O escorpião que pediu ajuda ao sapo

Este artigo é do jornalista Hamilton Almeida, http://www.revistaamalgama.com.br/


Existe uma fábula que conta a história de um escorpião que, prestes a morrer afogado, pediu socorro a um sapo. Este, com medo de ser picado, a princípio negou a ajuda. No entanto, sua boa índole o levou a ceder os apelos do escorpião. Ao conduzir o escorpião a um lugar seguro o sapo recebeu então a picada que tanto temia. Em seus últimos suspiros o sapo perguntou ao escorpião o porquê dele o picar, mesmo após ter salvado sua vida. O escorpião respondeu com naturalidade: 

- Não pude evitar. É a minha natureza.

A fábula poderia ser aplicada em pelo menos três momentos da história de Fernando Henrique e Lula (e por extensão ao PSDB e ao PT). O primeiro aconteceu às vésperas das eleições de 2002, quando Fernando Henrique colocou o então candidato Lula no “sucatão” presidencial e o conduziu ao FMI para assinar um empréstimo para ajudar a debelar a crise do seu futuro governo, fruto justamente de suas declarações irresponsáveis quando oposição.  O fato é bem retratado no livro “A campanha secreta de FHC pró-Lula”, o que certamente ajuda também a explicar o distanciamento entre Serra e FHC nas eleições daquele ano. Aliás, não apenas este desfecho, mas já nos primeiros sinais do agravamento da chamada Crise Lula, em meados de 2002, FHC deu uma entrevista onde praticamente afiançou a eventual eleição do opositor, afirmando que este estava “preparado para assumir o Brasil”. Ou seja, FHC se comportou exatamente como se espera de um estadista: colocou os interesses do país em primeiro lugar, sacrificando a eleição do seu sucessor.

Mas a ajuda do sapo Fernando Henrique ao escorpião Lula não parou por aí. 

No dia seguinte ao resultado das eleições, este colocou todos os seus ministérios à disposição do PT para iniciar uma pacífica transição. A boa vontade do PSDB foi tanta que o então ex-ministro Antônio Palocci, em seu livro “Sobre formigas e cigarras”, se desmanchou em elogios ao governo FHC, não apenas pela política econômica herdada, mas também pela agenda de reformas já elaborada.  Aliás, o PT chegou a cogitar a permanência do até pouco tempo demonizado Armínio Fraga no cargo de Ministro da Fazenda. E mesmo com a escolha de Palocci para o cargo, o PT foi recrutar no PSDB o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.

A relação entre PT e PSDB só começou a mudar depois que os ingênuos tucanos perceberam que foram enganados pela oportunista afabilidade do PT. 

A real natureza do partido, sua velha e conhecida postura arrogante, antirrepublicana, populista e autoritária já pôde ser conferida no dia da posse, quando o Palácio da Alvorada foi decorado com uma enorme estrela vermelha de flores, mostrando a confusão que o PT sempre fez entre partido e Estado.

O segundo momento em que o escorpião PT recorreu ao sapo PSDB foi em 2005, no auge do escândalo do Mensalão, quando os petistas convenceram os tucanos das “inconveniências” do impeachment para nossa jovem democracia. 

O resto da história todos conhecem. Lula, que perdia feio nas pesquisas tanto para Serra quanto para Alkmin, recuperou sua popularidade, venceu as eleições e intensificou sua retórica populista do “nunca dantes na história deste país”, aproveitando sempre cada sessão de autoglorificação para demonizar seu antecessor.

A terceira ocasião que o escorpião petista recorre ao sapo tucano aconteceu nesta semana. E como já se tornou rotina quando os petistas planejam algum passo polêmico, primeiro eles testam sua repercussão vazando alguma informação para a tal “imprensa golpista”. Em seguida, negam o fato, como fez o Instituto Lula, enquanto que na esgotosfera os blogueiros pagos pelo PT aproveitam para mais uma sessão de demonização da “imprensa golpista”.

É a velha estratégia de dar uma no cravo e outra na ferradura, como sempre fez o Lula, o Brahma. Como a repercussão foi tímida, uma vez que a população está cansada do noticiário político, logo em seguida aparecem os paus mandados de Lula fazendo declarações na imprensa (como o Jaques Vagner, por exemplo, exortando o “diálogo para o bem do Brasil”!

Ou seja, a historia se repete. 

Desta vez parece que o PSDB aprendeu um pouco com as lições anteriores. Num primeiro momento, FHC chegou a acenar positivamente ao apelo do PT, porém com uma condição que praticamente sepulta as intensões secretas do PT: “basta haver uma agenda clara e de conhecimento público”, concluiu o ex-presidente.

Ou seja, o PT nunca vai concordar com um debate aberto. E talvez por isso mesmo o PSDB também já rechaçou o pedido petista nesta sábado (ver aqui). O PT sempre agiu na base do conchavo, nos bastidores, e, para a plateia, na base do populismo. Debater francamente agora seria expor algumas de suas contradições mais flagrantes, admitir erros, pedir desculpas e, acima de tudo, mostrar-se disposto a mudar. Ou seja, o escorpião teria que mudar sua natureza, o que, convenhamos, não é nada provável.

E mesmo que o PT se mostrasse disposto a passar por tal humilhação, ainda assim boa parte do partido ficaria fora de tal acordo. Afinal, tal ala do partido já se comporta como oposição ao próprio partido desde que surgiram os primeiros sinais de que o governo iria dar uma guinada à direita neste segundo mandato.

E também esta não é a primeira vez que isso acontece. No primeiro governo Lula, por exemplo, o governo contou mais com a participação do PSDB para aprovação da filha única mini reforma da previdência do que com o próprio PT. Só para refrescar a memória dos esquecidinhos, a ala mais xiita do PT da época acabou deixando o partido para fundar o PSOL, a atual linha auxiliar do PT em suas bandeiras mais radicais, as quais estão sendo ressuscitadas em cada documento que o partido tem divulgado nos últimos anos, como, por exemplo, a defesa do calote ao pagamento da dívida pública (ver aqui), no projeto de “controle social da mídia”, na divulgação de listas negras de jornalistas inimigos ou simplesmente no apoio incondicional à ditadura venezuelana.

Em contraponto a natureza conflituosa do PT, sempre disposta a marcar posição, a promover a divisão da sociedade e a transformar adversários em inimigos a serem extirpados (como chegou a defender Lula ainda quando presidente), o PSDB sempre tendeu a contemporizar tudo. E é nesta natureza “em cima do muro” dos tucanos que o PT tem esperança de fechar o tal “pacto pela governabilidade” defendido por Dilma, nesta quinta-feira (23).
Chega a ser mesmo incompreensível como um partido que apanhou tanto desde que o PT é PT ainda fique dividido em apoiar ou não o impeachment do governo mais impopular do nossa história, com a terceira pior média de crescimento da nossa história, enfrentando a maior crise econômica desde o governo Collor, sem uma base de sustentação no Congresso e ainda mergulhado em uma espiral de corrupção sem fim.
Não é por acaso que Lula já afirmou várias vezes que o maior partido de oposição ao PT é tal “imprensa golpista”, afinal o PSDB tem se comportado como a “oposição dos sonhos” de qualquer populista. Também não é a toa que figurões do PT na última eleição expressavam abertamente suas preferências em enfrentar o PSDB no segundo turno, pois o partido tornou-se um mero saco de pancadas do PT.
Enfim, dar mais uma chance ao PT, além de postergar a solução para nossa crise econômica (agravada pela crise de confiança no governo), é dar mais uma chance para que Lula ressuscite politicamente e volte em 2018 com as mesmas bravatas costumeiras.
O PT nunca mudou e nunca vai mudar. Faz parte de sua natureza gramisciana que acredita que o partido não é apenas mais um partido, e sim “o partido”, o chamado por Antônio Gramsci de “moderno príncipe”, aquele que deve estar acima das leis e da tal “moral burguesa”,  que tem uma ética própria, para quem tudo deve ser feito. Por isso seus criminosos são considerados “heróis do povo brasileiro”. Por isso são capazes de “fazer o diabo” para não deixarem o poder.
O PSDB já deu várias provas de que pensou mais no país que nas eleições. Portanto, quem tem agora que dar pelo menos uma prova de que está mais preocupado com o país do que com a manutenção do poder é o PT. Um bom começo seria com uma carta de renúncia e com a consequente convocação de novas eleições. Em caso de derrota, o PT, o maior partido da atualidade, poderia ajudar o novo governo a corrigir a herança maldita que vão deixar, colocando em prática exatamente a boa vontade que mais uma vez eles têm a cara de pau de exigir do PSDB. Mas aí já seria pedir demais. Seria o mesmo que pedir para o escorpião deixar de picar. É contra sua natureza.


23 comentários:

Anônimo disse...

Tem um adágio popular no Rio Grande que foi feito por encomenda para o PT, cabe como uma luva, equivalente ao do comportamento do escorpião em relação ao sapo: "CACHORRO QUE COME OVELHA, SÓ MATANDO".
Outro adágio bem conhecido: "PAU QUE NASCE TORTO, MORRE TORTO".

Anônimo disse...

Excelente .Texto claro e didático sobre a natureza do PT e das esquerdas em geral.

Anônimo disse...

Criaram cobras no quintal, agora......

Anônimo disse...

Esta na hora da polícia federal pedir o passaporte do molusco para dificultar uma provável fuga do país para alguma re publique tá cupanhera se dizendo perseguido político por querer apenas dar comida parã '' os póbri'' .

Anônimo disse...

Políbio,

A vaidade do FHC é "única" no Brasil.

Um retrato da produção acadêmica das Universidades Públicas.

Após a morta da Dna. Ruth Cardoso, o FHC perdeu o senso do ridículo.

JulioK

Anônimo disse...

BELO TEXTO POLIBIO.
"Agora o sapo barbudo,quer dizer o escorpião barbudo de novo quer picar o sapo ,pois a natureza(digo,o poder) é próprio dele. Uma coisa é certa seu texto devia ser enviado a todos diretórios do tucanato, quem sabe aprendem a se livrar da doida ferroada."

ARS disse...

Se aceitasse, de sapo se transformaria em asno.

Anônimo disse...

E vocês lembram a quantidade de ministérios que tinha con FHC ?
A qualidade intelectual da maioria de seus ministros ?
Agora temos um bando de ministros medíocres que não sabem nem falar um português correto, uma presidente estúpida, grosseira e analfabeta intelectual.
Merecemos coisa melhor.

Pr.guima disse...

-O FHC chamava carinhosamente o Lula de "sapo barbudo", mas por trás da barba o que existia mesmo era um escorpião sedento de grana e outras "cositas mas". Será que o FHC aprendeu a lição? tomara.

Anônimo disse...

FHC APRENDEU A LIÇÃO? NÓS PAGAMOS!

SE FHC APRENDEU NÃO SABEMOS,MAS NÓS PAGAMOS E MUITO CARO.FHC ESTUDOU MUITO MAS QUE ADIANTOU?UM ESCORPIAO BARBUDO SEMI ANALFABETO PEDE CARONA E A HISTORINHA MILENAR SE FAZ ACONTECER.

SEMELHANÇAS:
FHC AJUDOU LULA A SE ELEGER EM DETRIMENTO DE SERRA,CORRELIGIONARIO
LULA AJUDOU DILMA, PARAQUEDISTA, EM DETRIMENTO DE DIRCEU OU CORRELIGIONARIO

CONTINUARAM A SER "O CARA" "GALO MAIOR" NOS QUADROS DE SEUS PARTIDOS,CORRIGINDO, LULA NA SUA QUADRILHA O PT

FHC BOTOU O PAIS ACIMA DO "PESSOAL" QUANDO AJUDOU LULA?HÁHÁHÁ...QUER DIZER QUE SE FOSSE SERRA O AJUDADO POR FHC E PRESIDENTE , O BRASIL SERIA PIOR?

FHC CAGOU NA SUA SAÍDA, E FEIO. SE ELE PENSASSE UM POUCO,JAMAIS ENTREGARIA O PAÍS A UMA QUADRILHA.DEVE MUITO AO BRASIL.

Anônimo disse...

Descrição real dos fatos, porém a analogia é incorreta.
Não se trata de escorpião e sapo, nas de dois escorpiões.
Está claro que "estratégia das tesouras" que Lenin propunha foi aplicada por estes dois representantes da esquerda tupiniquim.
Tudo o que estamos vivenciando devemos a estes dois comunistas mancumunados com o Fidel Castro.

Anônimo disse...


Pois e'.... fhc faz mal ao seu partido e faz mal ao País. Precisa decidir e informar para o Brasil se é, de fato, um petralha enrustido ou quer assumir um papel de opositor a essa sujeira que está aí. Ou está esperando algum envolvimento na lava-jato também? Não tem conversa; mande elle conversar com as suas "marolinha" para resolver seus "rolos" nacionais e no exterior.
Eu estou aguardando o momento em que suua fallácia: "Ninguém neste país me fará abaixar a cabeça. Ninguém..." ((rompante delle em pronunciamento na tal ABI no RJ)) caia por terra. E a hora, se Deus quiser, está muito próxima. Começará abaixando a cabeça para entrar no camburão.....

Anônimo disse...


Só uma pequena correção para o anônimo das 11:56h:
O adjetivo "sapo barbudo" foi conferido ao "estadista de garanhuns", por Brizola e não por fhc.

Anônimo disse...

Entenda como funciona a stratégia das tesouras implementada pelo PT e pelo PSDB:


https://youtu.be/EdbR7xJfK40

https://youtu.be/x8Jbp-jrNAM

Anônimo disse...

Entenda como funciona a estratégia das tesouras implementada pelo PT e pelo PSDB:


https://youtu.be/EdbR7xJfK40

https://youtu.be/x8Jbp-jrNAM

Pr.guima disse...

-Valeu anônimo das 13:37. Estes caras (políticos) fazem tanto rolo que e acho que até deu um "nó" na minha cabeça. Pobre Brasil ou pobre de nós?

Anônimo disse...

O FHC TÁ FAZENDO O MESMO JOGO DE SEMPRE!
O FHC não é nenhum inocente, ele comunga da mesma ideologia do Lula, talvez só não concorde com tanta roubalheira. Ele é um cínico tanto como o Lula é mentiroso, e só não assinou a fundação do Foro de São Paulo para não dar na vista e se fazer de oposição!

Carlos edison Domingues disse...

POLIBIO. A sociedade, atenta aos meios de comunicação, deve se manter estendida como corda de violão e sensível a qualquer acontecimento. A democracia exige, em primeiro lugar, partidos políticos autênticos e programáticos. Com filiações de eleitores livres e atuantes. O sistema parlamentarista de governo é a única solução. Carlos Edison Domingues

Anônimo disse...

Digite no Goole "Pacto de Princeton" e entenderão tudinho.

Anônimo disse...

O titulo nao poderia ser mais adequado . Imagino que o Sapo barbudo e' o lula e o escorpiao o FHC a ajudar o Lula e negar a sua suposta posicao direita .
Frite o Fernando Henrique ja !

Anônimo disse...

Não acredito na tal ingenuidade tucana. O o FHC e o PSDB devem estar, a esta altura, vendo uma forma de salvar o Lula e o PT embora o FHC negue publicamente. O FHC não tem mais credibilidade. O FHC teve mais acertos que erros diria o Augusto Nunes. O FHC já jogou todos seus acertos para a lata do lixo da história. Vamos todos de Cunha.

Anônimo disse...

So um complemento ao anonimo de 26 a 1: 37
Brizola chamava o Lula de Sapo Barbudo porque sabia que ele delatava os companheiros no antigo DOPS . Posteriormente revelado por Tuma Junior em seu livro que Lula era na verdade um agente do Dops .

Cláudio Roberto de Oliveira disse...

Caro Políbio.
Obrigado pelo texto. Brilhante.
Indago é se o amigo tem meios de fazê-lo chegar ao conhecimento de todos os diretórios de partidos de oposição efetiva, mesmo aos do PSDB, o que já é sugerido em outro comentário?
Nós aprendemos com nossos erros. O teu texto pode impedir que, de novo, engôdos prosperem em benefício desses bandidos.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/