SC e RS lideram ações por soluções para o saneamento

Santa Catarina e Rio Grande do Sul são famosos pelo seu atraso em saneamento, porém nos últimos anos passaram a ser as campeãs na busca de soluções. Os municípios e os Estados, principalmente do Rio Grande do Sul, acordaram. Dos 145 municípios brasileiros estruturando soluções de saneamento, 67 estão nesses dois estados, quase 50% do total. 

Tivemos dois exemplos emblemáticos no final de 2022: 

Santa Catarina
Um municipal, Pomerode, em Santa Catarina, cidade de apenas 35 mil pessoas, fez um leilão para concessão dos serviços de água e esgoto. O processo, que iniciou em 2013, levou quase 10 anos para ser concretizado. Doze empresas participaram. A vencedora do certame, deu um desconto de 15% sobre a tarifa atual e ofereceu mais de R$ 60 milhões de outorga, para ter o direito de operar os serviços por 35 anos e investir R$ 150 milhões para universalizar a água e o esgoto dentro da meta do novo marco regulatório. 

RS
Outro estadual, a desestatização da Corsan. 

CLIQUE AQUI para ler mais

3 comentários:

Anônimo disse...

Não estou te entendendo Políbio, pois até há poucos dias atrás criticavas feroz e absurdamente a PRIVATIZAÇÃO DA CORSAN e agora estás a elogiá-la sob o nome disfarçado de DESESTATIZAÇÃO???
Então para ti, PRIVATIZAÇÃO e DESESTATIZAÇÃO são coisas DISTINTAS???
Te peguei com as CALÇAS NA MÃO seu linguarudo!!!

Anônimo disse...

Floripa com toda sua pompa administrada pela direita é uma vergonha. A parte norte da ilha toda impropria para banho no pico da temporada, sem tratamento de esgoto. Um horror!

Anônimo disse...

Atraso leia-se este governo do RS não fez 100 metros de esgoto, por pura incompetência e ainda sonega dados reais sobre as obras do esgotamento . Com a palavra o TCE

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/