Acidente que matou Ricardo Boechat põe em xeque a existência da Anac.

O site Brazil Journal, de quem é a nota, diz que o helicóptero voava há 44 anos e não era autorizado a transportar pessoas.
  
Acidente que matou o jornalista Ricardo Boechat coloca incompetência da Anac em evidência e sua existência em xeque. (Foto: Everaldo Silva/Folhapress)

A cada acidente aéreo no País, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) apenas lava as mãos por meio de comunicados, sempre muito frios, que pouco esclarecem, mas servem para colocar em xeque sua existência. Após o acidente que matou o jornalista Ricardo Boechat, a Anac informou que o helicóptero estava “regular”, com papéis em dia, como se isso significasse alguma coisa. A Anac já não faz sentido, tanto quanto a extinção do velho Departamento de Aviação Civil (DAC). 

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29 comentários:

Anônimo disse...

O modelo de agências regulatórias já havia fracassado nos Estados Unidos, mediante a captura da agência pelos regulados, quando foi implantado no Brasil...
É sábio quem aprende com o erro dos outros. O problema é que quase sempre copiamos os erros alheios!
E depois há certos "intelequituais" que vêm falar mal do Presidente Getúlio Vargas!

Anônimo disse...

Não estava autorizado a transportar pessoas ? Por acaso a aeronave era controlada por controle remoto, ou o piloto não é uma pessoa? Que pata coada é essa ?

Anônimo disse...

Claro que podia transportar pessoas.
Só não podia ser utilizado na exploração do serviço de taxi aéreo porque as exigências são mais rigorosas.
Se a empresa proprietária do helicoptero tinha licença para fazer serviços de fotografias e filmagens aéreas, automaticamente poderia transportar além do piloto mais um dois profissionais.

Mordaz disse...

Mera questão burocrática. Aeronaves não caem por isto.

AHT disse...

No Blog do Espaço Aberto: http://blogdoespacoaberto.blogspot.com/2019/02/juiz-federal-no-para-anteviu-em-aula-no.html

Juiz federal no Pará anteviu, em aula no YouTube, situação como a de helicóptero que caiu e matou Boechat

Para assistir esse vídeo aula, do Juiz Federeal Marcelo Honorato, titular da 1ª Vara da Justiça Federal em Marabá, o link no YouTube, é:
https://youtu.be/KnHNqywn2T4

Justiniano disse...


44 anos - fadiga de metais e já deve ter trocado motor, rotor, pás, mas os comando da cabine são da mesma época, portanto passíveis de grandes falhas dado a defasagem técnica nesse período de tempo.

Isso devia esta em um museu e não voando.

Anônimo disse...

Tem que fechar esse cabide de emprego.

Anônimo disse...

A Anac é uma empresa séria. Ela analisa sempre depois que a aeronave cai.Aí ela dá o parecer.Antes nem aí,nem te vi nem te conheço.Brasil!

Anônimo disse...

O meu fusca com 20 anos já dava manutenção constante, o ladrão que o furtou, em 2002, deve estar arrepenfido até hoje, imaginem um helicóptero voando 44 anos?

Anônimo disse...

>>

E daí qual o busilis pela idade do aparelho? Não sabem que existe manutenção? Troca de peças e componentes? Que gente idiota, cruzes!!

Tem aviões Paulistinha (da Neiva) que voam em aeroclubes pelos país afora desde 1955, a mais de 60 anos portanto, no qual a grande maioria dos pilotos brasileiros aprendem a pilotar e tiram seus brevês. Periodicamente, pneus, motor e equipamentos sensiveis são substituidos por novos.

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Anônimo disse...

Então tem que acabar com o Detran antes, pois muito mais pessoas estão morrendo em automóveis.

Estamos vivendo uma nova era de imbecilidades.

Anônimo disse...

que negocio é esse de que não estava autorizado a "transportar pessoas"?

dizem que podia fazer filmagens e coisas assim...

e por acaso quando se esta levando uma equipe de filmagem a bordo não se esta transportando pessoas?

parece que não ha mais acidentes no país, tudo precisa ser ocasionado pela responsabilidade (ou irresponsabilidade) de alguém...

estava tudo em dia, documentos da aeronave e do piloto, ou seja, não era nada clandestino, e mesmo assim estão ventilando esse negocio de não ter autorização para transportar pessoas...

e se tivesse a tal autorização, estaria ele imune a ser vitima de algum acidente?

de que serve um helicóptero se não for para transportar pessoas?

Anônimo disse...

Quando o Estado quer controlar tudo, é ele próprio o acusado das coisas que falham. Mas será nesse caso, não há alguma ação ou omissão privada que possa ser responsabilizada? Até que ponto uma agência reguladora é a responsável pela tragédia e não os donos da empresa ou o próprio piloto?

Luiz Francisco Schmidt disse...

Prezado Políbio,

Que artigo infeliz. Foi você mesmo quem escreveu? A ANAC fez seu papel ao cobrar as revisões previstas e verificar a aeronavegabilidade naquele momento (da inspeção).

Acidentes ocorrem. Ainda mais numa aeronave com 44 anos de idade.

Ninguém sabe exatamente o que ocorreu. Temos que esperar o relatório do acidente, que vai demorar (é complexo) e que tem a finalidade de educação e prevenção, mas não de punição.

Culpar a ANAC é insultar a inteligência de seus leitores.

Anônimo disse...

No Brasil ninguém assume nada pois aprendemos a lição: não vi nada, não sei de nada. Foi o fulano. Vergonhoso

Anônimo disse...

O marcelo reis do revoltados online acha que é a cupilha.

Anônimo disse...

🇧🇷 Só uma pergunta se os documentos estavam de acordo se aeronave estava perfeita com manutenção em dia se a idade de quarenta anos não trás perigo porque o helicóptero caiu e matou duas pessoas

Anônimo disse...

É preciosismo puro. Deve-se atentar o aspecto material: se as revisões estão conformes, ainda que tenha idade a aeronave, não é fato relevante. Menos relevante ainda é o licenciamento de uso, pois dado que era para atividade jornalística, o uso deveria ser coibido apenas caso frequentemente fosse feito táxi aéreo com ela, o que não parece que seja o caso.

O piloto muito provavelmente fazia um leva e traz para coberturas da Band e operava sob pessoa jurídica para emitir faturas à própria Band, ou seja, o uso como táxi parece que era claramente eventual.

São casos onde a informação trazida a mais só polemiza e não agrega nada. É fato curioso o comportamento da imprensa entretanto, que logo já pontuou isso. Assim, apenas perde credibilidade. É o que chamo de notícia para atrair cliques de visitantes. Jornalistas viraram isso atualmente, mercadores de cliques.

Anônimo disse...

Meu filho, há seis anos atrás, se salvou por milagre de uma queda de avião agrícola que pilotava. O avião pertencia a uma empresa de aviação, metida em rolos, como quase todas as empresas de aviação agrícola. Prá começar o avião tinha mais de 30 anos de uso e tinha sido adaptado para álcool, na própria empresa. No 5º vôo do dia, logo após abastecer e iniciar o "tiro" o motor chochou e caiu, pilonando e começando a incendiar. Só não explodiu, porque era a álcool. Esta verdadeira lata velha voadora estava em dia com a documentação perante a ANAC, que nem fiscalização fazia - era só papel. Até hoje, decorridos já mais de 06 anos, não fico pronta a perícia do acidente. Deve estar engavetada a custo de alguma "bola" que a empresa alcançou. A irresponsabilidade da empresa e da ANAC, que quase ceifou a vida do meu filho e os seus sonhos, não poupou a vida de um dos seus donos e nem de seu próprio filho.

Anônimo disse...

Correto ANONIMO das 17:31,a ANAC não é uma OFICINA MECÂNICA!

ANAC ainda não revogou a LEI DA GRAVIDADE;

a ANAC é um órgão de Estado, logo, serve pra se ter papel, carimbo, um politico e concursados.

Anônimo disse...

Eu suspeito desde o acidente da TAM e da Gol em 2007, pelo menos.

Anônimo disse...

Certa vez fiz um voo noturno para Maceio, nas férias. Tivemos um temporal pela frente. Nao gostei. Depois soube que o aviao tivera seu vidro frontal rachado.Tivemos que voltar para o RIO , para troca de aeronave. Era um voo charter, desses oferecidos por empresas de turismo. O aviao era velho. Nunca mais.!!! Tia Glória.


Anônimo disse...

Só uma pergunta se os documentos estavam de acordo se aeronave estava perfeita com manutenção em dia se a idade de quarenta anos não trás perigo porque o helicóptero caiu e matou duas pessoas

porque existem os ACIDENTES, conceito esse que esta lentamente sendo apagado pelo judicialismo de tudo o que existe...

não me admiro se algum delega não indicar o motorista do caminhão por homicídio culposo...

aquele menino que passou pela porta do metro em SP e veio a falecer é um caso desses...

ja estão querendo empurrar a culpa para o metrô...

o adEvogado teve a grandessíssima cara de madeira de dizer que o metrô de SP não é seguro para crianças...

e eu diria, nem a casa dele é...

nem a minha, nem a sua...

não existe lugar 100% SEGURO...

Anônimo disse...

Não conhecia pessoalmente o jornalista Ricardo Boechat, nem era da família, amigo ou colega dele. Também não sou motorista de táxi. Não tinha o hábito de ouvi-lo no rádio ou na tevê, mas a sua morte me comoveu profundamente. Os vídeos da queda do helicóptero, a tentativa desesperada do piloto em pousar no meio de uma rodovia, os corpos carbonizados.. foi tudo muito triste, chocante, aterrador. Palmas para aquela jovem Leilaine Rafael da Silva valente, generosa, solidária que, praticamente sozinha, ajudou a tirar o motorista do caminhão acidentado, de dentro da cabine retorcida pelas ferragens. A rede Record a entrevistou. Ela é pernambucana, tem 28 anos, é casada e mãe de três filhos. Mulher guerreira, mulher-maravilha.

Anônimo disse...

Agora ficam se apegando ao fato de que faltava o carimbo de um burocrata autorizando o transporte de passageiros. Isso não tem nada a ver com a queda.

Anônimo disse...

O RIO GRANDE GRANDE OUTRA VEZ, HAIZE GOVERNADOR 2022

elias disse...

Se fosse só essa anac. Todas são assim. Cabides para parasitas e pretensos especialistas.

elias disse...

A dilma esqueceu de revogar essa lei aí. Uma pena.

Anônimo disse...

Neste caso, a ANAC teria que colocar um fiscal ao lado de cada aviao no pais inteiro, fiscalizando se entra ou nao entra gente como no caso acima. Nao delirem. Cuidado com o cigarrinho de menta

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