Moro homologa acordo de leniência da Andrade Gutieerez, que devolverá R$1 bilhão para a União.

Teori mantém sob sigilo a delação de Antonio Azevedo. Ele faz pesadas denúncias sobre propina que pagou para as campanhas de 2010 e 2014 para Dilma. 


O juiz federal Sérgio Moro homologou na quinta-feira o acordo de leniência da Andrade Gutierrez pelo qual a empresa se compromete a pagar indenização de R$ 1 bilhão. A negociação com o Ministério Público Federal foi iniciada em outubro de 2015.

No início de abril, o ministroTeori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), já tinha homologado a delação premiada de 11 ex-executivos da Andrade Gutierrez. Entre os depoimentos homologados estão as colaborações do ex-presidente Otávio Marques de Azevedo e do ex-executivo da construtora Flávio Barra.

O ministro do STF ainda não levantou o sigilo das delações. Mas, segundo fontes, os executivos relataram nos depoimentos que a companhia realizou pagamentos diretos à empresa contratada pela campanha da presidente Dilma Rousseff em 2010. Azevedo contou ainda que sua empresa participou de esquemas em outras obras, além da Petrobras, como estádios da Copa do Mundo e obras relacionadas à Usina de Belo Monte. Os delatores também afirmaram que recursos de propina abasteceram a campanha à reeleição da petista em 2014. São citados nominalmente os ministros da Secretaria de Comunicação do Planalto, Edinho Silva, e da Secretaria de Governo Ricardo Berzoini, além do ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto e do ex-ministro Antonio Palocci.

2 comentários:

Emmanuel disse...

Não é "sigilo", é "segredo" ...
E não é nada bom!
Sigilo é quando algo merece ser resguardado a bem de investigações acerca de elementos ainda não conhecidos; "segredo" é quando o ministro retém informações ao povo em razão de proteger elementos, normalmente, íntimos àqueles que interessa proteger.
Esse sistema de "acordos de leniência" e "sigilo" em delações é mais uma artimanha para proteger os de sempre.
Demais disso, Teori só é herói para quem é cego, ou deve a ele a sua proteção.

Anônimo disse...

É O MÍNIMO QUE SE PODE FAZER É DEVOLVER O QUE SE ROUBOU...............

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/