Tribunal de Justiça confirma cassação dos direitos políticos de Ary Vannazi, presidente do PT no RS

Saiu no dia 27, quinta-feira, o Acórdão pelo qual a 22a. Câmara Civel do Tribunal de Justiça do RS confirmou por unanimidade a condenação do ex-prefeito de São Leopoldo, RS, e também atual prefeito do PT, Ary Vannazi, que foi denunciado pelo Ministério Público por crime de improbidade administrativa. Na qualidade de prefeito, ele foi acusado de usar dinheiro público para apoiar o IV Fórum da Juventude – Políticas do Mercosul, realizado em 2007.

. Como a decisão judicial é de colegiado e foi tomada por unanimidade, o ex-prefeito e presidente estadual do PDT está desde agora na Lei da Ficha Suja. Isto significa que ele está com os direitos políticos cassados e não poderá disputar as eleições de outubro.

. A apelação cível protocolada por Ary Vannazi foi julgada apenas quatro meses depois da condenação ocorrida em primeiro grau e assinada pela juíza Adriane de Matos Figueiredo. Na 22a. Câmara Cível, o acórdão foi obtido com os votos dos desembargadores Maria Isabel de Azevedo Souza, Carlos Duro e Marilene Bonzanini.,

. Ary Vannazi foi condenado a ressarcir os R$ 33.600,00 que gastou na época, valor que terá que ser atualizado pelo IGP-M a contar da data do evento. Ele também terá que pagar multa equivalente a 10 vezes o valor do seu salário da época. Além disto, teve os direitos políticos cassados por três anos e seu nome será inscrito no Cadastro Nacional dos Condenados por Ato de Improbidade Administrativa.

. O IV Fórum da Juventude só atendeu aos interesses do PT.

. O Tribunal de Justiça aceitou os argumentos do Ministério Público, segundo os quais “o prefeito infringiu direitos e deveres inerentes ao administrador público, considerando que o referido evento era direcionado exclusivamente aos militantes do partido dos Trabalhadores, não possuindo nenhum interesse público”. Neste caso, há clara infringência ao parágrafo 1º do artigo 37 da Constituição Federal, que estabelece o seguinte:

- A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos, deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.

. O inquérito civil número 000890/2009, deixou claro que “o evento denominado IV Fórum de Juventude Políticas do Mercosul, ao contrário do que afirmado pelo réu, teve cunho partidário”.

. Ao final do encontro, foi tirada uma “Declaração de São Leopoldo”, que apresenta uma agenda de programações futuras, denominada “agenda de lutas”, relacionada diretamente com o Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores, realizado em agosto daquele ano.

. Nos autos comprovou-se que “o Fórum estava sendo organizado pelo PT e era direcionado exclusivamente para os militantes de esquerda”.

. Na época, boletim do gabinete do deputado petista André Vargas, referia-se claramente à Juventude do PT como organizadora do evento.

16 comentários:

Anônimo disse...

Mais um do PT condenado. Como dirão os petistas: Que absurdo! Isso só pode ser perseguição. Como as demais, foi injusta essa condenação, pois não se pode confiar no judiciário e na imprensa.Quanto a multa não há problema: mais uma "vaquinha" cobrirá o valor e ainda sobrará.

Sergio Souza

Anônimo disse...

Mesmo assim, o Juremir vai chamá-lo para entrevistas quase diárias na Guaíba, em seu programinha chapa-branca chamado Esfera Pública.

Só de ouvir esse Vanazzi expelir palavras já sinto rebuliço no estômago ...

Anônimo disse...

mais um ficha suja condenado. Vai sobrar pouca gente.

Anônimo disse...

PTISTAS deveriam ser processados já nos tempos que só metiam a mão no dinheiro dos sindicatos.

Anônimo disse...

Cada enxadada uma minhoca

Anônimo disse...

NADA DE NOVO.

PETISTA É FICHA-SUJA DESDE O BERÇO.

Anônimo disse...

Onde tem petralha, tem trampa. Mais uma vaquinha prá pagar esse roubo.

Anônimo disse...

Enquanto os partidos afastam para apuração dos fatos e expulsam quando comprovados os malfeitos, o petê defende e classifica perseguição, mentira ou que faz parte da luta contra aZelites. Isso não é um partido, é uma quadrilha, mas agora não há mais como classificá-los assim perante a lei, não é, STF aparelhado?

Anônimo disse...

Tá no DNA dos petralhas.

João Coragem disse...

E não da nem pra por a culpa no Joaquim Barbosa, né PTzada??? Plano de contenção já deve estar em ação: RBS e a Rosane de Oliveira vao abafar o caso.

Anônimo disse...

A vaquinha deste bandido já está no potreiro, basta doar com dinheiro do mensalão!

Anônimo disse...

Este partido só mantém o registro como partido porque membros da quadrilha fazem parte do judiciário, mais especificamente do TSE!

Anônimo disse...

A notícia é uma pequena compensação pela desilusão com a "tarde triste" do STF.

jaguariense disse...

Certamente a assalariada do PT, Rosane de Oliveira, vai achar uma forma de justificar as falcatruas do Vanazzi, culpar o judiciário de perseguição, etc. Aguardem!!!

Eduardo Redlich Joao disse...

No segundo parágrafo você fala em presidente do PDT, acho que houve um erro de digitação.

Anônimo disse...

Para achar o Vanazzi circulando venham para Novo Hamburgo no Novo Shopping, porque em São Leopoldo não pode mais sair para a rua..! Sempre estacionado uma linda caminhonete de uns R$ 130.000,00..
A política é um sacerdócio...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/