Dilma reúne ministros durante dez horas para definir concessões, privatizações e parcerias com grupos privados do exterior e do Brasil

Na reportagem intitulada "Dilma cobra mais aeroportos em programa de concessões", os repórteres Natuza Nery, Júlia Borba e Sofia Fernandes, contam hoje, domingo, o que apuraram a respeito da reunião de ontem entre Dilma e 1/3 dos seus ministros, cuja agenda foi a definição de um pacote de projetos de obras para a área da infraestrutura. 

O governo sabe que não tem dinheiro e por isto discute como passar aeroportos, portos, rodovias e ferrovias para empreendedores privados e estrangeiros.

Leia tudo:

A presidente Dilma Rousseff reuniu neste sábado (25) um terço de sua equipe ministerial para tentar tirar o governo da marcha lenta e implantar, apesar da atividade econômica fraca e das limitações orçamentárias, um programa de investimentos.
Sem recursos próprios, o centro do plano é a ampliação do programa de concessões públicas, atualmente em fase de revisão de modelos para algumas áreas, como ferrovias, rodovias e portos.
Segundo a Folha apurou com ministros que participaram da reunião, Dilma cobrou a ampliação do número de aeroportos que serão licitados. Já estavam na lista os terminais de Florianópolis, Salvador e Porto Alegre.
Com a ordem, devem entrar outros, sendo um do Nordeste –Recife ou Fortaleza–, um do Sudeste e um terceiro no Centro-Oeste. Os aeroportos de Goiânia e Vitória foram citados no encontro, mas não há nenhuma definição sobre a inclusão nos futuros leilões.
Em praticamente todas as áreas consideradas estratégicas, como agricultura, energia e transportes, a discussão sobre a dificuldade de financiamento dos projetos deu a tônica da reunião, que durou mais de dez horas.
Além da falta de dinheiro em caixa para patrocinar os projetos de infraestrutura, o governo enfrenta outro problema. Os bancos públicos -que lideraram por anos as iniciativas do Executivo para deslanchar as obras quando o setor privado resistia em entrar nos projetos- estão estrangulados, e as taxas de empréstimos, mais caras.
formato
De acordo com assessores da presidente, o encontro deste sábado não foi conclusivo e haverá outras reuniões nas próximas semanas. Ontem, não foi possível discutir o plano com os ministérios das Cidade, Comunicações e a pasta de Portos.
Dilma quer anunciar todos os projetos em bloco, para criar "impacto" e, assim, poder faturar com o que o Planalto chama de "agenda positiva".
Para evitar uma plenária ampla, na qual os ministros e secretários teriam pouco espaço para encaminhar seus problemas, o Palácio do Planalto criou um outro formato. A presidente preferiu reunir seus auxiliares por grupos de assunto, espécies de "painéis" setoriais.
A Folha apurou que, em alguns desses painéis, houve uma certa divergência com o Ministério da Fazenda.
No caso do de energia, por exemplo, o titular da pasta, Joaquim Levy, propôs que as futuras concessões de distribuidoras (mais de 40 devem vencer este ano) sigam o modelo de outorga onerosa, em que a empresa que pagar mais à União pelo empreendimento garante o negócio.
Isso faria com que o dinheiro dos lances servisse para ajudar no ajuste fiscal do governo.
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e o Ministério de Minas e Energia resistem sob o argumento de que muitas distribuidoras brasileiras estão em dificuldade financeira e que a consequência do modelo é o repasse dos valores para a conta de luz dos consumidores


14 comentários:

Anônimo disse...

Ainda não terminou o PAC 1, 2, 3 ... e ainda tem a cara de pau de apresentar um novo plano de desenvolvimento em infraestrutura, vai à merda !!! Sertão do Pajeú - Pernambuco.

Anônimo disse...

Olha o Bolivarianismo aí, apelando para a iniciativa privada fazer a coisa andar, esse é o comunismo do século 21, eles se deram conta que para a economia funcionar não pode ficar na mão deles, mas não se enganem, tudo o mais será estatizado, as instituições que deveriam ser independentes, como o congresso e a justiça, movimentos populares, sindicatos, ONGs, etc, mas também idéias e principalmente a sua mente!

Anônimo disse...

Ué, na campanha política Estela, a terrorista que nunca renegou seu passado infame, sempre disse que somente o Aécio é que faria tudo o que ela agora está fazendo! Mas vai ser mentirosa assim com os vermelhos da CNBB, tão católicos quanto Stálin foi um humanista!

Anônimo disse...

Tá com dificuldades financeiras Dna Dilma? Chama o Vaccari que ele resolve.

Zulmir Rasch disse...

Nada como um dia após o outro. O PT sempre criticou a condenou as privatizações e agora está privatizando aeroportos, estradas, etc. Sempre acusou o PSDB de querer vender a Petrobrás (lembram da Petrobrax da Dilma?). Agora está vendendo sulmir

Anônimo disse...

sociismo nao era melhor?

Anônimo disse...

Primeiro desestruturam a macroeconomia, inclusive direcionando recursos escassos para infraestrutura em países BOLIVARIANOS, agora como tábua de salvação querem privatizar fazendo concessão a empresas estrangeiras, porque as nacionais que teriam capacidade foram enredados na corrupção.

donts disse...

O governo Sartori deve fazer o mesmo: vender as estatais. Aplicar estes recursos na educação, segurança e saúde. E passar para a área privada a realização dos projetos de infra
estrutura: estradas, hospitais, escolas,etc.
E dane-se o PT.
donts

Anônimo disse...

Agora que esta merda descapitalizou empresários brasileiros, vem, no final de sua desastrosa caminhada politica, oferecer bens públicos em troca de dinheiro inexistente.

Concessões a Odebrecht? Quanto vão levar de propina depositado no exterior?

Anônimo disse...

Ao comentarista do Sertão do Pajeú- Pernambuco, por favor informar algum blogueiro aí do seu Estado ou do nordeste que também está indignado com esse partido ladrão que governa o Brasil para que a gente possa acessar e comentar, eu gosto muito de acompanhar o Nivaldo Cordeiro que é do Ceará, no face e no seu canal no Youtube.

Anônimo disse...

Estamos na era do eufemismo.

PSDB privatiza, PT dá concessão

PSDB comete crimes, PT faz malfeitos

PSDB aumenta impostos, PT promove ajuste econômico

Anônimo disse...

Não faltou cadeira nessa "reunião"?

Anônimo disse...

Somente os planos de roubos aos cofres públicos é que funcionou...vai a merda com esses planos falsos. Não sou PT, nunca fui e nunca serei ms não menos preza minha inteligência e vai falar em planos para esses mortos de fome que votaram neles!!

Anônimo disse...

Reunião produtiva dura menos de uma hora, o problema é que era um bando de capivaras sendo comandadas por uma anta, aí dez horas é um tempo normal!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/