PIB do primeiro trimestre despencou 5,4% sobre igual período de 2015

O PIB teve queda de 0,3% nos três primeiros meses de 2016 frente ao quarto trimestre do ano passado. Quando comparado ao primeiro trimestre de 2015, o PIB teve um recuo de 5,4%. Economistas consultados pela agência internacional Bloomberg esperavam uma retração de 0,8% da atividade econômica frente ao quarto trimestre e de 5,9% na comparação ao primeiro trimestre de 2015. Pelos critérios da FGV (Fundação Getulio Vargas), o ciclo de contração da atividade econômica, iniciado no segundo trimestre de 2014, ainda no primeiro mandato de Dilma, completou agora dois anos (oito trimestres).

Conforme os dados divulgados na manhã desta quarta-feira (1º) pelo IBGE, a intensidade da queda foi também menor do que a verificada no fim do ano passado, quando a economia havia registrado uma retração de 1,3% (dado foi revisado de uma queda de 1,4% ).

Isso significa que o país continua empobrecendo, ainda que menos do que o previsto no trimestre. Os empresários cortaram investimentos, as famílias consumiram menos. São consequência de erros na condução da economia que geraram desemprego, inflação e incertezas.

Consumo das famílias - Pelo lado da demanda, o consumo das famílias teve queda de 1,7% no primeiro trimestre, frente aos três meses anteriores. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o recuo foi mais intenso, de 6,3%.

Um comentário:

Anônimo disse...

já que o povo não ta gastando o estado precisa com urgência aumentar is impostos e aumentar a gastança com o funcionalismo dos 3 poderes.
a gauchada, a mais politizada do Brasil não faltará e apoiará esta medida afinal sua grande maioria são comunas.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/