Entrevista, Antonio Lavareda, Istoé - Temer deve assumir as rédeas sem complexo de vice

A jornalista Fabíola Perez, Istoé, entrevistou o cientista Antonio Lavareda, tudo para falar que aós atravessar uma das maiores crises de sua história, o Brasil deu início ao seu processo de mudança com o afastamento da presidente Dilma Rousseff, decidido pelo Senado na semana passada. Para o cientista político e especialista em pesquisas eleitorais Antonio Lavareda, o impeachment marca o encerramento de um ciclo importante. 

Leia toda a entrevista, inclusive introdução:

“Mas esse é só o primeiro passo. Para avançar, ainda dependemos do desempenho do governo Temer”, diz. Os desafios a serem enfrentados pelo novo presidente, porém, não serão simples. E ele terá pouco tempo para mostrar resultados de impacto. Ao mercado, o peemedebista deverá assumir um compromisso com a disciplina fiscal. No Congresso, terá de pavimentar uma maioria de apoio parlamentar para recuperar a governabilidade. E precisará afastar com urgência a tendência de desemprego crescente, a fim de acalmar a sociedade. O cientista político afirma também que, apesar do sentimento de frustração social, o saldo desse processo é o aumento da participação da população no processo político. “Nunca se debateu tanto política como nos últimos tempos e essa ansiedade produz cidadãos mais engajados”, diz. No entanto, para um avanço real, Lavareda propõe a reforma do sistema eleitoral, que considera fragmentado e repleto de vícios. Para o cientista político, Temer deve colocar a reforma política no topo da lista de prioridades.

Lula não terá penetração para ganhar uma eleição presidencial. Se for preso, o PT precisará lançar mão de novos quadros para se renovar
ISTOÉ – Como o sr. vislumbra um governo Michel Temer?

Antonio Lavareda – Ele tem dois caminhos: ou corresponde à expectativa da sociedade, assume as rédeas do País sem complexo de vice, faz as reformas necessárias e rompe  com o presidencialismo de cooptação, ocupando assim um lugar na história, ou patina na política tradicional, flutuando como substituto acidental entre as bandas medíocres de avaliação da sociedade.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/