Com o real fraco, Argentina teme ''invasão'' brasileira

Medidas de salvaguardas contra o Brasil já estão na mira da Argentina. O governo de Cristina Kirchner está decidido a proteger seu mercado da possível "avalanche" de produtos brasileiros por causa da desvalorização do real, confirmam fontes da Casa Rosada, ouvidas pela Agência Estado. O país poderá usar, pela primeira vez, o Mecanismo de Adaptação Competitiva (MAC), que prevê cotas de importação.

A presidente deixou sua decisão bem clara durante discurso ontem, por ocasião de um anúncio de investimentos no setor de gás. "Queremos um comércio administrado, que vai usar todos os instrumentos necessários que temos no Mercosul para manter o superávit comercial, chave para defender o trabalho dos argentinos, também os investimentos", disse ela.

Algumas horas mais tarde, Cristina convocou os secretários de Relações Internacionais da Chancelaria, embaixador Alfredo Chiaradía, e o secretário de Indústria, Fernando Franguío, na residência oficial de Olivos, para uma reunião. Antes, os dois funcionários já haviam se reunido com o chefe de Gabinete da Presidência, Sergio Massa, na Casa Rosada, segundo notícias dos jornais argentinos confirmadas por fontes oficiais à Agencia Estado.

CLIQUE aqui para ler a matéria completa no jornal “O Estado de S.Paulo”.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/