Artigo, Fernão Lara Mesquita, O Vespeiro - Nos EUA, quem está sempre sob vara são os juízes

Charge do blog O Vespeiro.

Naquela eleição de novembro passado antes da nossa em que os defensores do “estado de direitos especiais” da gloriosa imprensa brasileira te juravam que a sobrevivência da democracia nos Estados Unidos e no mundo dependiam da disputa entre Joe Biden e Donald Trump e açulavam o STF a censurar e prender quem dissesse o contrário, além das 120 leis de inciativa popular de alcance estadual, das milhares de leis locais, dos referendos e das votações de recall diretamente convocadas, propostas ou decididas pelos eleitores, 35 estados também tiveram eleições para 78 das 344 cadeiras de juizes das suas supremas cortes.

O modo de constituir o Judiciário foi um problema intrincado desde o primeiro minuto do governo revolucionário estruturado para que o povo passasse a governar o governo, vulgo “democracia”, que vigora por lá desde 1788. 

CLIQUE AQUI para ler muito mais (e entender muito mais sobre a formatação do Judiciário dos EUA).


Um comentário:

Unknown disse...

Não tem nada a ver o judiciário americano com o nosso. Lá se vota no promotor,xerife e juiz dos condados. Vá morar lá e sentir na pele. Lá da 50 Estados Unidos por uma lei. Cada um com sua constituição e regras.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/