governos estaduais e municipais farão o mesmo.

. O governo federal começou os cortes há mais tempo, mas ainda esbanja dinheiro público, inclusive porque desperdiça recursos porque é incapaz de obter eficiência e eficácia.

- Muitos entes públicos continuam desperdiçando dinheiro público de maneira criminosa, apesar da crise. O caso das horas extras e dos apartamentos funcionais do Senado é exemplar. O governo Lula, por outro lado, por incompetência bem comprovada, sequer consegue aproveitar financiamentos de pai para a filho alcançados pelo BID. O governo acaba de devolver US$ 57 milhões ao BID, porque não soube como fazer para usa-los em obras de infraestrutura nos municípios brasileiros.

CLIQUE AQUI para ler o editorial "Um governo disfuncional", do jornal O Estado de S. Paulo desta quinta-feira.

Um comentário:

Anônimo disse...

LULA BOTA A CULPA NOS OUTROS

De novo anda dando entrevistas botando a culpa nos outros, mas o dever de casa NADA!
A gastança e o inchaço da máquina governamental é o pricipal TEMA DE CASA,a cumpanherada e o petralhedo inútil, aspones do aparelhamento ,é sim culpa do GRÃO PETRALHA .
A PRIORIDADE DAS PRIORIDADES É BAIXAR IMPOSTOS; os países europeus estão baixando os salários do funcionalismo público,a pedido deste, para diminuir impostos .Aqui LULA aumenta despesas públicas e imposto e mais imposto.Vai ficar na história como o que conseguiu QUEBRAR O BRASIL.Aí então vai cair a ficha.
"EMPACOTOU" os "inteligentes" e se locupletam as custas dos que produzem.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/