Artigo, José Fortunati, Zero Hora - A polêmica sobre a Uber.

Nos últimos dias Porto Alegre foi invadida pela polêmica causada pela implantação dos serviços de transporte individual de passageiros pela empresa Uber. Ao contrário do que os mais apressados tentaram mostrar, não nos posicionamos contrariamente ao uso de um "aplicativo" de TI. Faz parte da história de Porto Alegre o amparo de iniciativas que consolidam o reconhecimento de práticas orientadas pelo conceito de "Cidade Inteligente" (Smart City).

Não é por nada que Porto Alegre sedia, desde o seu nascedouro o FISL — Fórum Internacional do Software Livre. A IBM, líder mundial do segmento de TI, outorgou um prêmio à nossa cidade, reconhecendo-a como uma das mais inovadoras do mundo. O Ministério de Ciência e Tecnologia nos credencia como a segunda capital mais inovadora do país.

Na prática, o que estamos questionando é a postura de uma empresa multinacional, que tem um valor de mercado superior a US$ 40 bilhões, que somente em 2015 vai movimentar mais de US$ 10 bilhões e um lucro líquido presumido de US$ 1,5 bilhão, ou seja, um lucro equivalente a todo o orçamento anual da cidade de Porto Alegre, e que opera um serviço de transporte privado de passageiros, cobrando do condutor um percentual bastante generoso e sem estar regulamentada.

Como em qualquer serviço prestado, o que se espera é que os agentes cumpram com as regras de regulamentação.

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23 comentários:

Anônimo disse...

Políbio,

Pela ótica do P(D)T Fortunatti, se a UBER desse prejuízo, fosse nacional ou valesse menos poderia operar "de boa" em nossa linda "Poeira Alegre"??

Já estou de saco cheio destes idiotas da esquerda corporativa!!!

JulioK



Anônimo disse...

Sou completamente favorável ao UBER.
A concorrência é saudável e salutar a qualquer prestação de serviço, na medida em que o consumidor final sempre sai ganhando, no mínimo por ter mais opções de escolhas.
Não é caso de se aumentar o número de placas de táxis não.
Táxi não é UBER, e UBER não é táxi.
O que a esmagadora maioria dos taxistas deveria se tocar é de ter noção de que não são os donos da paróquia. Diga-se de passagem, a maioria dos taxistas possui hoje em Porto Alegre relação de empregado, porque são funcionários de quem possui dezenas de placas, em nomes de "laranjas".
São permissionários do serviço público que formaram um verdadeiro cartel ilegal e que negociam suas placas no "mercado negro" sem qualquer interferência do Poder Público.
Aliás, quando o tema é grosseria, basta pegar um táxi na Rodoviária de Porto Alegre, para se ter uma experiência única, digna de registro.
Estes taxistas de Porto Alegre, mesmo sendo permissionários de um serviço público, porém para transporte individual de passageiros, usam as roupas que bem entendem (muitos com camisa aberta até o umbigo), muitos fumam dentro do próprio táxi e não tem a mínima consideração com o passageiro, muitos estão em regime semi-aberto, muitos (mesmo proprietários dos táxis) têm os carros que são verdadeiras sucatas ambulantes (sendo que quem paga pelo serviço é p passageiro) e muitos acham quem podem escolher a corrida.
Aliás, todos querem apenas corridas longas e se um dia você fez uma corrida que não seja tão longa prepare-se para ouvir "poucas e boas".
A permissões de táxis em Porto Alegre são do tempo da pedra lascada e a grande parte (não a maioria) dos taxistas são verdadeiros trogloditas.
Não existe qualquer requisito para alguém ser taxista.
Dizer que "o carteirão" da EPTC é um requisito e pagar as inspeções são requisitos é uma verdadeira imbecibilidade, pois qualquer um pode tirar um "carteirão" e pagar as inspeções.
Se se fizesse uma prova com questões de urbanidade, civilidade, vestimenta, limpeza do carro, condições do veículo e avaliação do taxista, a grande maioria dos taxistas e dos táxis seria notadamente reprovada.
Dizer que o UBER é ilegal e que não pode funcionar em Porto Alegre é algo atávico.
Pobre de uma empresa se necessitar de uma licença do Poder Público para funcionar. Isso é o fim da livre iniciativa! É o Estado querendo tomar conta de tudo, evidentemente, com um único fim: aumentar a arrecadação.
Se o Brasil fosse uma Suíça, o brasileiro adoraria pagar impostos, porque neste país os impostos são revertidos de forma transparente para o bem da população. Diferentemente ocorre no Brasil, onde o país é o 8º país do mundo em termos de pior transferência de impostos para programas que beneficiam o bem comum.
Dá-lhe UBER!
Viva a concorrência!
Viva a livre iniciativa!
Por que a Prefeitura não se dá o trabalho para melhorar muito e consideravelmente o serviço de táxi, para depois vir com essa de proibir o UBER?
Ou o Prefeito José Fortunati nunca ficou na mão em um dia de chuva, quando "não existem" táxis disponíveis em Porto Alegre, porque os taxistas querem apenas fazer as corridas que escolhem?
Alô Prefeito!

Anônimo disse...

No fundo, no fundo, no fundo.......a população expressa muito mais a sua revolta contra os taxistas, pelos achaques, assaltos, assédios, má-educação, etc.... do que apoia o Uber.
O Uber é o canal de descarga da raiva da população contra os taxistas e a corrupção que vê na fiscaliação da prefeitura.

Anônimo disse...

Estado atrasado, cidade atrasada, acho melhor ir morar em Cuba, lá vão andar em caminhões ônibus ao melhor estilo caminhão boiadeiro.

Já pensaram nos datilografadores de máquina de escrever quebrarem cada computador????

As empresas que revelavam fotos, vão quebrar cada câmera digital ou celular com câmera? A mando da Kodak????

Anônimo disse...

Na prática, o que estamos questionando é a postura de uma empresa multinacional, que tem um valor de mercado superior a US$ 40 bilhões, que somente em 2015 vai movimentar mais de US$ 10 bilhões e um lucro líquido presumido de US$ 1,5 bilhão, ou seja, um lucro equivalente a todo o orçamento anual da cidade de Porto Alegre.

SERÁ INVEJA ?

Anônimo disse...

zelotipia pura.

Anônimo disse...

BHA, TINHA ATÉ ESQUECIDO A LEI DE INCENTIVO A TECNOLOGIA.

Anônimo disse...

Entendi, o problema é ser multinacional e ter lucro. E duvido da sinceridade desses prêmios citados. Porto Alegre há tempos só anda de lado ou se enterra com prefeitura e câmara de esquerda, que quase clamam pela charrete e a máquina de escrever.

Fortunatti, vc pode sair do petê, mas o petê não saiu de ti. Quanto aos vereadores, criem vergonha na cara e para de criar caso.

Anônimo disse...

CAAAALAAA AAA BOOOOCAAA, Fortunatti !!! Uma vez comunista petista, sempre comunista petista. O meu voto tu não leva mais !!! Tenho que esclarecer que quando votei para prefeito, tive que decidir entre o ruim e o péssimo.

Emmanuel disse...

Cooonversa !!!
O negócio é manter cartéis ....

Anônimo disse...

sem muito blá, blá, blá...

esse Uber é um serviço de táxi e ponto final

pega e leva passageiros mediante pagamento: é táxi.

igual food truck...

é o velho drive-in renomeado para enganar os zé ruelas modernex...

Anônimo disse...

Já começa manipulando dados. O valor da empresa e o lucro líquido são globais. Qual é o faturamento da empresa na cidade de Porto Alegre? O que pensam os usuários desse meio de trasnporte e os "taxistas" do über? Fala de um custo oneroso, não é o prestador de serviço quem decide se aceita ou não os serviços do Uber?

Anônimo disse...

Fortunati mostra a verdade implícita no dizer popular de que "é fácil o vileiro deixar a vila, o difícil é a vila deixar o vileiro". De uma retrógrada e até inconsequente incitação anti UBER por ele mesmo pregada , em mentes simploriamente criminosas resultou em tentativa de homicídio.As esquerdas tem embutido em suas ações um forte espírito ludita, assemelhado ao da Revolta das Vacinas quando Osvaldo Cruz foi declarado como inimigo do povo, pois queria o "terrível" progresso das vacinas.

Anônimo disse...

Que raiva que a esquerdalha tem do lucro! Esquecem que é o lucro que gera emprego, paga impostos, gera desenvolvimento social.......eles preferem as coisas à moda cubana ou norte-coreana.

Anônimo disse...

Usuário de táxi, em Porto Alegre, quando entra no carro não sabe se sai vivo, já que na grande maioria são movidos a gás. Nos obrigam a sentar sobre enormes cilindros, verdadeiras bombas prestes a explodir. Isso que é democracia. E não tem aviso alertando. Por isso , NÃO ando de táxi.

Anônimo disse...

MUITO COMPLICADO TUDO ISSO! SOU A FAVOR DE TUDO QUE POSSA MELHORAR A SOCIEDADE E DAR A TODOS O DIREITO DE IR E VIR,LIBERDADE.SOU CONTRA ESTES TAXISTAS VIOLENTOS,TRUCULENTOS.MAS OLHANDO PELO OUTRO LADO DA COISA,O UBER É UM APLICATIVO.O QUE ELE RETORNA PARA A CIDADE?PARA A PREFEITURA?NADA!!!A DILMA DISSE QUE GASOLINA PARA TAPAR OS ROMBOS QUE ELES MESMO ROUBARAM,VAI A 5,00 REAIS EM BREVE.ABSURDO DOS ABSURDOS.SEM FALAR DO PREÇO DE PNEUS,PEÇAS,MANUTENÇÃO,ÓLEO E " IMPOSTOS"! A MESMA COISA COM O DIESEL,SACANAGEM COM OS CAMINHONEIROS,O DIESEL DEVERIA SER UNS 2,00 NO MÁXIMO.MAS A CORRUPTA NÃO QUIS NEM SABER E ELEVOU O PREÇO NAS ALTURA, E O DIESEL MOVE O PAÍS. RESUMINDO: PARA TODOS ENTENDEREM:OS UBERs DA VIDA,NÃO É PARA O NOSSO PAÍS,AQUI TUDO É DISTORCIDO E SEREMOS ETERNAMENTE UM PAÍS ATRASADO,POBRE E CORRUPTO.UBER FOI CRIADO PARA OS EUA,INGLATERRA,ETC...NÃO É ASSIM POLÍBIO? POIS É...VAMOS FICAR COM OS TÁXIS MESMO E USAR ÔNIBUS.

Anônimo disse...

Tenho boas lembranças do uso do táxi. No meu primeiro emprego, primeiro dia de trabalho acabei me atrasando. Sem dinheiro, ataquei o primeiro táxi que passava. O motorista parou, entrei e já fui explicando que estava sem dinheio, era meu primeiro emprego e chegaria atrasado no primeiro dia, caso tomasse um ônibus. Ele disse que não tinha problema, poderia pagar depois. Combinamos um horário no outro dia no centro e efetuei o pagamento.
Em outra ocasião, eu, meu irmão e mais um amigo fomos ao show no Gigantinho, Rock Grande do Sul. Economizando até no ônibus, iriamos na volta a pé de madrugada do Beira Rio até o centro para pegar um ônibus, pela Av Praia de Belas. Na altura da Marcílio Dias uma gangue surge do nada e atravessa em nossa direção. Pensamos estamos fritos. Vamos ser assaltados. De repente, um farol em nossa direção, um taxista jogou o carro no meio daqueles meliantes, abri a porta do carro rapidamente, entramos e o motorista arrancou em alta velocidade, derrapando os pneus. Largou-nos um pouco adiante em local seguro. Nos salvou, não cobrou nada e aconselhou não andarmos naquela região que era muito perigosa.
Bela Porto Alegre daquele tempo. Havia um povo que alguns classificam provinciano com um ar de deboche, mas que considero um elogio, frente a essa geração da indiferença que joga vídeo game, atira em tudo e em todos e já não consegue discernir entre realidade e ambiente virtual, não tem empatia com o próximo.
O taxista tem de melhorar, concordo. Mas alguns são uma pequena amostra da população que se digladia dia a dia no trânsito, no trabalho, com o vizinho inclusive com os familiares.
Chegamos ao fundo do poço como espécie que se auto intitula racional.

Anônimo disse...

Você realmente não é obrigado. Mas quantos táxis com GNV explodiram em Porto Alegre? Vamos, apresente um link com um taxi que explodiu.

Anônimo disse...

Já pegou fogo em táxi, sim PTralha , e o passageiro teve que sair correndo. E, tem mais, basta explodir UM táxi, O QUE EU ESTIVER DENTRO. Daí eu já estou 100 f***dido.

Anônimo disse...

Anta comunista petralha das 18:09h 01/12. Se tu não dás valor à tua vida (que deve ser bem medíocre por razões ideológicas), eu dou valor à minha e à vida do meu próximo. E como tu me desafiaste pedindo link, aí vai a prova provada. Porque eu não sou nem comunista nem petista, Eu NÃO MINTO, eu NÃO MANIPULO A VERDADE Ai, que burro, dá zero prá ele. Taxi explode e pega fogo no Centro de Porto Alegre/ 7 de abril de 2014
gaúcha.clicrbs.com.br/.../taxi-explode-e-pega-fogo-no-centro-de-porto-a..
Satisfeito??? Tem foto, também. Desenhei. Entendeu???

Anônimo disse...

Vão reclamar pra quem quando as milícias fizerem seus aplicativos e se estabelecerem na cidade? Que sobreviver vera.

Anônimo disse...

Onde está o link da notícia?

Anônimo disse...

Ei! não sabe usar o blog? Você pode responder na própria postagem. Tem um link Responder. Mas, não sou petralha, tenho asco ao PT. Prosseguindo, o GNV também está no UBER ou há "regulamentação" do aplicativo proibindo o combustível alternativo? Uso GNV desde 1999, faço todas as inspeções anuais do INMETRO, com avaliação criteriosa de vários itens como emissões de gases, vazamentos, pneus, alinhamento, freios de serviço e de estacionamento, folgas em rodas, elétrica, estado das mangueiras, enfim um pente fino. Há, também inspeção a cada cinco anos dos cilindros que armazenam o GNV chamado de reteste. O cilindro é retirado do veículo, submetido a pressão altíssima, inspecionado fissuras e possíveis vazamentos em empresa credenciada pelo INMETRO. Aprovado, recebe um Laudo que tem de ser apresentado junto a inspeção anual, que também fornece Laudo se aprovado. Esse Laudo tem que ser apresentado ao Detran para emissão do licenciamento anual. Bem, eu sigo e respeito a legislação. Particulares e permissionários, parte deles, podem não seguir esses procedimentos e aí, sim, colocarem em risco a suas próprias vidas e dos demais a sua volta.
Há, também, omissão do poder público que não fiscaliza nas ruas o uso do GNV. Afirmo isso com muita propriedade pois vejo nos postos, veiculos muito precários abastecendo GNV, que numa avaliação visual instantânea não passariam em uma vistoria do INMETRO.
Concluindo, se POA tem quase 4000 táxis e um explodiu, é lamentável, mas não podemos condenar esse combustível alternativo, menos poluente e mais barato para quem depende do veículo profissionalmente e que tem uma cadeia de produção e serviços bastante extensa. Chega de radicalismo.

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