Artigo, Renato Sant'Ana - A cidade à mercê das vontades

Um idoso de 72 anos queixou-se ao vizinho cujo filho (de 16 anos) estava, como de hábito, chutando uma bola contra o portão de sua casa. Foi o suficiente para que filho, pai e mãe se juntassem a espancar o ancião.

O crime ocorreu na vila São Judas Tadeu, periferia de Porto Alegre. E nada tem de raro: é o tipo de coisa que acontece todo dia.

A violência é um "novo normal" que se impôs à capital gaúcha há mais de três décadas (e será diferente noutras capitais?).

Como chegamos a isso? Qual é a causa?

CLIQUE AQUI para ler tudo.

14 comentários:

Anônimo disse...



Impecável o artigo e praticamente não tem o que comentar.
Um erro muito grande que certos políticos cometem é financiar esses antifas que são grupos truculentos, terroristas que é um péssimo exemplo para as crianças e adolescentes. A lei da palmada faz muito mal à sociedade, é mais um meio de jogar filho contra os pais que sempre querem educar seus filhos para o bom caminho. Os parlamentares já deveriam ter revogado essa lei. O ECA precisa fazer modificações também. O incentivo à falta de respeito uns com os outros, a falta de respeito com as pessoas mais velhas, o incentivo à libertinagem, o uso de drogas, a falta de respeito com a polícia, tudo isso influência a violência. Os nazistas desumanos estão desumanizando a humanidade. Então pensem que o que está acontecendo é o resultado da subversão das leis e da interpretação delas e se não despertarem e tomar providências para reverter a situação as coisas só piorarão e com certeza, a sociedade toda será cada vez mais prejudicada.

Anônimo disse...

QUANDO a cidade estiver habitada por seres ANGELICAIS tudo irá melhorar! Por enquanto precisamos de menos advocacia e mais controle!!!



Anônimo disse...

Se começar a mudar hoje, quem sabe daqui a 50 anos a sociedade se recupere. Mas até lá, junta uma turma daquelas porretas, que arranque o couro do “dimenó”, que eu quero ver se acontece de novo.

Anônimo disse...

EDUCAÇÃO E RESPEITO terminou, caso o vizinho portasse uma arma, a pauleira ficaria diferente o respeito voltaria e ficaria bonito de ver, pai mãe e filho entenderiam rápido, educação e respeito voltara.

Anônimo disse...

UTOPIA, Sr. Renato, é coisa de PTista!!

elias disse...

Se o idoso metesse uma bala em cada um seria condenado e com a agravante de motivo fútil. Fútil para quem? Só pra justiça.

Anônimo disse...

Depois pai, mãe e filhos são mortos não sabem porque.Tem que dar uma sova de pau e mandar pro hospital os três..Arrancar as bolas do filho que indistentemente chutando uma bola no portão do senhor. A familia dele tem que se vingar, nao deixar barato. Covardia.

M. Esther TeixeiraCorrea disse...

Caro Políbio
X bom o artigo. É a falta de educação de berço e as escolas comunistas que ocasionam tais abusos. Problema profundo que, a continuar assim, só vai piorar. Geração Paulo Freire.
Esther

Anônimo disse...

Democracia sem responsabilidade e uma cultura embasada em princípios morais não existe, e para agravar, a gramsciana estrutura jurídica implantada não ajuda nada, pois a polícia fica de mãos atadas. Graças a isto, nas favelas do RJ, o crime já dominou por intervenção única e exclusiva do STF.

Anônimo disse...

A causa é a filosofia de governo da esquerda que relativiza tudo e quanto mais leis lenientes, melhor.No Brasil não temos bons exemplos.

Anônimo disse...



PELO MENOS VÃO PARAR DE CULPAR O PT!

Anônimo disse...

Anônimo Anônimo disse...


PELO MENOS VÃO PARAR DE CULPAR O PT!

10 de outubro de 2020 13:09

Ao contrário, foi o PT que relativizou a suruba "civilizatória" de todos iguais, todos com muito direitos e nenhum dever e uma instrumentalização da justiça que virou em muitos lugares uma vergonha.

Anônimo disse...

Geração Pátria EDUCADORA chegando na sociedade....aguardem....

Anônimo disse...

Sou do tempo em que os vizinhos eram amigos! Bolo e café de tarde, dinheiro emprestado, festinhas de aniversário das crianças. Todo mundo junto no fusca para ir para a praia pular onda no Ano-Novo. Amizades para sempre, até morrer.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/