Antônio Britto: "O RS é a Europa no fim da II Guerra Mundial"

A foto é de Ricado Keuchgerian.


Está bem colocado que o ex-jornalista e atual presidente da Interfarma foi realmente muito melhor governador do que todos os outros e não tem por que deixar de dizer isto - ele não tem mais nenhum interesse político. Foi o melhor governador do Rio Grande do Sul depois de Leonel Brizola em 58.  Governou o governo, privatizou a área de telecomunicações de modo pioneiro no País e tentou  introduzir uma nova matriz na economia gaúcha, industrializada por Brizola 1958, mas de lá para cá dependente dos insumos do campo (indústria tradicional)e portanto precisando livrar-se disto para ganhar autonomia  (indústria dinâmica) e marchar forte para a era da civilização pós-industrial. Tudo o que ele tentou foi abandonado pelos governos atrasados que vieram a seguir, começando por Olívio, que mandou embora Ford, TVR, International, Dell, Laminadora de Aço, Good Year, só não fazendo isto com a GM porque ela já estava pronta. Isto também sinalizou o tipo de prioridade que os governos estaduais teriam dali para a frente - o da vanguarda do atraso. Até agora o Estado depende das chuvas para obter safras boas e garantir PIB em crescimento, o que explica as oscilações que sofre.

. O editor recomenda a entrevista concedida a Rosane Oliveira, Zero Hora. Rosane e RBS, em fim de governo do PT, livra-se oportunisticamente do fardo que se tornou o governo que apoiou, o do PT de Tarso, abrindo novamente espaço para o ex-governador eleito pelo PMDB. Leia tudo:

Longe do Rio Grande do Sul há nove anos, sem filiação partidária há 12, o ex-governador Antônio Britto é personagem em todas as campanhas eleitorais e assunto nos debates sobre a situação das finanças. Para os admiradores, foi o governador que teve coragem de fazer mudanças profundas, com a venda de estatais e o corte de privilégios de servidores públicos. Para os adversários, o homem que instituiu os pedágios, aprovou aumentos salariais que não foram cumpridos e comprometeu o futuro do Estado ao renegociar a dívida com a União em condições desfavoráveis. Presidente executivo da Interfarma, a Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa, Britto faz um trabalho político, mas se diz aposentado da vida partidária. Nos últimos anos, o ex-governador se impôs um voto de silêncio, quebrado apenas numa entrevista para um livro produzido pela revista Voto. A cada pedido para tratar dos problemas do Rio Grande do Sul, respondia que estava afastado da vida pública e que não lhe cabia opinar nem responder às críticas dos antigos adversários a seu governo. Com a eleição de José Ivo Sartori e a discussão sobre as dificuldades que vêm pela frente, concordou em falar. “Depois de muito tempo, acho que a situação chegou a um ponto que não devo me omitir”, respondeu Britto, por e-mail, a um pedido de entrevista.

. Dois dias depois, recebeu ZH em sua residência, num condomínio fechado no Morumbi, um dos bairros mais nobres de São Paulo. É lá que ele vive com a mulher, a advogada Luciana Maydana, e os trigêmeos Pedro, Bernardo e Caetano, de 12 anos, todos gremistas como o pai, mas torcedores de times diferentes em São Paulo. 


. Durante duas horas, falou sobre a situação do Estado e deu um conselho a Sartori: que escancare os números para que a população tenha clareza das dificuldades.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

14 comentários:

Anônimo disse...

MELHOR GOVERNADOR DO RS DE TODOS OS TEMPOS, ACIMA DE BRIZOLA, INCLUSIVE !!!

Anônimo disse...

caracas, como esta diferente...

nem o reconheci...

Anônimo disse...

Políbio,

O Britto e eu concordamos em um ponto:

- O Sartori deve escancarar os dados econômico-financeiros do RGS.

Não dá para aceitar o Tarsinho+PT+PSOL batendo contra durante mais 4 anos.

Não pode existir DUAS VERSÕES/VISÕES sobre o RGS.

JulioK

Anônimo disse...

ESCANCARAR OS NÚMEROS FOI O QUE O POETA DEIXOU DE FAZER AO GANHAR A PREFEITURA E OS PETRALHAS SAÍRAM DE BONZINHOS, ESPERO QUE SARTORI FAÇA EXATAMENTE O QUE O BRITO ESTÁ RECOMENDANDO.

Anônimo disse...

Melhor governador depois de Brizola?
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!

Anônimo disse...

Ótimas as colocações dele, se o Sartori tem "culhões" ele passa o Banrisul para o Banco do Brasil e faturava uma boa grana e os funcionários coitados não ficavam com perigo de perder o emprego e o sindicato agradece !

Anônimo disse...

tá mesmo desmoralizado o pt, se até esta ratazana anda saindo do esgoto pra se manifestar.

João Coragem disse...

Excelente entrevista. Britto foi direto e preciso ao identificar o drama psicológico que vive RS. Ao ver os comentários na sequencia do texto da entrevista no site da RBS, dá pra perceber a infantilidade e burrice enraizada naqueles que elegeram o "exterminador do futuro". Digo mais, nunca tão poucos fizeram um mal tão grande ao RS - a diferença entre Olivio e Britto foi de 87.366 votos apenas. É verdade que grande maioria destes estão com vergonha e arrependidos do flagelo moral, econômico, adminstrativo, social que foi o DESgoverno Olivio, mas o resultado está feito (e serão várias gerações para arrumar). Mais uma vez o Rio Grande velho perdeu o momento histórico de fazer as mundanças que precisava para sobreviencia econômica e social de seu povo. Preferiu o "canto da sereia" da maior organização criminosa que o Pais já viu e deu no que deu: primeiro na prefeitura de POA, depois no Governo do RS agora no âmbito Federal. Nada como um dia depois do outro pra verdade prevalecer. Espero que os caminhos do RS se iluminem e que a "gauchada politizada" aprenda. Como não se pode perder tempo nesta vida, eu e mais centenas de milhares de gauchos vivemos, trabalhamos, progredimos e geramos riqueza em outros Estado, que optaram pelo desenvolvimento. Os créditos desta diaspora moderna são de vários governos, altamente incompentendes, mas a trofeu de pior, de longe, é divido por Olivio e Tarso, sem duvida nenhuma. Mataram um estado que tinha tudo para progredir. Mas como diz aquele ditado "jabuti não sobe em àrvore, se está lá é porque alguém colocou", e este "alguém" foram os "politizados gaúchos". Polibio, parabéns pelo seu trabalho diário de traz a luz dos fatos aos gauchos.

Anônimo disse...

Realmente, Brito foi um grande governador, com conhecimento, coragem e visão de futuro. Se tivesse ficado mais 4 anos, teríamos hoje a FORD e muitas outras empresas, gerando empregos, renda, arrecadação e uma situação muito melhor para o RS

Anônimo disse...

Parasita que ajudou a combalir mais este estado, principalmente o contribuinte e o funcionalismo público estadual gaúcho. Só não vendeu o estado porque o povo gaúcho não deixou. Um hipócrita que fez um PDV para professores e policiais querer dar conselhos e analisar a situação atual. Vendeu a CRT e foi trabalhar na empresa que a comprou. Não passou o cargo de governador (MAIOR VERGONHA NUMA DEMOCRACIA). Depois, trabalhou numa indústria calçadista e mandou toda a produção para o NE causando a destruição de um parque fabril histórico do RS. Sem falar no caso Ford em que deu uma fábrica e dinheiro a fundo perdido e que depois o TJRS mandou a multinacional devolver o dinheiro. Este sujeito deveria dar graças a Deus pelo povo não conhecer a história!!!

Anônimo disse...

CONCORDO COM BRITTO. ESSE NARIGUDO CAFAJESTE CORRUPTO E LADRÃO DEVERIA SAIR DO GOVERNO ALGEMADO, NUNCA ACABA O SACO DE MALDADES DESTE DESQUALIFICADO.
RECADO : SARTORI, PELAMORDEDEUS,
MOSTRA PRO MUNDO O QUE ESSE CRÁPULA FEZ COM NOSSO ESTADO.
SÓ ESPERO QUE ELE VÁ PRA CUBA FAZER MAIS CURSOS DE TERRORISTA.....
E QUE O DIABO QUE O CARREGUE, PRA BEM LONGE DAQUI. SATURNO SERIA UMA BOA OPÇÃO.

Anônimo disse...

Grande Governador. Assisti à ótima entrevista. Deveria ser manifestar mais seguidamente, pois contribui com competência e conhecimento no debate sobre a situação do RS. Mas, melhor Governador, disparado, foi Pedro Simon. Recebeu o Estado na pior situação que um Governador já recebeu: Rolagem da dívida + despesas com pessoal consumiam duas vezes toda a receita, equilibrou as finanças, foi o único desde antes de Brizola que diminuiu a dívida do Estado (em 16%) e foi Governador que mais estradas fez e asfaltou em toda a História. O Governo Federal (Sarney) nada ajudou e estava quebrado. Pedro Simon teve, inclusive, que asfaltar estradas federais importantíssimas (para ter uma idéia, a antiga e importante Cruz Alta sequer tinha ligação direta com Porto Alegre. O Governo Federal ficou de ressarcir e até hoje não pagou o RS.

Anônimo disse...

A piada do ano: esse bosta do britto só não conseguiu ser o pior governador do estado, porque no seu caminho se intrometeu a yeda, que, inacreditavelmente, conseguiu ser ainda pior.

Unknown disse...

Antônio Brito foi o pior governador de todos os tempos do Rio Grande do Sul. Mergulhou o estado em dívidas que depois dele nenhum governador conseguiu fazer mais nada. Hoje o POVO está pagando pela administração de Antonio Brito e especialmente o governador atual José Ivo Sartori que na época era o braço direito de Antônio Brito, hoje não tem como governar pelo estado de falência do Estado.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/