Marchezan vai propor Adin contra emendas impositivas dos vereadores de Porto Alegre

O prefeito Marchezan Júnior decidiu ajuizar Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a lei e sua aplicação na LDO e na Lei Orçamentária Anual, que definiram emendas impositivas propostas pelos vereadores de Porto Alegre.

O total das emendas não pode superar R$ 1 milhão.

Este tipo de emenda obriga a prefeitura a aplicar dinheiro público em obras ou serviços desfinidos pelos vereadores e não pelo administrador eleito para fazer isto, portanto por prerrogativa constitucional sua.

3 comentários:

Anônimo disse...

Cabe aos vereadores somente fiscalizar o executivo, emenda é o meuzovo, vamos lutar pra acabar com essa pouca vergonha no Brasil, o nome já diz, poder executivo, tá certo o prefeito.

Anônimo disse...


Já deveria ter proposto a ADIN antes.

Imaginem nesta sistemática que os Vereadores, com interesses próprios, pudessem alocar qualquer valor no orçamento impositivo bastando derrubar os vetos do Executivo na segunda votação na casa Legislativa.

É uma anomalia e invasão de competências da velha política para manter currais eleitorais. Neste momento os parlamentares esquecem do argumento da crise que somente serve para prejudicar o povo na hora de aprovar aumento de tributos.

Navegante disse...

Ué!!!!! No governo federal, pode. Nos municípios, não pode....

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/