Artigo, Rodrigo Constantino - Mulher direita corre menos risco de estupro

No seu blog de hoje no site www.veja.com.br, Rodrigo Constantino diz que Uma pesquisa do Ipea mostra que muitos brasileiros pensam que o eutupro é “merecido” quando as mulheres se comportam “mal”, abusam nas roupas curtas, etc. Leia mais:

São respostas assustadoras, que denotam um atraso civilizatório. Diz a reportagem: “Se as mulheres soubessem se comportar haveria menos estupros”. Ao ler essa afirmação em um questionário do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 58,5% dos 3.810 entrevistados concordaram totalmente ou parcialmente com a frase. O dado aparece no estudo Tolerância social à violência contra as mulheres, realizado pelo Sistema de Indicadores de Percepção Social e divulgado nesta quinta-feira. Realizada entre maio e junho de 2013, a pesquisa aponta ainda que, para 42,7% dos entrevistados, mulher com roupa que mostra o corpo merece ser atacada. Além disso, 63% concordaram, total ou parcialmente, que “casos de violência dentro de casa devem ser discutidos somente entre os membros da família”. E mais: 89%, somando aqueles que concordaram totalmente e parcialmente, disseram concordar que “a roupa suja deve ser lavada em casa”. O percentual dos que acreditam que “em briga de marido e mulher não se mete a colher” também foi alto: 82%. O Brasil precisa evoluir e muito ainda. Ao menos a imensa maioria acha que o homem que bate na mulher deve ser preso. Menos mal. Mas essa mentalidade que culpa a própria vítima pelo estupro é absurda, chocante. É análoga àquela que culpa o rico pelo seqüestro ou assalto, como se a própria desigualdade em si desse o direito de o ladrão roubar.

Dito isso, e deixando bem claro que nada justifica estupro ou assalto, podemos ser realistas e compreender que, se a ocasião não faz o ladrão, ao menos pode estimulá-lo. Veja bem: Sakamoto cai no ridículo quando culpa o dono do carro pelo assalto, apelando para o sensacionalismo de esquerda; mas eu não iria com o Porsche que (infelizmente) não tenho para a Rocinha desfilar.

Quando o apresentador Luciano Huck teve seu Rolex roubado, muita gente da esquerda usou exatamente o mesmo discurso: quem mandou ostentar em um país pobre? Argumento ridículo, como o de Sakamoto, e como esses todos que condenam a moça estuprada pelo estupro, por causa de sua roupa curta. Mas eu tampouco iria com o Rolex de ouro que (infelizmente) não tenho para a favela da Maré.

O que quero dizer com isso? Que ninguém tem o direito de estuprar ou roubar, que ninguém “merece” passar por isso, e que a vítima não pode ser transformada em culpado; mas que, feita essa ressalva importante, seria bom manter o realismo e compreender que, nem por isso, devemos dar tantas chances ao azar. Há estudos e pesquisas, como já comentei aqui, mostrando correlação entre a revolução sexual e o aumento nos casos de estupro. E não é um fenômeno brasileiro, mas mundial.

CLIQUE AQUI para ler mais. 

20 comentários:

Anônimo disse...

Basta ir nas praias para verco mo se portam as mulheres: verdadeiras meretrizes, expondo o que devem eo que não devem. Depois querem respeito.

Anônimo disse...

Editor, teus leitores, verdadeiros "gênios", acham que mulher que usa roupas provocantes dá margem para assédio sexual. Basta verificar o resultado da pesquisa do teu blogue. Bando de asnos!!!

Anônimo disse...

o Constantino escreve, geralmente, coisas corretas...

mas nessa, pelo amor de Deus, o sujeito se igualou a um daqueles primitivos do Talibã...

é obvio que mulher pode usar a roupa que quiser sem "merecer" ser estuprada...

assim como em países civilizados, pode-se usar o objeto de valor que se quer sem ter que ser obrigatoriamente assaltado...

Anônimo disse...

O anônimo das 14:09 quer que as mulheres usem o que na praia? Burca?

Anônimo disse...

Mulheres que usam roupas indecentes e inadequadas não merecem ser estupradas, mas também não merecem ser respeitadas.

Anônimo disse...

Com o devido respeito, MAASSSSSSSSS QUE PERNASSSSSSSSSSS
Alfredo -

Anônimo disse...

O editor e blogueiros preferenciais do blog estão mostrando a cara. As mulheres da direita já sabem o destino delas (com eles), ou seja, pilotar fogão e cuidar dos filhos, com os vestido abaixo dos joelhos.

Mordaz disse...

E estas da Marcha das Vadias ou que protestaram no Brasil nuas contra a pesquisa? Certamente se expor a nudez faz tanto sentido no caso como usar figuras de crianças despidas para combater a pedofilia. Mostra o diminuto cérebro desta turma. Estupradores não devem se sensibilizar com estes shows de nudez para mudar seus instintos.

jaco do morro belo disse...

É a típica pesquisa para enrolar o povo, enquanto os problemas do Brasil ficam se acumulando e esperando solução a maioria discute assuntos que nada agregam na melhoria de vida do brasileiro. Quem gosta deste tipo de pesquisa é a Esquerda.

Anônimo disse...

"É a típica pesquisa para enrolar o povo, enquanto os problemas do Brasil ficam se acumulando e esperando solução a maioria discute assuntos que nada agregam na melhoria de vida do brasileiro. Quem gosta deste tipo de pesquisa é a Esquerda."

IL DUCE disse...

A moda de roupa curta em um país quente como o nosso, é apenas isso, moda.
AS PESSOAS COMUNS QUANDO RESPONDEM PESQUISAS, TÊM O VEZO DE DIZER BESTEIRAS; violência doméstica grave e estupro, são assunto muito SÉRIOS para serem tratados assim, por jornalistas empenhados em tocar essa indústria de entintar papel, venal e mercenária e, muito menos, por debilóides com mania de digitar no TWITTER e no FACEBOOK.

Anônimo disse...

A indignação de muitas mulheres como #não mereço ser estuprada precisa ir ao cerne do problema: A IMPUNIDADE LEGAL DOS TARADOS. Houve por parte do Datena, e midia policial sobre a aprovação da lei que pune o estupro de crianças mas HOUVE UM SILÊNCIO CÍNICO E OPORTUNISTA DOS POLÍTICOS TARADOS QUE DIMINUIRAM A PENA PARA O ESTUPRO DAS MULHERES ADULTAS. Hoje o tarado é preso na sexta e segunda está solto. A política do governo é esvaziar os presidios.....

Anônimo disse...

bah Polibio ti larguei..

fica dando trela pra esse estrume

Anônimo disse...

As mulheres da elite da dreita devem estar orgulhasas dos homens da elite da dreita.

Anônimo disse...

Mas o que é bonito pode ser mostrado. Evidentemente que ha alguns exageros e vulgaridades.
Agora ver de perna de fora a Dilma, Graça Forster, Ideli Salvati, Maria do Rosario e outras ai "musas" do Petismo dai é DOSE pra mamuti !!!

Anônimo disse...

Desculpem-me se estou sendo simplista: comparando uma residencia com grades e outra sem esta proteção, qual a mais favorável à ação dos bandidos?

Anônimo disse...

NA MINHA OPINIÃO AS MULHERES DEVEM SE VESTIR DE ACORDO COM O PAÍS QUE VIVEM, NOS PAÍSES ISLÃMICOS COM BURCA, NOS DEMOCRÁTICOS COM DECÊNCIA, NOS PAÍSES CORRUPTOS SEMI NUAS, NINGUÉM TEM MORAL PARA COBRAR ALGUMA COISA DELAS, NEM VOTAR SABEM, NUM TESTE DE MATEMÁTICA FICARAM ENTRE OS ÚLTIMOS, PRIMEIRO EDUQUEM-SE COM PRINCÍPIOS MARAIS PARA DEPOIS COBRAREM ALGUMA COISA.



EDUARDO MENEZES

Luiz Vargas disse...

É a Revolução dos Bichos em andamento.
Conseguem enxergar uma minúscula pulga a um quilômetro de distância e são incapazes de enxergar o elefante chamado PeTrobrás e demais falcatruas PeTralha$ que estão passam, quase que lhes roçando o nariz.
Só hipócritas para exigir caráter e coerência de pensamento de um povo que troca seu voto por minguás ou por favores, mesmo sabendo que estarão sacrificando o seu futuro e de seus descendentes.

Anônimo disse...

A MULA do Carlos SGarbi as 14:14!

Anônimo disse...

O anonimo das 16:45 nao passa de um preconceituoso. Sou de direita, minha mulher e arquiteta, independente e usa roupas modernas, joviais e decentes. Pilota fogao tanto quanto eu, e dividimos de forma justa as tarefas domesticas e os cuidados com nossos filhos. Mas ela nao coloca a mao em boca de rotweiler, nao afronta marginal e nao mostra a intimidade em publico. Isso e ser submissa, reacionaria, conservadora? Ou e so uma demonstracao de sanidade mental, de senso de autoprotecao, bom senso afinal?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/