Fogaça entregou ponte histórica, restaurada, da Azenha, em Porto Alegre

A prefeitura entregou neste domingo de manhã as obras de restauro da Ponte da Azenha, símbolo porto-alegrense que conta um pouco a história do povo gaúcho. Na ocasião, foi realizada uma apresentação teatral da Tomada da Ponte da Azenha, importante fato histórico que deu início à Revolução Farroupilha.

. Para a realização da obra que durou dez meses, a prefeitura investiu R$ 531 mil. Na recuperação e restauração do patrimônio foram executados serviços de reconstituição do guarda-corpo, aplicação de novo revestimento com as características originais; colocação de novo ladrilho no passeio, mantendo o desenho original; reconstituição e tratamento da escadaria; instalação de luminárias que lembram os equipamentos da época; e colocação de nova camada de asfalto na pista. Além disso, a ponte foi pintada com tinta incolor antipichação, que já vem sendo utilizada pela prefeitura na recuperação dos viadutos da Capital.

. O prefeito José Fogaça também esteve no local e conferiu a encenação que reproduziu os acontecimentos da noite de 19 de setembro de 1835, o encontro entre farroupilhas e imperiais. Cavaleiros do MTG e diversos atores transformaram a ponte em palco. Um espetáculo ao ar livre foi apresentado com a narração de João França e Adriane Azevedo e direção de Camilo de Lélis. Após a encenação, os músicos Renato Borghetti e Chico Saratti encerram a cerimônia com uma apresentação de canções tradicionalistas, ocupando apenas uma das pistas da ponte.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/