Análise - Está chegando a hora da verdade para Sartori e o povo do RS

Há um certo vácuo político neste momento no RS, tudo decorrente do modo recatado, comedido e pouco esclarecedor com que o governador José Ivo Sartori  monta lentamente o seu governo e lança poucas luzes sobre o que já compreendeu sobre a herança maldita que recebeu e que sacrifícios quer que os gaúchos façam para buscar novos ajustes. Ele vive o momento da graça, que costuma durar os 100 primeiros dias do governo. O benefício já consumiu 1/3 do seu tempo. Em política não existem vácuos e alguém pode ocupá-lo, inclusive aventureiros demagogos, cínicos e mentirosos, como já vimos. Ninguém tem dúvidas sobre a forma melíflua de pensar que tem o governador. O que ele precisa é vir e falar que enfrentaremos um momento de sacrifício, de moratórias necessárias e de salários apertados, e até de sacrifícios inesperados, como também de menor oferta de serviços e investimentos públicos. A população pode e vai compreender isto. Todos são chefes de família e sabem que os calos apertam de vez em quando.
Aliás, como Sartori, também Dilma enfrenta a sua hora da verdade.
Os que apoiam o governo não podem continuar no limbo, como se o caso não fosse com eles. SE de fato quer mudanças, será preciso reforçar sua convicção  e tratar de mudar agora, em intensidade e velocidade.
Todos devem lembrar-se de que apenas parte do ajuste necessário foi feito, mas ele foi apenas cosmético e é absolutamente incompleto, porque combater o déficit projetado de R$ 5,3 bilhões para este ano e impedir que ele cresça ainda mais, é tarefa de todos os gaúchos.
A parábola que pode ser usada é a do jogo de varetas. Quando a coisa começa, está fácil retirar aquelas perdidas nos cantos, bastante separadas das demais. Fica complicado quando você precisa mexer naquelas lá do meio, quando a chance de esbarrar nas outras é grande. O problema do ajuste fiscal, será quando tiver de passar na Assembléia e mexer em algumas “conquistas corporativas” ou nos investimentos.

15 comentários:

Anônimo disse...

O QUE SE OBSERVA E JÁ EXISTEM FATOS,QUE OS NOVOS GOVERNANTES DE ÓRGÃOS,QUEREM FAZER REDUÇÃO DE GASTOS A TORTO E DIREITO,NÃO RESPEITANDO FUNCIONÁRIOS,JUNTANDO SETORES,EM OUTRAS PALAVRAS QUERENDO ESPREMER O SUCO ATÉ O ÚLTIMO.ISSO É UM TAPA NA CARA DE QUEM VOTOU NO SARTORI,MEDIDAS IDIOTAS,QUE DAQUI 4 ANOS NÃO IRÃO VALER ABSOLUTAMENTE NADA

Anônimo disse...

Quanta compreensão do editor com as dificuldades do governo Sartori. Postura bem diferente que teve com Tarso Genro quanto este recebeu a herança maldita da Yeda!!!

Anônimo disse...

Se o Sartori governar de forma recatada já é um ganho para os Gauchos,em São Paulo o Geraldo Alkimin e atacado por todos os lados, de forma recatada tem comido a sopa pelas beiradas deixando a oposição sem ação e desesperada,todos os dias tanto no Portal do Governo do Estado quanto no Faceboock do Geraldo Alkimin pessoa pública está obras sendo inauguradas ou assinaturas para novas obras e ações sociais.Mais vale os atos,obras, que meras palavras jogadas ao vento como fazem os petistas.

Rigor Crítico disse...

Raciocínio para "Como lidar com essa gente?": 1. A colocação "essa gente" se refere à sociedade rio-grandense e, a colocação "como lidar?" está referida ao cepticismo natural do indivíduo rio-grandense; 2. No RS ao longo de quase três séculos (portugueses chegaram em 1737) praticamente todos os espaços ocupados por gente se prestaram de zona conflagrada para combates e batalhas de revoltas ou revoluções; 3. Reparar que dá de relativizar: “se toda gente passou pelos maus bocados da gente toda então a gente é como toda gente”; 4. Nessa pretendo destacar que a sociedade rio-grandense esteve/está singularmente homogênea, de se fazer além do comum em coisas comuns o que convenhamos é incomum; 5. Reparar que a respeito dessa gente os eventos registrados c/ destaque na História são no mínimo sangrentos, sanguinolentos, sanguinários; 6. E para dar um cunho de fenômeno humano exclusivo dessa gente a beligerância é predominantemente política entre compadres - sempre questões contornáveis, de levar no compadresco, mesmo fúteis, até de futricos, além de coisinhas à toa, inacreditáveis por dá cá a palha; 7. Deve-se ter em conta que no desfecho das refregas toda gente perde tempão de vida para necessariamente lamber as feridas daí retornar à santa paz dos campos e bandas e partidos; 8. Com isso sugiro que o governador Sartori – apesar de ser gente de gente - nem imagina nas broncas que terá com toda a gente/RS. (continua)

Anônimo disse...

O Tarso recebeu a lavoura roçada e preparada para o plantio. Não só deixou crescer o inço, como plantou erva daninha. Quem não enxerga isto, e fala em herança maldita da Yeda, tem defeito congênito. Faltam-lhe neurônios ou é mal intencionado.

Anônimo disse...

Deixem o gringo trabalhar, não será fácil administrar nos primeiros anos, depois da herança maldita petralha deixada pelo Atraso Genro! Acho que se o Sartori fosse assessorado pela Yeda e o Aod, poderia pegar o atalho!

Anônimo disse...

PRIVATIZAR TUDO. CHOQUE DE GESTÃO. ESTA EMPURRANDO COM A BARRIGA.

FAÇANHA disse...

Alceu Colares deixou o governo com todos os precatórios pagos; daí em diante, pelos outros governos foi construída a chamada HERANÇA MALDITA, agora agravada pela crise econômica generalizada.Inferno à vista!

ganhatudo disse...

Esse negócio de governo dizer para o povo o que o povo deve fazer de sacrifício é coisa de povo babaca. Governo bom é aquele que menos aparece e que procura cuidar da máquina administrativa para que os servidores públicos prestem um bom serviço para toda população.
Com regras justas e conhecidas, o resto deixa a administrativa privada fazer. É como juiz de futebol; quando menos aparecer melhor será para o jogo.

Rigor Crítico disse...

Continuo com "Que gente a gente rio-grandense!": 9. No período 1737 - 1822 na governança/RS predominou autoridades de brigadeiros, coronéis, capitães-generais; na governança pós Regime Militar foi assim 1897-2015: Simon/PMDB, Colares/PDT, Britto/PMDB, Dutra/PT, Rigotto/PMDB, Yeda/PSDB, Tarso/PT, Sartori/PMDB; 10. Sendo o PMDB um saco-de-gatos admitir que cada governador do PMDB siga “o só seu PMDB”; 11. Fica assim um confuso sucessório que a gente rio-grandense entregou o Estado/RS para conduzir a cada período de 4 anos: PMDB1... PDT... PMDB2... PT... PMDB3... PSDB... PT... PMDB4; 12. Convido o leitor a pensar bem sobre o estado de ânimos/nervos duma coletividade - auto sobrecarregada politicamente no bancar tamanha confusão – o quanto não está destrambelhada por esquisitices do tipo tacanhices + mentirices + burrices + casmurrices + putices + basbaquices...; 13. Dá de propor que a gente rio-grandense esteve/está tomada por um ceticismo em escala siderática; por brincadeirinha dá de dizer que o indivíduo rio-grandense 100% cético não crê em nada do verso até prova em contrário obtida numa prova dos noves fora e somente após o reverso do vice-verso; 14. Atenção leitor: evidente que o Sartori conhece muito bem o ceticismo-esquizofrênico da gente rio-grandense, evidente que o Sartori vai tentar tirar do caminho o ceticismo-doentio da gente rio-grandense, é evidente que o Sartori não se deixará conduzir pelo ceticismo-masoquista da gente rio-grandense; 15. O Sartori está decidido a governar até 2022 daí que deverá bancar a fábula “Lobo e o Cordeiro” sendo que ele se fará “cordeiro” diante da sociedade “lobo-bobo”.

Anônimo disse...

Quando é que o gringo vai parar de chorar e começar a trabalhar? Vai passar 4 anos chorando? Parem com o mimimi e mostrem a que vieram!

Anônimo disse...

Jamais imaginava que o gringo virasse caloteiro.
Esta não é uma caracteristica dos gringos

Anônimo disse...

Desculpe anonimo das 16:02, mas a Yeda não deixou divida nenhuma pro teu querido tarso lacaio.
Agora o Sartori tá com a vela na mão e o pau no.....que teu ladrãozinho preferido deixa como herança.
Você alem de petista deve ser muito BURRO e mal informado. Você precisa ler fora da cartilha comuno-petista que foi criada justamente pra gente da sua espécie.
É PENA QUE O SARTORI NAO VAI PRA TV DENUNCIAR TODOS OS ESQUEMAS DE ROUBALHEIRA, NEPOTISMO, EMPREGUISMO, E GASTANÇA DO DINHEIRO DO ESTADO.
SEM FALAR NO DINHEIRO DA CEEE E DOS DEPÓSITOS JUDICIAIS. CADÊ O DINHEIRO???????????
E o que você conta do chefe do gabinete de segurança com as informações privilegiadas da civil e brigada direto pros traficantes.....
????????????

Anônimo disse...

Com secretariado horroroso e equipe desqualificada tem pouquíssimas chances de dar certo...PRESIDENTE DA FDRH para FORMAR os RECURSOS HUMANOS DO ESTADO não tem curso superior!!!! O currículo do cara é ter sido vereador em um município pequeno..e tem diversos assim. HAJA PACIENCIA!!!

Anônimo disse...

Tarso governou apoiado por Matilha Petista que infesta o Judiciario Gaucho. O Grupo de Santa Maria que atentou contra Yeda Crusius nao dorme. Foram eles que aconselharam a botar a mao nos Depositos Judiciais. E' contra esta turma que Sartori se controla. A mentira confessada por Luciana Genro e Pedro Ruas de que nao existia o video do Detran que serviu pra destrocar Yeda e' uma prova disso. E afinal, onde estao os processos que dariam as condenacoes a Tarso e sua Filha?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/