Juiz do Rio aceita denúncia contra 14 investigados no escândalo da Eletronuclear

A foto é de Vilson Dias, Agência Brasil

O juiz Marcelo da Costa Bretas, da 7ª Vara Criminal da Justiça Federal do Rio de Janeiro, aceitou denúncia contra 14 réus da ação relativa à Operação Radioatividade, que investiga um esquema de corrupção na Eletronuclear envolvendo as obras da usina de Angra 3. 

A informação é do site da revista Veja, www.veja.com.br

Leia mais:

Entre eles estão o vice-almirante e ex-presidente da Eletronuclear Othon Luiz Pinheiro da Silva, preso na 16ª fase da Operação Lava Jato, e Flávio David Barra, ex-presidente global da Andrade Gutierrez Energia.

O juiz acolheu a denúncia por entender que a autoria e a materialidade dos crimes estão "minimamente delineadas". Os crimes investigados são de concussão, corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. "Verifico, ainda, estarem minimamente delineadas a autoria e a materialidade dos crimes que, em tese, teriam sido cometidos pelo acusado, o que se afere do teor da documentação carreada aos autos, razão pela qual considero haver justa causa para o prosseguimento da ação penal", diz o magistrado na decisão.

O caso havia saído das mãos do juiz Sergio Morto, da 13ª Vara Criminal Federal de Curitiba, no fim de outubro, após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki determinar que o processo da Eletronuclear fosse separado do que investiga o esquema de corrupção na Petrobras.

Bretas também refutou as tentativas das defesas dos réus de esvaziar as acusações.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

7 comentários:

Anônimo disse...

Historiador golpista vira réu em crime de calúnia, injúria e difamação

01/12/2015/ Miguel do Rosário


O falso historiador, contratado a peso de ouro pela máfia golpista (Globo, Veja, Estadão, Jovem Pan) para fazer serviços de pistolagem política em favor do que há de mais podre na elite brasileira, acaba de virar réu em processo de queixa-crime movido pelo ex-presidente Lula.

***

Recebido por email, da assessoria do Instituto Lula.

Justiça aceita queixa-crime de Lula contra comentarista da TV Cultura

São Paulo, 1 de dezembro de 2015,

O juiz André Carvalho e Silva de Almeida recebeu a queixa-crime proposta por Luiz Inácio Lula da Silva contra o historiador Marco Antônio Villa, que passou a ser réu na ação. Vila é acusado de cometer os crimes de calúnia, injúria e difamação, após ter feito afirmações mentirosas com o objetivo de atingir a honra do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva na TV Cultura. A decisão, de 25 de novembro, é do juiz André Carvalho e Silva de Almeida, da 30ª vara criminal da Justiça de São Paulo, que recebeu, em setembro deste ano, queixa-crime dos advogados de Lula referente a comentário feito em 20 de julho.

Em 19 de novembro, Lula e Villa compareceram a audiência de conciliação, mas nem o ex-presidente retirou a ação, nem o comentarista da rádio Jovem Pan e da TV Cultura se retratou de suas declarações.

No referido comentário, Villa disse que o ex-presidente “mente, mente”, que é “culpado de tráfico de influência internacional”, além de “réu oculto do mensalão”, “chefe do petrolão”, “chefe da quadrilha” e teria organizado “todos os esquemas de corrupção”. Na ocasião, o historiador fez questão de ressaltar que “quem está dizendo sou eu, Marco Antonio Villa”, embora não tenha apresentado sequer uma evidência das graves acusações que fez.

Xi, editor e tias do jô, lula tinha avisado, bateu levou, ou seja, falou, fez fofoca e não provou leva ferro na justiça.

Celso Schefer disse...

Aqui vai nossa profunda simpatia Sr juiz Marcelo da Costa Bretas é de pessoas como Vs.Execelência que precisamos.

Anônimo disse...

Aqui, como de costume um ADORADOR DE PIXULEQUEIRO, o fiscal do blogue, posta notícia que nada tem a ver com a postada pelo editor. Alerto o imbecil de que a exceção da verdade poderá ser alegada e provada. Nada do que disse o jornalista é falso ou mentiroso, até as rochas do deserto de canaã sabem que Ali-babá é o chefe dos quarenta ladrões.

Anônimo disse...

Poderá elemento vulgo celso? Não conte com o ovo dentro da galinha lula, sequer é investigado.

Anônimo disse...

O Marco Villa não perde essa! Esse juiz não está na gravação do Delcidio.

Anônimo disse...

Chamou o cara de trafico de influencia internacional e chefe de quadrilha. Me diz como.prova essa excecao da vdd bonitao. Pega essa kkkkk

Anônimo disse...

A comecar tu n sabe nada sobre alibaba. Alibaba roubou os ladroes. Ele n era chefe. Agora essa vai ser boa. No prazo da.defesa p provar a.excecao da vdd o.reu vai provar q o kra eh chefe de quadrilha e traficante de influencia, com base em comentários.de.blogs. a nova fonte do.direito. kkkk pega essa rui barbosa.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/