GM, Ford e Chrysler podem pedir concordata

A desaceleração da economia americana, decorrente da crise financeira mundial, podem levar a uma situação impensável há alguns meses: a concordata da GM, Ford e da Chrysler – as três maiores montadoras dos Estados Unidos. O alerta partiu de de Robert Schulz, analista da agência de classificação de risco Standard & Poor’s, em uma entevista à uma emissora de TV da Bloomberg. “Os fatores macroeconômicos poderiam sobrecarregá-los a este ponto”, afirma a agência, mesmo que as empresas adotem medidas de reestruturação.

. As três companhias lutam, há anos, para reestruturar suas operações. A corrosão de sua saúde financeira começou com os pesados pacotes de benefícios pagos a trabalhadores da ativa e aposentados. Agora, com a deterioração do cenário mundial, a situação se agravou devido à retração do crédito, que pode espantar compradores de veículos e dificultar as operações das concessionárias e distribuidoras de automóveis.

. As vendas do setor despencaram 27% em setembro – o maior tombo em 17 anos. Um pedido de concordata, neste momento, seria encarado pelo mercado como o último recurso de qualquer uma das companhias, e não como um movimento estratégico, de acordo com Schulz. “Não é algo que elas possam escolher ou não”, afirma. O que poderia detonar o pedido seria a necessidade de as empresas preservarem seu caixa, em um momento de queda das vendas.

. As informações acima são da revista Exame.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/