Merval diz que Congresso porá freio ao OP Ampliado de Dilma e do PT

Reportagem de Veja desta semana espinafra mais outra maluquice voluntarista de Dilma e do PT.


No artigo deste domingo em "O Globo", intitulado "Desconstruindo a representação", o jornalista Merval Pereira fala sobre o plano bolivariano de Dilma e do PT, que querem tentam implasntar por decreto a mudança do regime político republicano brasileiro, modificando numa penada o que fizeram os constituintes de 1988. Dilma e o PT, na undécima hora do governo, buscam introduzir o OP (Orçamento Popular) criado por Olívio em Porto Alegre, mas, desta vez, ampliado, no estilo do que já ocorre na Venezuela e em Cuba. Leia tudo:

Numa democracia representativa como a que (ainda) temos, esse papel caberia aos parlamentares eleitos pelo voto direto do cidadão, e não a movimentos “institucionais” e mesmo “não institucionalizados”, como previsto no decreto presidencial que está sendo contestado no Congresso.

Em troca de não colocar em votação um decreto legislativo que anularia o decreto presidencial, o presidente da Câmara, Henrique Alves, está pedindo que o governo cancele o decreto e submeta a proposta ao Congresso através de um projeto de lei.

Esta parece ser a única maneira viável de aprovar a criação desses conselhos, que ficariam, porém, circunscritos a certas instâncias definidas pelo Congresso, o que retiraria de sua criação o aspecto de “democracia direta”, que é o centro da proposta do governo.

Para o filósofo Roberto Romano, o aspecto institucional mais desastroso é justamente o predomínio do Executivo sobre os demais poderes. “Pela enésima vez a Presidência tenta legislar, atropelando o Congresso e as instâncias jurídicas apropriadas”, ressalta Romano.


Diante da leniência do Congresso, que troca seu poder por favores pessoais aos congressistas, “já temos uma ditadura do Executivo, se bolivariana, o futuro próximo (muito ligado à eleição ou à reeleição do cargo presidencial) dirá”.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

6 comentários:

Anônimo disse...

De que adianta submeter ao congresso se a maioria está comprada? O que precisamos é na próxima eleição, tentar eliminar o PT e todos os fisiologistas. Parece que está difícil os partidos e candidatos enxergarem ou entenderem que este atual modelo político não representa a maioria da população. E o povo está enxergando que o culpado por todo este caos, esta desordem que se transformou o país é o PT que corrompeu a maioria dos parlamentares para se perpetuar no poder.

Anônimo disse...

Este decreto é um golpe, tão golpe quanto o de 64, mas naquela época foi dado por militares descontentes com a corrupção e os desatinos governamentais, agora o golpe está sendo dado por estelionatários, corruptos e incompetentes gestores governamentais. Pergunto, qual o mais justo dos dois golpes?

Anônimo disse...

Deste e da urubologa que se pode esperar.

Anônimo disse...

Decreto Presidencial só na justiça para derrubar. O OP vigorou no RS e nunca foi derrubado pq não é ilegal. É uma maneira do Executivo conversar direto com a população e com VERBA MÍNIMA fazer algumas obras, sem a intermediação do Legislativo.

Anônimo disse...

No resumo do resumo, esses tais Movimentos sociais, que de sociais não tem nada, usam um bando de analfabetos como massa de manobra, mas que não produzem nada para a nação, querem é a chave do cofre. São vigaristas que não produzem nada, não contribuem com nada e querem ficar com o dinheiro dos impostos. Resumo: São Ladrões do dinheiro público querendo botar a mão na bijuja. A Assinante do decreto tem experiência em assaltos, dai...

Anônimo disse...

Políbio,

estou mais preocupado com a tal "Lei da Palmada" que incentiva a "delação"!!

Igualzinho na China Comunista, nos tempos do Mao!!

JulioK

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/