Governo do PT sacaneia estudantes brasileiros do "Ciências sem Fronteira"

Ao lado, Artur Rodrigues,20, estudante do Ciência sem Fronteiras que recebeu o e-mail sugerindo "jeitinho brasileiro" para lidar com atraso de bolsa. - 

Os 11.741 estudantes que participam do programa "Ciências sem Fronteiras" nos Estados Unidos receberam um e-mail na quarta-feira (06) do IIE (Instituto de Educação Internacional) informando sobre o atraso do pagamento referente a moradia, alimentação e auxílio deslocamento durante o verão (Inverno no Brasil).A mensagem foi recebida como um desrespeito aos intercambistas -- e não apenas pelo atraso na verba, mas também porque a instituição recomendou que os alunos usassem "o método brasileiro de resolução criativa de problemas", o famoso "jeitinho brasileiro" enquanto o dinheiro não chegasse. A recomendação causou revolta e aflição entre os bolsistas.

A reportagem é da Folha de hoje. Leia as denúncias completas:

O IIE é responsável pelo repasse dos auxílios e a verba é de responsabilidade do governo brasileiro. A mensagem informa que o Instituto não pode confirmar a data em que os pagamentos serão efetuados, nem pode fornecer fundos de emergência ou bolsas adicionais.

"Enquanto isso, pedimos que para que você use o método brasileiro de solução criativa de problemas para trabalhar com seus amigos brasileiros, seus  novos amigos americanos, sua família, contatos formais e informais, seu assessor e funcionários da universidade para angariar recursos. Ofereçam hospitalidade uns aos outros, peçam gentilmente para ficar com os amigos, utilize mais os dormitórios e refeitórios do seu campus ou use sua bolsa da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) para arranjos temporários", afirma um trecho do e-mail.

Revolta

Karolina Solano,22, estudante do Ciência sem Fronteiras que recebeu o e-mail sugerindo "jeitinho brasileiro" para lidar com atraso de bolsa
Para os estudantes da Western Kentucky University Karolina Solano,22, e Artur Rodrigues,20, a utilização do termo "jeitinho brasileiro" foi de péssima escolha.
"Pareceu um deboche com a gente e também com todos os brasileiros que lutam todos os dias por oportunidades e por vitórias na vida. Tenho que receber cerca de U$ 2.800 do IIE", desabafa Karolina. "A indignação está na falta de cuidado e respeito. A quantia que recebi da Capes já dá para me sustentar até o pagamento."

Já o estudante de odontologia Artur teve uma reação mista ao ler a mensagem: "Não sabia se ria pela cara de pau ou se ficava com raiva. O jeitinho brasileiro é um termo estereotipado e um eufemismo para caloteiro".

Um estudante de engenharia mecânica que preferiu não se identificar, conta que está nos Estados Unidos há pouco mais de um ano e nunca teve problema com atrasos. "Essa é a primeira vez, mas, fui completamente ofendido. Eles, ao mandarem esse e-mail, perderam a oportunidade de ficarem calados".


Procurada pela reportagem, a Capes, responsável pelo programa Ciências sem fronteiras no País, não se pronunciou sobre o caso até o fechamento desta matéria. Assim que eles enviarem seu posicionamento, ele será acrescentado no texto.

16 comentários:

Anônimo disse...

"Estudantes" e "ciencia sem fronteiras" nao tem nexo logico.

So estao nesse programa pra festa, turismo e postar foto no face.

Detalhe: professores gringos ja viram qual o naipe dos brasileiros que participam.

Anônimo disse...

o nível desse governo petista é o mais rasteiro possível...

só faltou mandar os estudantes passarem a perna em algum americano para sobreviverem...

que lixo que é essa gente...

Anônimo disse...

Patria Educadora rsrsrsrsrsrsrs

"jeitinho brasileiro"'é o fim da picada.

Altamir Silva disse...

U$ 2.800,00 é a bolsa para cobrir custos de moradia, transporte e alimentação??? Nos EUA vc aluga uma baita casa, a comida é muito barata e transporte (carro, combustível) nem se fala... estou achando a bolsa um tanto alta...

Otaviano Nunes disse...

Este partido nos causa vergonha por onde passa. Em tudo que se envolve, atesta incompetência. Menos para roubar!

Anônimo disse...

Claro, na hora de pegar dinheiro que poderia ir pra escolas, hospitais e segurança publica pra fazer festinhas e baixarias no exterior ninguem se ofendeu. Enquanto isso no brasil profissionais recem formados, a exemplo inclusive de advogados, trabalham na informalidade por menos da metade do que esses aproveitadored ganham pra ir pra europa e usa fazer caipirinha.

Anônimo disse...

Pátria educadora.

A estrela continua...

Anônimo disse...

Esse é o nível de profissionalismo de nosso Ministério da Educação e instituições subordinadas. Nível nulo, zero, amador ao extremo.

Alias, amadorismo é a marca do PT.

Celso B disse...

Estados Unidos? Pensei que o governo ia mandar os estudantes para a Venezuela,Coréia do Norte ou Cuba.

Anônimo disse...

ALTAMIR SILVA são 5 meses de atraso, divida e verificará que são U$ 560,00/mês. Isso mal da para viver nos EUA.

Anônimo disse...

Mas essa turminha aparecia nos programas do horário político da Dilmona quando da reeleição defendendo esse partido escroto do PT. Atuavam em cusa própria e do partidão. Deitaram com cachorros pulguentos e agora não adianta reclamar que pegaram pulga. Chupa que é de uva e gritem bem alto quem vocês defendiam: "É nóis e... Viva o PT".

Anônimo disse...

Nós estamos pagando bem caro para esse pessoal estudar no exterior.Por acaso as universidades do País não têm nível de excelência suficiente para eles?Fico impressionada com a distribuição fácil de $$ para pessoas que,inclusive,têm condições financeiras de custear seus estudos por aqui, mas foram para fora.
Lembro-me de que sempre paguei pelos meus estudos,inclusive um estágio no exterior, mas agora parece que essa gurizada,que não abdica da sua cerveja,quer ganhar tudo,sem sacrifícios.Arranjem um trabalho por lá.Prestem serviços:sejam babás,garçons,lavadores de automóvel. Acho que esse seria o "jeitinho brasileiro" sugerido ...

Anônimo disse...

Esse governo não merece confiança em setor nenhum.

Anônimo disse...

Você não sabe o que está falando! Não tem noção nenhuma.

Anônimo disse...

Você provavelmente deve ter um conhecimento raso do assunto, mas a questão é que o nosso visto não permite trabalhar nessas condições. Por favor, só comente quando tiver noção do que está comentando.

Anônimo disse...

Dilma cadê a pátria educadora? Por favor tenha coragem e peça a sua demissão para nós, o povo do Brasileiro.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/