Recessão já começou, diz Sindicato da Indústria Metalmecânica e Eletroeletrônica de Canoas

Economista e professor Igor Morais afirma ainda que a perspectiva é de piora no médio prazo

A recessão no Brasil já é uma realidade, segundo avalia o assessor econômico do Sindicato das Indústrias Metalmecânicas e Eletroeletrônicas de Canoas e Nova Santa Rita (SIMECAN), RS, Igor Morais, após análise de indicadores como PIB, emprego, renda, vendas do comércio e produção industrial.

. Eis o que ele avalia:

- A desaceleração do PIB reflete uma perda de dinâmica do consumo das famílias e do investimento, que inclusive apresentaram queda de 0,1% e 2,1% respectivamente no 1º trimestre do ano. Apenas o gasto público, que inicia o ano crescendo a uma taxa anual de 2,7%, sustenta o resultado. A produção da indústria está estagnada desde 2008, vivendo de crescimentos de curto prazo. E os últimos movimentos sinalizam para um resultado ruim em 2014. Mesmo o pacote de incentivo anunciado para o setor pelo Governo recentemente, que tem muito pouca novidade, em quase nada aliviou a perspectiva negativa. Para termos uma ideia do quadro, basta ver a mediana das projeções que analistas fazem semanalmente junto ao Banco Central. No início do ano esperava-se que o setor teria, em 2014, uma expansão de 2,2%. A última projeção apontou -0,14%. Além disso, outros indicadores da atividade econômica, como as vendas no comércio de veículos, com queda de 5,3% no ano e a evolução do emprego formal, que teve o pior maio das últimas duas décadas, sustentam a tese de recessão.

. O presidente do Simecan, Roberto Machemer, acha que esta situação reflete o quadro que já vem sendo observado pela maioria das nossas indústrias associadas há mais tempo. Temos ainda a alta incidência de tributos, a insegurança para investimentos, o custo do dinheiro e da mão de obra", destaca Machemer.

4 comentários:

Anônimo disse...

a recessão só não chegou oficialmente ainda porque a maquiagem usada para mascarar todos os números da economia deve ser pesadíssima!

Anônimo disse...

Os petralhas não estão conseguindo dar uma "esquentada" na economia nem mesmo alguns meses antes das eleições, agora imaginem no ano que vem se esses incompetentes permanecerem no governo, e a consequente comunização do país continuar, aí sim que os empreendedores e investidores irão tirar o pé do acelerador!
Os economistas petralhas realmente acharam que a copa iria dar um gás no crescimento econômico, e a única coisa que cresceu foi a roubalheira, e esse deve ser o "sucesso" da copa que eles estão falando!

Anônimo disse...

Políbio,

Até que um dia os empresários pararam de "lamber a sola do sapato" do PT.

A FIERGS ainda deve explicações por NUNCA questionar o governo do PT, mesmo quando os empresários gaúchos eram prejudicados(export. Argentina).

Este é o desdobramento do #DVTC.

JulioK



Anônimo disse...

ACREDITO QUE SE DILMA GANHAR VAI HAVER UMA DEBANDADA DE EMPRESÁRIOS PARA OS PAÍSES VIZINHOS. SÓ FICARÁ AQUI OS DE FUNDO DE QUINTAL COM MEIA DUZIA DE EMPREGADOS.


EDUARDO MENEZES

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/