Artigo, Cear Maia - O Itamaraty, ontem, hoje e amanhã

Nos últimos 13 anos, a política externa brasileira padeceu de uma excessiva ideologização, que comprometeu os interesses nacionais e a posição do Brasil no cenário internacional. O alinhamento automático com regimes populistas e autoritários, o distanciamento de parceiros tradicionais e a negligência de áreas prioritárias, como a diplomacia econômica e comercial, resultaram no atual quadro de isolamento, paralisia e perda de liderança, sobretudo no entorno regional. Além desse aspecto substantivo, os anos PT também causaram danos significativos ao Itamaraty, como instituição. O Ministério está desprestigiado, seu orçamento degradado (tomado em termos proporcionais), seus funcionários desmotivados. Embaixadas estão ameaçadas de despejo e as dívidas do Brasil com organismos internacionais vêm fazendo com que o país chegue ao ponto de perder direito a voto. A tanto chegamos.

A perspectiva de impeachment da Presidente Dilma Rousseff abre a possibilidade para que se façam as necessárias e urgentes correções de rumo. Dada a natureza da transição, não haverá tempo para improvisos e tentativas de acerto. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Esses desgraçados, vagabundos, irresponsáveis, ladrões e criminosos do PT não deixaram, pedra sobre pedra, conseguiram destruir tudo, e a posição do país no cenário internacional é uma coisa que se leva anos para que seja construída, o Brasil terá que recomeçar! Qualquer diplomata internacional que vê uma Dilma falando deve se assustar e querer distância!
MORTE AO PT E ÀS ESQUERDAS RETRÓGRADAS!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/