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. O consumidor que detectar descumprimento nas regras de atendimento poderá denunciar as empresas. As reclamações podem ser feitas nas unidades do Procon, Ministério Público e Defensorias Públicas. Confirmada a irregularidade, as companhias poderão sofrer multas de R$ 200 a R$ 3 milhões como forma de punição.
. Veja a seguir quais são as novas regras:
- O cliente deverá ser atendido em até um minuto;
- O call center deve funcionar 24 horas, 7 dias por semana;
- A empresa deve garantir, no primeiro menu eletrônico e em todas suas subdivisões, o contato direto com o atendente;
- As opções de reclamações e de cancelamento têm de estar entre as primeiras alternativas;
- No caso de reclamação e cancelamento, é proibido transferir a ligação. Todos os atendentes deverão ter atribuição para executar essas funções;
- As reclamações terão que ser resolvidas em até cinco dias úteis. O consumidor será informado sobre a resolução de sua demanda;
- O pedido de cancelamento de um serviço será imediato;
- É proibido, durante o atendimento, exigir a repetição da demanda do consumidor;
-Ao selecionar a opção de falar com o atendente, o consumidor não poderá ter sua ligação finalizada sem que o contato seja concluído;
- Só é permitida a veiculação de mensagens publicitárias durante o tempo de espera se o consumidor permitir;
- O acesso ao atendente não poderá ser condicionado ao prévio fornecimento de dados pelo consumidor;
- O cidadão que não receber o atendimento adequado poderá denunciar ao SNDC (Sistema Nacional de Defesa do Consumidor), Ministérios Públicos, Procons, Defensorias Públicas e entidades civis que representam a área.
Um comentário:
Tentei cancelar uma conta da TIM nesta sexta-feira de manhã e fiquei mais de 1:30 h esperando e não sei se foi cancelado ou não, porque ficou a recepcionista dizendo "só mais um momento" e "um momento", "aguarde um momento" e ainda no lá meio vinha ela sugerir planos e eu dizendo que queria somente cancelar o numero, e eu pedindo a Deus paciência porque teve momentos que tinha vontade de dizer um monte de palavrão por tamanha enrolação e incompetência. Porque é muito estranho pois quando compra um celular em questões de minutos voce já está operando, mas quando é para cancelar ficam enrolando, pois se é só apertar uma tecla para cancelar qual motivo de tamanha enrolação. Ao final desse tempo deixou a linha ligada e dava para ouvir um cara falando em prêmios e quem tinha feito treinamento, e eu sei saber se tinha feito o cancelamento ou não. Espero que está lei funcione porque já estou sendo vitima da TIM. Pergunto posso usar o numero do protocolo da TIM para exigir o cancelamento e acionar o Procon em caso contrário.
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