Mario Vargas Llosa, Estadão - Na América Latina, com algumas exceções, as edições piratas estão se multiplicando

Amir Valle, escritor cubano exilado na Alemanha, me enviou seu livro, La estrategia del verdugo, que ganhou o Prêmio Carlos Alberto Montaner de ensaio, sobre os abusos cometidos contra escritores em Cuba. Eu o li de imediato, algo que não fazia há muitos anos com os textos daquela ilha, a qual Virgilio Piñera assim apostrofou: "A maldita circunstância da água por toda parte me obriga a sentar à mesa do café". Foi escrito às pressas e tem erros, mas cumpre à risca seu objetivo: denunciar os abusos que são tramados contra os direitos dos autores na ilha.

Em todos os países onde o Estado assume o controle da vida econômica - Estados comunistas ou certas ditaduras militares - acontece a mesma coisa.

CLIQUE AQUI para ler muito mais.

2 comentários:

Anônimo disse...

Manchete do Estadão, 3 de julho de 2022, Aliás
Instituições em xeque
IMPASSE
Política, jogos de poder e um país em colapso

Não tive coragem nem vontade de ler uma linha desse artigo da turminha do "quanto pior, melhor" que sempre tenta colocar o país, a economia, a saúde, o governo em total descontrole e caos. Eles jogam contra você. Acham que você é um total idiota. Este "idiota" vai mostrar para eles em outubro.

O Estadão virou um panfleto esquerdista.

José Corrêa disse...

É a ilha-presídio elogiada por Llullarápio et caterva!!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/