Lula foi alcaguete e informante da ditadura militar, denuncia Tuma Júnior

É uma ironia que a decisão do ministro Teori Zavascki sobre a oitiva de Lula na Operação Lava Jato tenha sido a de nominá-lo como "informante" e não como "testemunha", como desejava o Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, ambos ignorando o pedido da Polícia Federal, que queria ouvir o ex-presidente como "investigado" e buscando, na verdade, blindar Lula. 

É que Lula foi informante de verdade durante a ditadura militar, prestando serviços como alcaguete do Dops, conforme conta em detalhes o delegado Romeu Juma Júnior no seu livro "Assassinato de Reputações". Lula nunca processou Tuma Júnior, engoliu tudo em sêco, porque sabia que o delegado possuía e possui provas abundantes sobre suas denúncias.

- Escreve Romeu Tuma Júnior na página 66 do seu livro "Assassinato de Reputação": 

- "Eu vivi essa história com o meu "velho" (o chefão do Dops de SP na ditadura, Romeu Tuma). Sou protagonista; eu era policial (investigador do Dops) não esqueçam". 

O editor comprou um exemplar, leu, e resumiu em notas o que considerou mais relevante.

Em 20 páginas (51 a 70) de enorme consistência, o delegado Romeu Tuma Júnior desconstrói por completo a imagem que Lula e o PT forjaram ao longo da sua exitosa carreira de sindicalista e líder político, reduzindo-o a um reles dedo duro da ditadura militar - um traidor da causa operária e dos oposicionistas que acreditaram na sinceridade do que ele proclama até hoje nas assembleias, nas convenções e no governo.

O título do capítulo em que conta a deduragem diz tudo:"Lula: Alcaguete e aprendiz do Dops".

O que escreve Tuma Júnior, relatando a ordem de Lula para que seu ministro Tarso Genro deveria mantê-lo secretário nacional da Justiça, como reconhecimento das "relações íntimas" que o presidente sustentava com Tumão, o pai de Tuma Júnior, quando este comandava o Dops de São Paulo, justamente o órgão estadual da repressão, enlace direto com os militares e sobretudo com o general Golbery do Couto e Silva, o ente político de Geisel e da tese da abertura "lenta, gradual e segura":

- Na ditadura, Lula foi um dos mais importantes informantes do Dops, capitaneado pelo meu pai.

. Lula era o que no jargão policial chama-se "ganso (nos sindicatos, a função chama-se Judas ou Judas) e seu nome de guerra era "Barba". Ele foi recrutado por Tumão, antes mesmo de ser preso em 1980. Na prisão, Lula costumava dormir na poltrona da sala de Tumão no Dops. Pouco ia para o xadrez onde estavam seus companheiros, alegando que era "ouvido" a toda hora pelos policiais e militares, o que não deixava de ser verdade.

. A função era muito perigosa:

- Se soubessem que era informante pessoal do meu pai, Lula estaria morto há muito tempo.

. Mais adiante, Tuma Júnior escreve (página 53)

- Lula era o nosso melhor informante, por isso eu estava na missão de acompanhá-lo em sua prisão. Lula nos prestava iformações muito valiosas sobre as datas e locais de reuniões sindicais, quando haveria greve, onde o pastrimônio das multinacionais poderia estar em risco por conta dessas paralisações. Queríamos informações especiais sobre o líder dos bancários. Luiz Gushikin,um jovem trotskista da facção Libelu.

. Sobre Gushikin, que depois seria seu ministro da Propaganda, mais tarde defenestrado em meio a denúncias, eis o que Lula pensava dele:

- Gushikin é o mais arredio, um louco incontrolável.

. Tuma Júnior conta no livro que Lula entregava tudo de Gushikin.

. A colaboração com a polícia da ditadura militar, incluía acertos com as multinacionais do setor automotivo:

- Lula combinava as greves com empresários e avisava o Dops. Muitas das greves que ele armava com os empresários eram pasra aumentar o valor de venda dos veículos.

. Não foi por acaso que Miguel Jorge, um dos ex-presidentes de montadoras do ABC, virou ministro de Estado, sob Lula.

. Tuma Júnior concede datas, locais, testemunhas, situações - em grande profusão.

Muito do que ele escreve, é contado de maneira bem mais encoberta nos livros "Jogo Duro", do banqueiro e ex-presidente da Anfavea, Mário Garnero, e "O que eu sei de Lula", de José Nêumanne Pinto

13 comentários:

Anônimo disse...

Perguntar não ofende:Qual a relação do informante lula da época da Democracia Militar com o que está ocorrendo no seculo XXI?Brasil,país da piada pronta.

Anônimo disse...

domingo, 4 de outubro de 2015





Pânico no Planalto: em pleno domingo à tarde, coletiva de ministros para melar julgamento dos crimes fiscais da Dilma pelo TCU.




Domingo, 4 de outubro, 16 horas. Neste momento o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o Advogado Geral da União, Luiz Adams e o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, dão coletiva na Band News. Pauta: querem impugnar o voto do relator Augusto Nardes, do TCU, que já adiantou que as contas de Dilma serão desaprovadas. É o PT jogando as últimas cartadas antes do processo de impeachment. É a bandidada em ação.



Postado por O EDITOR às 16:13:00 0 comentários BLOG DO CORONEL

Anônimo disse...

domingo, 4 de outubro de 2015





Nardes do TCU apenas cumpriu o Regimento Interno do TCU. Governo inventa factoide porque sabe que perdeu.






Na sexta-feira, quando Augusto Nardes liberou o seu relatório, estava apenas cumprindo os prazos legais. Não cometeu crime algum. Não pode ser impugnado, conforme prometido a pouco pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o Advogado Geral da União, Luiz Adams, em coletiva desesperada dada hoje à tarde. Quem está fora da lei é o governo Dilma. Como sempre. Que os advogados divirtam-se!




Eis o que diz o Regimento Interno do Tribunal de Contas da União sobre a apreciação das contas da Dilma:



CAPÍTULO II APRECIAÇÃO DAS CONTAS DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA


Art. 225. Os trabalhos voltados à instrução das contas a que se refere este capítulo observarão as diretrizes propostas pelo relator e aprovadas pelo Plenário, bem como o plano de controle externo.


Art. 226. A apreciação das contas tratadas neste capítulo pelo Tribunal far-se-á em sessão extraordinária a ser realizada com antecedência mínima de setenta e duas horas do término do prazo para a remessa do relatório e pareceres ao Congresso Nacional.


Art. 227. O relator, até cinco dias antes da data da sessão a que se refere o artigo anterior, fará distribuir cópia do relatório e do parecer prévio ao Presidente, ministros, ministros-substitutos e ao representante do Ministério Público junto ao Tribunal.


Art. 228. O parecer prévio a que se refere o caput do art. 221 será conclusivo no sentido de exprimir se as contas prestadas pelo Presidente da República representam adequadamente as posições financeira, orçamentária, contábil e patrimonial, em 31 de dezembro, bem como sobre a observância dos princípios constitucionais e legais que regem a administração pública federal.


§ 1º O parecer prévio conterá registros sobre a observância às normas constitucionais, legais e regulamentares na execução dos orçamentos da União e nas demais operações realizadas com recursos públicos federais, em especial quanto ao que estabelece a lei orçamentária anual.


§ 2º O relatório, que acompanhará o parecer prévio, conterá informações sobre:


I – o cumprimento dos programas previstos na lei orçamentária anual quanto à legitimidade, eficiência e economicidade, bem como o atingimento de metas e a consonância destes com o plano plurianual e com a lei de diretrizes orçamentárias;


II – o reflexo da administração financeira e orçamentária federal no desenvolvimento econômico e social do País.


III - o cumprimento dos limites e parâmetros estabelecidos pela Lei Complementar nº 101, de 4/5/2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal.


Art. 229. O Tribunal restituirá ao Congresso Nacional as Contas do Presidente da República acompanhadas do parecer prévio aprovado pelo Plenário, do relatório apresentado pelo relator e das declarações de voto emitidas pelos demais ministros e ministros-substitutos convocados.

Parágrafo único. Os elementos a que se refere o caput serão publicados em separata da Revista do Tribunal de Contas da União, para ampla divulgação.



Postado por O EDITOR às 17:06:00 0 comentários BLOG DO CORONEL SEMPRE ALERTA

Justiniano disse...

O Lula filhote da ditadura - Brizola sabia disso.
Como ele chamava Lula de sapo barbudo.

Anônimo disse...

Acho que o termo X9 fica mais adequado ao 9 dedos! Vagabundo dedo duro!

Anônimo disse...

BLOG FELIPE MOURA BRASIL da Revista VEJA

Ministro Augusto Nardes telefona para o blog: “TCU não é mamãe. Eu acho muito difícil Dilma conseguir se explicar”

Felipe Moura Brasil - 18/06/2015

O ministro Augusto Nardes telefonou para este blog na tarde desta quarta-feira, após minhas críticas à decisão do Tribunal de Contas da União de dar 30 dias para Dilma Rousseff se explicar sobre as contas criminosas do governo em 2014.

Nardes se justificou civilizadamente e, referindo-se ao meu texto, disse que o TCU não é mamãe. Pode até ser que Nardes não seja, mas, se metade dos ministros do tribunal queria aprovar as contas de Dilma, o TCU, até segunda ordem, é mamãe de qualquer jeito, sim, senhor.

Quando lhe perguntei se eles tendem a aprovar as contas após as explicações de Dilma, Nardes respondeu: “Vai depender de a sociedade pressionar.”

Reproduzo abaixo suas justificativas ao telefone. Incluo apenas a minha pergunta final.

“Se nós não tivéssemos aberto para o contraditório, eles derrubariam a decisão na semana que vem no Supremo. Haveria uma liminar suspendendo e a questão ficaria 20 anos parada. A minha proposta era pela rejeição das contas. Mas o TCU estava dividido. E se o tribunal não faz o contraditório, vai tudo por água abaixo, todo o trabalho que nós levantamos.”

“Então a questão de fazer o contraditório foi fundamental para dar uma segurança jurídica à nossa decisão. O contraditório é uma questão que a Constituição estabelece. Nunca foi feito isso, é a primeira vez em toda a história do tribunal que se inaugura um novo modelo.”

“Vamos ouvir Dilma Rousseff em 30 dias, mas para a minha posição ser modificada, ela tem de ter uma argumentação muito clara, senão eu não mudarei minha posição, que é pela rejeição das contas. Sou eu que vou analisar tudo isso, vai voltar para mim.”

“Eu acho muito difícil Dilma explicar as questões que eu relatei hoje.”

Nardes alegou que sua proposta está amparada em uma decisão tomada pelo Tribunal de Contas de Pernambuco, que pediu explicações adicionais ao então governador do estado, Miguel Arraes, antes da votação de parecer sobre suas contas.

“Por isso que eu tomei a decisão de aceitar o contraditório, apesar de o meu voto ser pela rejeição. Para evitar o que aconteceu com o Miguel Arraes em situação semelhante. O Supremo deu uma liminar, então já tem uma jurisprudência neste sentido, em que o Supremo decidiu que o tribunal revisse a situação e desse o direito ao contraditório ao Miguel Arraes.”

“Eu fiz questão de esclarecer para você que era necessário optar pela segurança jurídica. Não foi uma posição como você botou lá no blog de ‘mamãe TCU’. O TCU condenou no ano passado e eu como presidente entreguei uma lista de 6.613 condenados. Três governadores não puderam ser eleitos na eleição passada porque não tiveram contas aprovadas pelo TCU. Todos tiveram o direito ao contraditório.”

(...)

Xi, por falar em advogado de defesa, para que quem está desesperado é o editor, ao fazer uma defesa prévia do Ministro Nardes do TCU. Não é agora que o Ministro Nardes antecipou o voto, ele vem antecipando a tempos, como foi na entevista datada de 18 de junho de 2015, para o Jornalista Felipe Moura daa Veja, nó só antecipando o voto, mas quando perguntado se eles tendem a aprovar as contas após as explicações de Dilma, Nardes respondeu: “Vai depender de a sociedade pressionar.”, ou seja, com viez totalmente politico e não técnico, como ele alegou em outras entrevistas que seu voto seria técnico. E NÃO HOUVE O DESMENTIDO DE NARDES, ou seja, basta juntar essa entrevista em uma petição, que o STF derruba o voto do Ministro Nardes do TCU. Querem mais? Tem outras entrevistas por aí.....

Anônimo disse...

Lula é um verme, sujeito sem caráter.

Anônimo disse...

este sapo asqueroso é um safado, dedurava greves e reunioes sindicais dos proprios companheiros para os militares, realmente o tuma junior queria ficar cara a cara com ele e ele nem respondeu, amarelou pois sabe que é verdade, pt supostamente assassinou celso daniel como saiu na reportagem da veja em setembro de 2014

Anônimo disse...

O dia que esse lixo de gente morrer eu juro que eu vou comemorar.

Eu juro que eu tenho minhas razões, bem como a família do ex-prefeito Celso Daniel. Essa farsa ainda vai ser descoberta.

Marcos Cavalcante

Anônimo disse...

Não duvidem de que o exército do Stédile poderá cercar a sede do TCU, na próxima quarta-feira.

Anônimo disse...

Faca de dois gumes e gilete cortam dos dois lados. Assim funciona o
alcaguete, o farsante, definido na ginecologia como o espião da casa
do baralho.

Anônimo disse...

Li o livro do Tuminha e muita coisa me foi esclarecida. O Lulla e o PT têm dossiês que comprometem TODOS os opositores. Isso elles sabem fazer com muita eficiência. Agora governar com competência, bem, aí são outros quinhentos...

Anônimo disse...

Caráter não muda com o tempo,ou vc tem ou não tem.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/