Empreiteira que atrasa obras do Salgado Filho está acostumada a atrasar obras no RS e SC

Além da ampliação do terminal de passageiros do Salgado Filho, em Porto Alegre, a construtora Espaço Aberto tem outras seis obras atrasadas em Santa Catarina, denuncia hoje o jornal Zero Hora, Porto Alegre. Leia mais:

. Conforme reportagem no jornal Diário Catarinense do último domingo, o não cumprimento de prazos, na maioria dos casos, estaria atrelado a aditivos financeiros que resultariam em prejuízos milionários aos cofres públicos.

Cinco dessas obras com entrega adiada resultaram em notificações e advertências, sanções administrativas e multa. Ainda que o prazo final para os dois aeroportos (Porto Alegre e Florianópolis) não tenha se esgotado, a Infraero já aplicou duas sanções na capital catarinense, enquanto em Porto Alegre houve notificação.

. A reportagem revela ainda um acúmulo de atrasos em obras já concluídas. Pelo menos nove projetos que tiveram a mesma empresa como vencedora da licitação não foram entregues na data prometida. Três dos casos chegaram a ser alvo de investigação na Controladoria-Geral da União (CGU), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e da União (TCU) e do Ministério Público Federal (MPF).


. A mais emblemática é a obra do Centro Operacional e Administrativo dos Correios, no município catarinense de São José. TCU e CGU apontaram suposto prejuízo de R$ 9,2 milhões por sobrepreço gerado pela renegociação do contrato. Só no primeiro ano, foram feitos quatro aditivos. O atraso na entrega do prédio gerou duas multas que totalizaram R$ 768,7 mil.

CLIQUE AQUI para ler o que disse o empreiteiro para o jornal Zero Hora. 

7 comentários:

Anônimo disse...

Políbio,

A Lei de Licitações é uma droga desde sua promulgação(Autor - Dep. L.R.Ponte).

É um modelo ultrapassado que prejudica o país.

Esta empresa já deveria estar banida de Licitações Federais, mas a Lei protege os incompetentes.

JulioK

Anônimo disse...

O que tem de empreiteiras e construtoras nestes ultimos anos, devem ser tudo da mafia italiana, que esta envolvida em obras.

Essa Espaço Aberto deve ser mais uma lavanderia da mafia. Inclusive tem ate prédio em Floripa somente para contar dinheiro da mafia e a PF não pode fazer nada, contar dinheiro não é crime!!!

Anônimo disse...

Aposto que, se investigar um pouquinho, encontraremos propina dessa empresa para o PT-Partido da Trambicagem!

Anônimo disse...

O modelo do mais barato é uma droga,meu pai já dizia,"O Barato sai caro".A empreiteira ou outro que ganhou uma licitação,pega o serviço por um preço muito baixo e depois não consegue termina-lo isso é uma praga na administração pública.Quando termina é serviço de péssima qualidade.Por acaso em sua casa quando vc faz uma tomada de preço,vc também não quer qualidade?

Anônimo disse...

ANONIMO DAS 13:52, TODAS AS EMPREITEIRAS PAGAM PROPINAS, EX: NAS LICITAÇÕES ELÉM DO VALOR TEM MAIS 20% DE ADITIVO, APÓS TRABALHAREM UNS 3 MESES AS EMPRESAS ALEGAM DESPESAS DIVERSAS E GANHAM O ADITIVO, AI NEGO, TODO MUNDO GANHA, E MAIS TARDE TEM ALGUÉM ACHACANDO OS EMPREITEIROS PARA AJUDA DE CANDIDATOS, ATÉ QUE CHEGA O DIA EM QUE O MATERIAL E MÃO DE OBRA NÃO COMPENSA E OS EMPREITEIROS ABANDONAM O BARCO, NINGUEM RECLAMA SABE PORQUE? TODOS COMERAM E TEM MEDO DO EMPREITEIRO ABRIR O BICO, O SGARBI PODE EXPLICAR MELHOR FAZ PARTE DO GOVERNO.



EDUARDO MENEZES.



EDUARDO MENEZES

Anônimo disse...

Sr. Editor:

Este negócio de atrasar obras virou, qual a nossa jabuticaba, algo tipicamente brasileiro. Não precisamos chegar ao nível dos chineses que constroem um estrada de 100 quilômetros em três meses: não precisa tanto, agora, por favor, 20 anos é demais!
Quando o Lulla assumiu, pela primeira vez, a presidência da República, uma das primeiras coisas que fez foi inaugurar a duplicação da BR-101. Depois desta primeira, a "obra" já foi inaugurada umas dez vezes, e, continua em obras, atazanado a vida dos milhares de brasileiros que a usam para trabalho ou lazer. A RS-118 ( Sapucaia - Gravataí) é outro absurdo, já passaram uns três governadores pelo estado, todos prometerem terminar obra, e a obra, qual um samba-enredo carnavalesco, não termina nunca! Como resolver este problema? Com novas leis punindo os governantes refratários!? Acho que não, pois Leis já as temos bastante. Acredito que única solução é, qual a frase do Capistrano de Abreu, "Todo o brasileiro ter vergonha na cara!"
Abraços
João Paulo / Taquari

Anônimo disse...

Estas empreiteiras geralmente são garndes empresas. Elas só deveriam receber o valor da obra - que poderia ficar empenhado para evitar, também, um calote dos órgãos públicos - somente no final. E caso atrasassem uma obra elas deveriam ser multadas e não receber novos privilégios, como os aditamentos nos contratos.

Hoje em dia se você compra um imóvel de uma empresa e ela atrasa a obra, a justiça tem defendido os interesses do comprador, multando a construtora e em alguns casos obrigando-as a pagar o aluguel dos compradores prejudicados.

Mas quando é com o dinheiro público (e que as autoridades não zelam por ele) aí tudo pode.

Por isso o nosso país esta nesta merda. Não existe obra pública que seja entregue no prazo e que custe o que estava no contrato inicial. Elas sempre atrasam e sempre custam mais do que o previsto inicialmente.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/