Victor Missiato Vidas afegãs não importam

- O autor, Victor Missiato é doutor em História, professor de História do Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília. Membro do Grupo de Estudos Intelectuais e Política nas Américas (Unesp/Franca). 

No século XIX, John Stuart Mill e Karl Marx, dois dos pensadores mais influentes do liberalismo e do socialismo, respectivamente, deixaram registrados suas impressões acerca do mundo oriental. Em Sobre a liberdade, o pensador inglês ressaltou que não poderia estender seus raciocínios aos indianos, pois eles possuíam um grau civilizacional inferior. Em 1853, Marx escreveu um artigo analisando o domínio britânico na Índia. Segundo o filósofo alemão, a destruição produzida pela Inglaterra faria sentido enquanto uma "revolução fundamental", no que tange o desenvolvimento de um novo estado social. Desse modo, ciência, civilização e progresso preencheram a tríade do desenvolvimento mundial, alicerçado a partir de uma formação de modernidade eurocêntrica, independentemente da corrente política em formação. 

Em sua obra clássica, O Orientalismo, Edward Said demonstrou como o discurso acerca do Oriente foi historicamente construído pelo Ocidente.

CLIQUE AQUI para ler mais.

3 comentários:

Renato disse...

Polibio para bom entendedor meia palavra basta. O Ocidente não entende o Oriente,foi graças as ações dos dominadores globais via seus presupostos EUA e Grã Bretanha mataram milhões de pessoas entre o seculo XIX e XXI no Oriente. A desculpa levar a Democracia ocidental,que por sinal é autoritarismo disfarçado e o covid provou,mascaras isolamento social lockdowm vacinas proibiçoes de usar determinados mendicamentos tudo sem base cientifica verificavel e isenta. Na verdade o grnade interesse do Ocidente nestes locais é economico,fazer razia e pilhar. O Biden deixou bem claro eles não foram ao afeganistão salvar o povo afegão eles foram se vingar da Al Quaeda.Assim como foram no Iraque matar milhares de inocentes inclusive no governo Obama. O Marxismo classico esta morto o que esta em vigência é o cultural que esta destruindo moralmente o ocidente sem que as pessoas percebam. Olha o que acontece com movimentos identitarios na China Russia India e no Oriente em geral.

Ernesto disse...

Segundo o premiado jornalista e escritor italiano Roberto Saviano, autor de "Gamorra", um best seller, a vitória dos Talibans no AFEGANISTAO foí a vitória do Narcotráfico.
Há conexoes comprovadas entre chefes talibans e a heroína. O AFEGANISTAO é hoje um dos grandes produtores e exportadores de heroína no mundo, para os cartéis da Itália, EUA e Rússia. Hoje, o Narcotráfico é dono de um pais e tem um exército para chamar de seu !!

Anônimo disse...

Efeito colateral da saída dos EUA do Afeganistão.

As TVs a cabo vão ter que retirar séries e/ou episódios de séries onde os personagens americanos atuam no país, como heróis, "salvando" o povo. Pelo visto, papo furado.

Episódios de Havaí 5.0, NCIS E MUITOS OUTROS, REPETIDOS A EXAUSTÃO, viraram lixo.

Pra desespero da indústria cinematográfica e dos artistas que apoiaram a mosca tonta do Biden.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/