Dilma queria as provas ? Pois aí vai uma: dinheiro sujo do Petrolão para campanha de Lula saiu de conta secreta na Suiça

Na série de oito conjuntos de provas alinhados pelo empreiteiro Ricardo Pessoa ao MPF e registradas pelo repórter Robson Bonin em Veja que circula neste final de semana, uma das que mais espantam pela riqueza de detalhes é a que trata da transferência de dinheiro sujo para a campanha de Lula em 2006. 

São provas.

O documento ao lado  reproduz a movimentação de uma conta secreta na Suíça aberta pelos empreiteiros para pagar propina. 

Segundo Ricardo Pessoa, foi dela que saíram 2,4 milhões de reais que reforçaram o caixa da campanha do ex-presidente Lula em 2006 - dinheiro desviado dos cofres da Petrobras que chegou ao Brasil em uma operação financeira totalmente clandestina e ilegal. 

O chefe do Clube do Bilhão entregou extratos da conta da suiça Quadrix, criada por ele para organizar as propinas, as datas e os valores de saída do dinheiro, como também o destinatário. 

O delator contou que a UTC, a Iesa, a Queiroz Galvão e a Camargo Corrêa formavam o consórcio que venceu a licitação para construir três plataformas de petróleo. Como era regra na estatal, um porcentual do contrato era obrigatoriamente reservado para subornos. A conta foi criada para o "pagamento de comissionamentos devidos a agentes públicos em razão das obras da Petrobras, ou seja, o pagamento de propinas", disse Pessoa. Ela também ajuda a dificultar o rastreamento de corruptos e corruptores. Foi dessa fonte clandestina que saiu o dinheiro que ajudou Lula a se reeleger.


Para comprovar a existência da conta secreta, o empreiteiro apresentou ao Ministério Público extratos com as movimentações. Batizada de "Controle RJ 53 - US$", a planilha registra operações envolvendo 5 milhões de dólares em pagamentos de propina. Além de financiar o caixa dois de Lula, a conta suíça foi utilizada para pagar os operadores do PT na Petrobras. Entre as movimentações listadas pelo empreiteiro estão pagamentos ao ex-gerente de Serviços da Petrobras Pedro Barusco, um dos responsáveis pela coleta das propinas destinadas ao PT. Os repasses à campanha de Lula foram acertados entre Ricardo Pessoa e o então tesoureiro petista, José de Filippi. Era o próprio empreiteiro que levava os pacotes de dinheiro ao comitê da campanha em São Paulo. A entrega, como VEJA revelou em sua edição passada, era cercada de medidas de segurança típicas de organizações criminosas. Ao chegar à porta do comitê, o empreiteiro dizia a senha "tulipa". Se ele ouvia como resposta a palavra "caneco", seguia direto para a tesouraria. Se confirmados pela Justiça, os pagamentos via caixa dois são a primeira prova de que o ex-presi­dente 

Lula também foi beneficiado diretamente pelo petrolão.

8 comentários:

Anônimo disse...

Só uma pergunta Políbio. O dinheiro deveria sair de algum lugar e ir para outro. Como a receita federal não viu isso. E a auditoria da própria Petrobras. E a advogacia geral da união. Agora se um simples mortal errar uma virgula no imposto de renda cai na malha fina. Como explicar.

Anônimo disse...

Do blog Vide Versus de Vitor Vieira:
Está presa na Espanha a doleira brasileira Maria de Fátima Stocker, gaúcha de 41 anos, nascida no município de Vicente Dutra, mas com parentes morando no município de Parobé, região metropolitana de Porto Alegre. Maria de Fátima Stocker está presa na Penitenciária Madrid V - Soto Mayor, na Espanha, há cerca de 20 dias. Mária de Fátima Stocker foi presa pela Interpol, em uma operação na qual participaram representantes das polícias especiais da Espanha, Suiça, Inglaterra e Itália.

Quem encaminhou à Interpol o pedido para a sua prisão foi a Polícia Federal de Santos, no litoral paulista.

A investigação que acabou levando até o pedido de prisão dela, deferido pela Justiça Federal, foi iniciada após um alerta da polícia italiana a respeito do tráfico de duas toneladas mensais de cocaína pura, originária do Peru e da Bolívia, promovido pela máfia italiana ‘Ndranghetta.
Os traficantes peruanos e bolivianos ingressavam no porto de Santos à noite, arrombavam contêineres com destino a portos europeus e neles inseriam a carga de cocaína. Depois avisavam seus comparsas da máfia ‘Ndranghetta para invadir navio na Itália e resgatar a cocaína de dentro dos contêineres.

A ‘Ndranghetta pagava para a doleira Maria de Fátima Stocker, que passava aviso ao doleiro Alberto Youssef, avisando que já estava com o dinheiro, e que ele podia passar o valor correspondente, no Brasil, aos traficantes donos da cocaína pura. Onde o doleiro Youssef levantava o dinheiro para financiar os pagamentos do tráfico de cocaína? Junto com seus relacionamentos no PT e no governo petista, nos desvios de recursos públicos, da Petrobras e de outros órgãos governamentais, como no Ministério da Saúde.

A operação de investigação internacional levou mais de dois anos. Nesse ínterim, foram barradas algumas das exportações mensais de duas toneladas de cocaína pelo porto de Santos. Então a máfia ‘Ndrangheta tentou transferir suas operações de embarque da droga para o Amapá, onde mergulhadores enviados da Itália tratavam de afixar a carga ao casco de navios. Uma dessas cargas foi mal afixada e boiou, alertando a Polícia Federal. Os mergulhadores tiveram tempo para fugir.

Em Santos, o alerta da polícia italiana gerou a Operação Monte Pollino, que se conectou com a Operação Lava-Jato.

A doleira Maria de Fátima Stocker é uma mulher que saiu do Brasil e foi morar na Suiça. Lá, conheceu um executivo de um banco suiço e passaram a viver juntos. Ela adotou os filhos do suiço e adquiriu a cidadania da Suiça. Ao se separarem, ela foi morar em Londres, onde também mora uma irmã sua, casada com um iraniano.

As duas já eram monitoradas pelos serviços secretos norte-americanos, especialmente a NSA (National Security Agency). Foi a NSA que avisou os serviços policiais italianos, e estes avisaram a Polícia Federal brasileira.

A Polícia Federal, no Brasil, passou a investigar uma operação de tráfico de cocaína e bateu de frente com um gigantesco esquema de desvio de recursos públicos no governo petista de Dilma Rousseff e na maior estatal brasileira, a Petrobras, gerando recursos que serviam para financiar o tráfico internacional de cocaína.

Este cenário talvez ajude a compreender a grande irritabilidade que se apoderou do governo da petista Dilma Rousseff contra o governo americano e o presidente Obama, inclusive com o cancelamento de visita oficial à Casa Branca. Agora, as duas operações foram deflagradas praticamente ao mesmo tempo, uma no Brasil e outra nos países europeus.

Maria de Fátima Stocker deverá ser defendida na Justiça Federal brasileira pelo advogado Eduardo Jobim, de Santa Maria.

Governo vai fazer algo com as escutas dos Americanos ???
Se fizerem, eles passam o conteúdo sem problemas, vamos Dilma peça ...

Anônimo disse...

O Lula deve pagar por esse crime, no mínimo devolver toda a grana que recebeu de salário como presidente desde então, o ideal além disso, seria colocar esse vagabundo atrás das grades, e a petralha Dilma merece no mínimo o impeachment por receber dinheiro de propina para a sua última campanha.

Anônimo disse...

impressionante com os órgãos de fiscalização monetária do Bananão nunca viram nada de errado nesse volume monstruoso que entrava e saia das contas das campanhas dos petistas...

idem para o TSE...

que, pelo lamaçal que rolou na campanha, deveria ser fechado por pura falta de serventia...

Anônimo disse...

"Amigos" da Globo: JN censura nomes de políticos do PSDB, DEM delatados por Ricardo Pessoa:

O Jornal Nacional da TV Globo não foi honesto com o telespectador na hora de noticiar a suposta delação premiada Ricardo Pessoa. Fez manipulação grotesca de informações, de forma a esconder os nomes de políticos "amigos" dos interesses da emissora.

O JN mostrou seletivamente algumas páginas do suposto documento do acordo de delação, vazado clandestinamente. As páginas são legíveis pelo telespectador, menos a página onde aparecem os nomes de políticos de 15 partidos.

Essa página é a única que apareceu desfocada, borrada, tornando impossível a leitura de algum nome pelo telespectador, diferente das outras páginas mostradas, todas legíveis.

Na hora de ressaltar trechos desta página, tanto na imagem como na narração da apresentadora, o JN só mostrou as siglas PSDB, DEM, SD, PPS, PSC, PMDB, etc, sem citar nenhum nome de políticos destes partidos.

Qualquer jornalismo decente com acesso a um documento deste, citaria pelo menos os nomes de políticos notáveis que constassem ali.

A manipulação do JN revela a blindagem que políticos tucanos, do DEM, do PMDB desfrutam na tela da Globo.

Todo o resto da reportagem foi dirigida para desgastar membros do PT, sem explicar corretamente se as citações descrevem condutas legais ou ilícitas.

Detalhe: dos fragmentos que conseguimos ler do documento, Ricardo Pessoa descreve muita atividade de lobismo dentro da lei, ou seja, defender seus interesses de classe e o que interessa à sua empresa, mas poucas condutas descritas podem se enquadrar como atitudes criminosas previstas no Código Penal apenas pelo que está na delação. Nestes trechos sequer vi menção a palavras como propinas, suborno, corrupção, vantagem indevida, etc. Quando o documento inteiro vier a público, ficará mais fácil compreender e avaliar o real alcance e consequências da suposta delação.

Além dos petistas, apenas um ex-deputado do PR, Valdemar Costa Neto, e outro do PP, o senador Ciro Nogueira, foram alvos da reportagem. Mas só citar os dois não disfarça o caráter de panfletagem anti-petista da reportagem, nem a blindagem a demotucanos e a outros oposicionistas "amiguinhos" da Globo.

Anônimo disse...

Cuidado, petralha 13:36, a Globo daqui a pouco mija pra tras e coloca
o teu santo nome na telinha...

Anônimo disse...

"Amigos" da QUADRILHA PTISTA, arrumem a mala e vão morar em Cuba. Tem muito dinheiro ainda desviado no Banco do FIDEL.

Chora, anônimo das 13:36! Dê tchau e se manda logo.




Anônimo disse...

Ao anônimo das 13:36: quando a Rede Globo usou de honestidade?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/