Esta é uma crise de um barco sem rumo

Esta é uma crise mais política e de confiança. As pessoas sentem receio de comprar, de gastar seu dinheirinho, porque há muita incerteza. A maior crise é a seguinte: a gente não sabe para que lado vai. É um barco sem rumo, tanto em nível federal quanto no estadual. Aqui, já se sabe que o Estado está quebrado, e não é uma coisa do Sartori, de seis meses, não. É uma situação que vem se agravando ao longo do tempo. O que o Rio Grande do Sul tem de diferente em relação a outros é o tamanho do Estado. Temos de diminuir esse tamanho e adaptá-lo a uma nova realidade. Mais impostos geram desemprego, e a pior crise que pode existir é a que provoca desemprego alto.

A análise acima não é de nenhum economista e de nenhum político de oposição, mas do mais importante e exitoso industrial da atualidade no RS, Clóvis Tramontina, 11 fábricas no Brasil e no exterior, 7.500 empregados, 

Está tudo na longa entrevista que ele concedeu para a competente jornalista Marta Sfredo e que está publicada na edição deste domingo do jornal Zero Hora.

O editor recomenda a leitura atenta.

O industrial considera que o Estado do RS vai pior, porque tem problema de falta de caixa, recomendando que Sartori faça todo o esforço para que o "tamanho do Estado caiba dentro da sua capacidade de gerar recursos". Uma das suas receitas é reduzir a quantidade de funcionários públicos.

- Nosso problema não é a economia, mas um Estado superdimensionado para o tamanho que temos.

9 comentários:

Sérgio Leite disse...

O estado de Santa Catarina passou por problemas de caixa do governo tempos atras, daí algumas empresas adiantaram por alguns anos o pgto de impostos e todos se safaram. Quem sabe o Sartori troca uma idéia com os empressários?

Anônimo disse...

O que se deduz, a partir de conversa/audiência com PRESIDENTA, é que empresários são subservientes, submissos... Não reagem para não ficarem na lista negra do governo. Por que se incomodar? Tudo recairá sobre o consumidor mesmo. É esse quem sempre paga o pato.

Anônimo disse...

Políbio,

Acrescento outra entrevista, no DONNA(M.Kalil), com o Méd. J.J.Camargo.

Ele aponta a BUROCRACIA(excesso de barnabés) como a causa da má gestão pública na Saúde.

Em resumo, todo mundo(que pensa) sabe o que atrapalha o Brasil.

Só falta combinar com as hordas de "ovelhas" usados pela Esquerda Tupiniquim para perpetuação no Poder.

O momento é bom para o Brasil resolver sua vida(ou não).

JulioK

Anônimo disse...

As pessoas sentem receio de comprar porque são igual a bando, para onde uma vai as outra vão atras. Traduzindos: O que as revistas, jornais e certos escrevem todos os dias, que depois repercutido no JN que o Brasil está em crise, gerando uma isegurança a tal ponto que deixam de comprar, investir, etc.. Só que os jornais e revistas achavam que só o Governo Federal ia se prejudicar, esqueceram que se a "tetinha" for mal, todos vão mal, inclusive a Globo, as revistas, jornais e blogs.

Anônimo disse...

Não há solução pronta e acabada para o problema do Estado do RGS..diminuir o tamanho da máquina - leia-se, quantidade de funcionários públicos - só se for "gaseando" a enorme quantidade de aposentados do serviço público em campos de concentração, à moda nazi, pois grande parte da folha do Estado é gasta com os inativos.. Humor negro à parte, creio que o melhor caminho passe pela redução radical dos cargos comissionados, reposição e reposicionamento de servidores em áreas estrategicas como a segurança pública, aumento significativo da alíquota do imposto sobre heranças, criação um sistema de metas de produtividade/prazos para o setor público, voltada para o combate à grande sonegação de impostos e evasão/elisão fiscal, com a formação de uma inteligência voltada tanto para a área fiscal como de segurança pública. É um começo, bem menos simplista e ilusório do que pregar aa mera redução do quadro de funcionários ativos.

Anônimo disse...

Discordo ,pois minha renda despencou 30%, pois tinha uma faturamento xxx, e passou para xx , então não é que quero gastar menos, e sim minha renda caiu, gastava com Supermercado R$1.200,00. agora gasto R$800,00, cortei aquilo que posso passar sem , eu e minha Família,menos polibio, pois os carrinhos nos supermercados estão bem menor.

Anônimo disse...

O Estado de Santa Catarina leva uma grande vantagem sobre o RS. Nunca elegeram um governador petista..

Anônimo disse...

Aumentar o imposto da herança é urgente! E sugerir aos municípios q aumentem o IPTU e o ITBI pra dependerem menos da União e dos repasses estaduais, passando a ter recursos próprios para prestar serviços também seria uma boa.
Aumentar ICMS de energia é um mal q é feito à produtividade gaúcha e ao bolso das famílias q vivem do salário do mês.

Anônimo disse...

Aumento de imposto sobre herança é pouco significativo. Dividendos é que deveriam ser tributados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/