Artigo, Tito Guarniere - Gilmar Mendes (II)

Ilustração publicada por Brazil Journal.

O ministro Gilmar Mendes, do STF, é o personagem da semana. Dizem que ele é o juiz mais impopular do país. É o vilão da hora nas redes sociais, segundo a Globo, Veja, o site O Antagonista e amplo séquito de articulistas.

Mas não se exige de um juiz que seja simpático ou popular. Melhor que ele seja contido e moderado. Mas não há nenhum mal se ele fala alto, desde que não seja para fazer média e jogar para a torcida. O mérito do juiz é decidir com coragem, de acordo com a lei, clamor popular à parte. As massas raciocinam de forma simplória, querem sangue, vingança, não justiça.

A revista Veja desta semana lhe dedicou a matéria de capa. Parecia que vinha chumbo grosso. Mas do parto da montanha nasceu um rato. O texto não chegou a ser elogioso a Mendes, mas esteve longe de ser um libelo devastador. Na meia página de uma entrevista breve, quando Mendes passa ao largo de seu estilo às vezes vulcânico, em respostas curtas e objetivas, enfrenta as "acusações" que lhe 
costumam dirigir.

Por que tem soltado tantos réus acusados de corrupção? 

CLIQUE AQUI para ler mais. 

35 comentários:

Anônimo disse...

Um dos artigos mais bobinhos que já li. Óbvio que advogado vai defender o mendes. Quanto mais habeas disponível aos seus clientes ladrões melhor!

Anônimo disse...

Não precisamos de um Juíz simpático e popular. Pouco nos interessa esses adjetivos, queremos apenas que ele aja juridicamente com imparcialidade como diz a Constituição Federal. Por isso o símbolo da Justiça é a balança. Essa deveria ser aferida todos os dias para que ninguém seja injustiçado ou privilegiado. Hoje como está o crime compensa e a impunidade cresce exponencialmente. Simples

Anônimo disse...

GM é Moro e Moro e GM

Anônimo disse...

Bah, Girmar, pare de passá a mão na BUNDA da Juistissa!!!

Anônimo disse...

bomba

O BARATA DO RIO DE JANEIRO Q FOI PRESO PELA LAVA JATO E SOLTO PELO GILMAR MENDES MANDOU FLORES A GILMAR E ESPOSA. E MAIL COMPROVA ISTO , MATERIA NO SITE O GLOBO

FORA GILMAR

VIVA A LAVA JATO

Anônimo disse...

Olho para GM e vejo Moro.

Anônimo disse...

Moro mudou versão sobre sociedade da esposa com o "amigo" após escândalo:

29/08/2017 - Cíntia Alves

Jornal GGN - Após a revelação de que pode ter existido tráfico de influência e possível pagamento de propina em uma negociação de acordo de delação na Lava Jato de Curitiba, o juiz Sergio Moro admitiu à imprensa que sua esposa, Rosangela, teve sim sociedade com o escritório de Carlos Zucolotto, seu "amigo pessoal". Mas reforçou que a parceria se deu "sem comunhão de trabalho ou de honorários", numa tentativa de preservar a mulher das denúncias que agora caem sobre os ombros de Zucolotto.

Mas a relação de Rosangela com o escritório de Zucolotto ainda não está muito clara. Principalmente porque, de acordo com uma reportagem do Conjur, há dois anos, Moro deu outra versão sobre essa parceria: ele disse que sua esposa tinha sociedade com Zucolotto visando "apenas a partilha de honorários", o que não significa, contudo, que eles atuavam nos mesmos processos.

A fala contraditória de Moro está registrada em uma representação contra dois blogueiros que teriam publicado notícias falsas sobre as atividades de Rosangela no escritório de Zucolotto.

Em 2015, surgiram informações dando conta de que a empresa de Zucolotto advogava para empresas como a Helix e a Ingrax. O Jornal i9, um dos processados por Moro, teria associado a Ingrax à Shell e levantado conflito de interesse na atuação da Lava Jato contra a Petrobras.

"Na representação, o juiz garante que sua mulher nunca advogou para essa multinacional, e que a participação dela no escritório Zucolotto Advogados Associados visa apenas a partilha de honorários, não assegurando que ela tenha trabalhado diretamente para todos os clientes da banca", escreveu o Conjur. (Leia a íntegra aqui).

Rosangela só teria deixado a sociedade em meados de 2016.

Outra informação um tanto quanto inconsistente que consta na nota do juiz à imprensa, em defesa do amigo pessoal, é a de que Zucolotto atua exclusivamente na área trabalhista. O escritório Zucolotto Sociedade e Advogados, porém, afirma em seu site oficial que faz "parcerias" para garantir atendimento aos clientes dentro da área criminal do direito.

Mesmo que Zucolotto não tenha atuação na Lava Jato como criminalista, a denúncia de Rodrigo Tacla Duran, um dos réus na operação, afirma justamente que o advogado pediu para não ficar "na linha de frente" da negociação com os procuradores de Curitiba.

Com seus "contatos", disse Duran, Zucolotto ofereceu fazer as tratativas nos "bastidores" e, no final, teria pedido para receber um terço dos honorários "por fora", sugerindo que repassaria os valores às pessoas que ajudaram no acordo de delação.

O deputado Wadih Damous defendeu, nesta terça (29), que o caso seja investigado.

Zucolotto disse à Folha, responsável pela divulgação da denúncia de Duran, que as informações são falsas e que o pretenso delator tem interesse em escapar da Lava Jato de Curitiba, pois lá é acusado de lavagem de dinheiro e formação de organização criminosa.

Moro reforçou que a narrativa de Duran carece de provas.

Anônimo disse...

Moro agora mudou de opinião e acha que tem que ter provas? Antes bastava o delator acusar que ele considerava prova, desde de que fosse contra lula.

Anônimo disse...

Essa história de delações "premiadas" está bastante nebulosa desde o princípio da tal lava-jato, a controversa atuação de beatriz catta preta, que saiu MILIONÁRIA do Brasil após intermediar delações de gente como paulo roberto costa, lucio bolonha funaro, josé carlos batista, etc. é muito esquisita. A atuação de marlus arns também é esquisita, pois é ligadíssimo ao clã moro.

Caso haja uma investigação séria sobre o mercado milionário das delações, creio que os réus beneficiados deveriam, agora sim, fazer uma boa delação e entregar todo o esquema.

Mas acho que "o saci vai continuar na garrafa", pois se tirarem ninguém o põe de volta.

Anônimo disse...

Não adianta querer esconder cadáveres no porão, porque eles acabam cheirando mal e desmentindo a fachada de justiça dos pretensos "justos". Não são estes que acabam condenando os que advogam a causa do povo?

Anônimo disse...

Quando surge indício de alguma ilegalidade, ela tem de ser investigada, sobretudo se os envolvidos começam a apresentar contradições em suas versões. Ninguém está acima da Lei: "erga omnes". Mas, claro, com a presunção constitucional de inocência, tão desprezada por alguns. Resta então saber o que fará (ou não fará...) a nova Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, quando forem formalizadas as denúncias sobre as acusações descritas nessa reportagem. A saber...

Anônimo disse...

Curioso como a esposa do excelentissimo Sergo Moro está em todas,não?

Basta ter algum mal feito que está a mulher do Moro, pensei que ia ficar apenas no escandalo da APAE.

Qual será o proximo que ela vai aparecer?

Esperando ancioso

Anônimo disse...

Se interessar possa, a Presidente do STF bem que poderia botar o cnj pra ressucitar e ir em cima do desMoronado: aliás, há muito tempo sabe-se do que ele é capaz pra ganhar "fama e prestígio". Vai nessa, Carmem Lúcia? Ou arreglará como das tantas vezes anteriores?

Anônimo disse...

Quando começa a acusar ter que explicar, não há dobradura que chegue, não há fio a tecer que ponha fim à peça, não há liquido que a taça faça cheia. Quando tem que explicar, é teia que não se escapa, é ocaso sem aviso, é a volta do cipó, o fio retorno do caminho: O ter que explicar, olhando à ponta do espinho.

E nem explicação.

Anônimo disse...

Quem não deve não teme, reza o ditado popular. O Juiz Moro reagiu a essa denúncia com um destempero e uma arrogância tão grande que, merce de merecer o benefício da dúvida quanto ao que afiança com relação ao amigo advogado e a esposa, transparece que teme alguma coisa.

Claro que cabe ao acusador o ônus da prova. O Juiz sabe disso melhor que ninguém. Por que simplesmente não argumentou nesse sentido? Por que se adiantou na defesa veemente do amigo ao tempo em que desqualifica o acusador?

Anônimo disse...

E então o soberano tucano de toga curitibano diz querer encerrar a sua participação na tragicomédia farsa jato até outubro. Nada mais apropriado. Serviço entregue com o Lula. Os palhaços atores da globo fazem uma ópera bufa em sua homenagem e o risco de ser condenado pela Onu se aproxima mais e mais até o final do ano. Então como aquele craque charlatão quer encerrar a carreira por cima e diz que irá pendurar a chuteira. Que maravilha!! Sabe o que acho mais trágico nisso tudo? O sono eterno dessa nação Zumbi. É duro permanecer acordado enquanto todos dormem.

Anônimo disse...

Se precisa de muita explicação é caso enrolado mesmo.

Está parecendo aquela história:

- quanto mais mexe mais fede.

A lama está se espraiando.

Pedir provas para quem condena sem elas é cinismo ?

Eta Justiça Brasileira nunca estivestes tão degradada.

Cada enxadada é uma minhocada.

As instituições estão funcionando ?

Só se for para o 1%.

Anônimo disse...

O juizeco (nas palavras do Senador Requião) das camisas negras foi pego no contrapé.... Tartufo: merece o mesmo tratamento fascista que dispensou a gente honrada.

Anônimo disse...

Quem se apressa em defender o alheio

é porque está no meio

de algo feio.

Anônimo disse...

Caiu a máscara do todo poderoso senhor da moralidade pública no Brasil.

moro é outro, como muitos de seus colegas que se escondem atrás da toga para seguir impunes.

Anônimo disse...

parodiando a farsa jato, com suas inúmeras fases, daqui pra frente teremos as versões do juizeco sobre suas relações com o intermediário de facilitações. as versões diga-se de passagem, são dele mesmo, vão investigar para o povo saber a verdade?

Anônimo disse...

o golpe babando.....



e já babou!

ninguem mais topa estar em foto com golpista!



Ela volta!

sem crime, não há impeachment! - mas há muito oq ser explciado por lewadinho, carminha e deamis comparsas.

Anula STF!

ANul PGR!

Anônimo disse...

"Moro reforçou que a narrativa de Duran carece de provas":

A narrativa de Duran carece de mais provas, menos provas, ou tantas provas quanto a condenacao de Lula sem provas.

Anônimo disse...

Atrás de todo o grande homem tem uma grande mulher,; atrás de cada grande mulher tem um homemzinho...

Anônimo disse...

Parabéns aos blogs e portais progressistas, aos incansáveis Marcelo Auler, Cíntia Alve, Luís Nassif, Eduardo Guimarães, Miguel do Rosário, Paulo Nogueira (in memorian), Kiko Nogueira, Joaquim de Carvalho, Luiz Carlos Azenha, Altamiro Borges, Luciano Martins Costa, dentre vários outros. Com muita coragem, perseverança, obstinação e apreço por apurar a verdade vocês conseguiram furar o bloqueio do PIG/PPV e desbaratar a maior e mais perigosa ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA EM AÇÃO NO BRASIL: A FRAUDE A JATO.

Essas mudanças de versões e recuos do torquemada das araucárias demostram.....

Anônimo disse...

Duran é mentiroso e fantasioso, acusa Moro em despacho a Lula:

29/08/2017 - Patricia Faermann

"Não tem este julgador qualquer óbice a que sejam apuradas as mentirosas e fantasiosas afirmações extra-autos do foragido Rodrigo Tacla Duran", posicionou-se pessoalmente o juiz do Paraná

Montagem: Pragmatismo Político

Jornal GGN - "A palavra de pessoa envolvida [Rodrigo Tacla Duran] (...) não é digna de crédito, como tem reiteradamente decidido este Juízo e as demais Cortes de Justiça, ainda que possa receber momentâneo crédito por matérias jornalísticas descuidadas", afirmou o juiz Sérgio Moro, como resposta ao pedido de incluir Duran como testemunha da defesa de Lula.

Os advogados do ex-presidente pediram que Rodrigo Duran entre como testemunha, após as divulgações da jornalista Mônica Bergamo de que o advogado Carlos Zucolotto, que atuava no acordo de delação de Duran, cometeu tráfico de influência e cobrou propina para fechar a negociação, sendo ainda amigo pessoal do atual juiz da Vara Federal de Curitiba e tendo atuado no mesmo escritório de advocacia da esposa do magistrado, Rosangela Moro.

Acusado de lavagem de dinheiro e organização criminosa e foragido no exterior, com prisão decretada por Sergio Moro, Duran contou à jornalista que prometia publicar em livro os bastidores do jogo de influência entre seu advogado e a equipe da força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba.

Com o escândalo, cobranças de respostas vêm sendo feitas a Moro, que admitiu que sua esposa teve sociedade com o escritório de Carlos Zucolotto, além de ter saído em defesa do advogado em nota oficial. A defesa de Lula decidiu, então, solicitar que Rodrigo Tacla Duran seja a testemunha de defesa, uma vez que outra arrolada, Maria Lúcia de Oliveira Falcon não foi encontrada oficialmente, por motivos de viagem.

"O requerimento deve ser indeferido", decidiu Moro. "Não há base legal para a substituição de testemunha pretendida (...). Quanto a Rodrigo Tacla Duran, se a Defesa de Luiz Inácio Lula da Silva tinha a oitiva dele como pertinente, deveria ter requerido a medida na resposta preliminar, máxime porque tal pessoa encontra-se no exterior, sendo a oitiva longa e demorada", tentou justificar o juiz.

O magistrado de Curitiba entendeu, ainda, que o fato de Duran não ser acusado de participar do esquema que recai contra Lula, não seria digno de ser arrolado como defesa.

Por fim, Sergio Moro usou o despacho para novamente se defender: "Não tem este julgador qualquer óbice a que sejam apuradas as mentirosas e fantasiosas afirmações extra-autos do foragido Rodrigo Tacla Duran. Mas não cabe fazê-lo nestes autos por motivos meramente protelatórios e duvidosos."

Anônimo disse...

O réu tem direito a ampla defesa, a qualquer tempo e tendo uma testemunha que pode ajuda-lo mesmo estando na Espanha, este sim tem direito de arrola-la. O ônus da prova cabe ao acusador, mas no caso da lava jato em questão prova é apenas mera formalidade. Um veradeiro absurdo, agora se essa testemunha compromete o próprio Juíz e sua esposa isso é problema do magistrado como não é problema deste o réu estar sendo processado é preciso que isso seja eclarecido por que essa lava jato cada segundo de vida que tem mostra para sociedade ser um golpe, um processo político.

O processo por acaso é contra o réu ou contra o magistrado? Porque o testemunho do Dr. Duran não é relevante? O teme o magistrado em questão?

Anônimo disse...

‘MORO SERÁ ALVO DE CPI NO CONGRESSO’, DIZ DAMOUS:

29/08/2017 - Brasil 247

O deputado Wadih Damous (PT-RJ), afirmou nesta terça-feira, 29, que articulará esta semana uma CPI para investigar o juiz Sérgio Moro no Congresso; fato concreto para a investigação é a entrevista do advogado Rodrigo Tacla Duran, que revelou que o advogado trabalhista Carlos Zucolotto Junior, padrinho de casamento de Moro, intermediou negociações paralelas dele com a força-tarefa lava jato; "Tem que investigar Sérgio Moro, a mulher do Sérgio Moro, os procuradores e Zucolotto", disse Damous em vídeo; "Vamos abrir essa CPI e vamos apurar como se dá esse processo de delação"....

Anônimo disse...

Brasileiro inteligente vota no BOLSONABO, o amigo dos MILICIANOS DO RIO!! Não precisam nem fazer filme para prestigiar o Bolsonabo. Basta exibir tropa de elite 2, e veremos a turma do Bolsonabo no filme!!!

O PROGRAMA DITADURA PARA TODOS!!!!

O Ministro da Justiça do Bolsonabo será um miliciano!!!

Anônimo disse...

Como alguém escreveu por aqui, ser preso pelo Moro é atestado de idoneidade. Mas de resto você acertou: brasileiro inteligente, esclarecido e trabalhador vota em Lula em 2018, que vai ser seu presidente mais uma vez.

Anônimo disse...

A coisa tá feia: "Duran, na verdade, é um doleiro. Por que teria relações com o Zucolotto? Moro diz que ele foi contratado para tirar cópia de um processo. Soa estranho dizer que um doleiro contrata alguém em Curitiba para tirar cópia de processo"

Anônimo disse...

Todo hipócrita sem-vergonha está defendendo o cretino, que afirmou só agora que a merda no ventilador começou a sujar os seus, que "palavra de bandido criminoso não pode ser considerada verdade"

Unknown disse...

Artigo representa a reação da vanguarda do atraso do Judiciário!!!
Mais moral e caráter... é o que lhes falta!!!
Só falta dizerem que é correto "absolver por excesso de provas" como fez Gilmar no TSE!!!
Nós não condenamos Gilmar por um ato isolado, mas pelo conjunto da obra... pelas contradições, pelo comprometimento com práticas questionáveis, principalmente para um ministro do STF.
Gilmar não é e nunca poderá ser aceito como Imperador Justiceiro!!!

Anônimo disse...

milagre!!!! depois de o editor passar dias falando mal do Gilmar Mendes por bobagens, parece que recobrou a razão ao publicar este texto.

Anônimo disse...

Tá com catarata então.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/