Porto Alegre flexibilizará regras e beneficiará quem construir ou reformar imóveis no Centro Histórico

Esta é apenas uma das medidas previstas para revitalizar a zona central.

O prefeito Sebastião Melo decidiu atrair novos empreendimentos para o Centro Histórico de Porto Alegre, tudo com o objetivo de revitalizar a região, toda ela extremamente degradada. A ideia é trabalhar num plano diretor exclusivo para o bairro, com ênfase para medidas de benefícios para quem decidir construir ou reformar imóveis. Atualmente é proibido construir imóveis novos.

A informação é do jornalista Paulo Germano, ZH de hoje, que conversou com o secretário do Meio Ambiente e Urbanismo, Germano Bremm, que apresentará proposta completa no dia 1o, tudo durante reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento urbano e Ambiental. O projeto irá depois para a Câmara.

5 comentários:

Murilo disse...

Revitalização tem de ser com obras, reformas, investimentos.
Parabéns à iniciativa!

Renato disse...

Polibio,quando falamos em centro Historico há locais e locais,eu morei por 27 anos no centro de Porto Alegre,mais precisamente na rua do arvoredo ou Fernando Machado,podemos dizer que nem parecia estar em uma area central com problemas. Agora outras partes da aea central principalmente aquelas que dão abrigo ecomida para os chamados moradores de rua é um osso duro de roer,se não houver uma politica seria de dar assistência e encaminhamento para este publico o centro não vai atrair moradores.

Anônimo disse...

Todas as capitais do Brasil e até cidades grandes do interior tem problemas com os centros da cidade. Já vi inúmeros projetos de revitalização e poucos ou até raros deram certo.

O que pouco se fala é da falta de tradição brasileira em valorizar a arquitetura, urbanização, planejamento urbano em décadas. É muito difícil revitalizar uma região depois de anos ou décadas de descaso. Poucos empresários e políticos querem arriscar seus recursos em algo desse tipo.

Poderiam ter resolvido esses problemas valorizando arquitetura, planejamento urbano, manutenção preventiva, valorização da história e cultura. Algo que aqui em poucos cidades se vê e quando algo PARECIDO é feito vira exemplo nacional por ser tão raro, como aconteceu em Curitiba com a revitalização das praças e do setor de transporte público.

Se os arquitetos, engenheiros civis e planejadores urbanos fossem mais consultados e levados a sério, iriamos ver cidades bem mais bonitas.

Quem soube revitalizar suas áreas desvalorizadas foi Nova Iorque, Barcelona, Paris, Londres e algumas poucas cidades simplesmente por que os gestores públicos levaram a sério os profissionais da área e fizeram tudo o que foi possível para realizar as obras.

O Brasil teve a Copa do Mundo de 2014 e Olimpíada de 2016 prometendo fazer isso no país inteiro, já se passaram 7 ou 5 anos e pouco se viu de verdade.

. disse...

Parabéns ao prefeito Melo!! Está se mostrando um gigante como prefeito!! Grande gestor e um cara que tem um amor muito grande por Porto Alegre!!

Cris disse...

Se transformar todo o centro histórico em enorme camelódromo o destrói de vez...
Alí deve-se começar pensando em segurança e limpeza,depois paisagismo , o resto vem a reboque...
É o ponto máximo de acessibilidade da cidade, deveria haver um plano de "alto padrão" visando turismo e não a colocação de algo estilo "qualquer coisa serve" ...
Já chega o camelódromo , não é mesmo MDB?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/