O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2026 de Porto Alegre poderá ser pago a partir do dia 5 de janeiro e quem pagar até o dia 9 de fevereiro contará com descontos que poderão chegar a 11%. Quem optar pelo parcelamento do tributo, a primeira prestação terá vencimento em 9 de março. Estarão aptos ao desconto de 11% aqueles que cumprirem todos os critérios definidos pela Prefeitura: 5% pela antecipação; 3% de desconto automático para quem mantém os tributos do imóvel em dia; 3% para contribuintes que colocaram o CPF nas notas fiscais de serviço ao longo do ano.
No caso das pessoas jurídicas, além do desconto fixo de 5% pela antecipação até 9 de janeiro, também serão concedidos outros 4% se o imóvel não possuir débito inscrito em dívida ativa ou sua exigibilidade estiver suspensa.
Os descontos oferecidos não cobrem sequer o que qualquer aplicador ou investidor consegue de rendimento no mercado financeiro.
Um comentário:
Poisé sr. editor, concordo plenamente que o desconto é mixuruca, diante das taxas de juros praticadas no mercado financeiro - sendo que a pmpa utiliza esse índices na cobrança dos atrasados...
Postar um comentário