Na sua edição de hoje, a editora de Política da RBS, Rosane Oliveira, transcreve em primeira mão o relatório de inspeção
especial escrito pelos auditores Airton Roberto Rehbein e Francisco Barcelos,
do Tribunal de Contas do Estado, que desenha uma tomografia do sistema de transportes
da Capital. Leia o que ela escreveu na sua página 10 de Zero Hora:
O trabalho dos
auditores revela algumas surpresas que vão desagradar aos que consideram os
empresários do setor privado os vilões da crise no setor. O trabalho vai
decepcionar principalmente quem acha que a estatização do sistema seria a solução
para todos os males.
A tomografia feita pelos auditores permitiu diagnosticar
a doença que faz a Carris ter prejuízo, apesar de operar as melhores linhas:
gestão (ou falta de). Se o sistema de Porto Alegre operasse pelo padrão da
Carris, metade dos ônibus teria ar-condicionado, os motoristas e cobradores
ganhariam mais, porque teriam um plano de carreira generoso, e os escritórios e
as oficinas teriam mais funcionários – e mais chefes e chefetes. E a passagem,
em vez de R$ 2,80, custaria R$ 3,55. Será que os usuários aceitariam pagar essa
tarifa?
CLIQUE AQUI para ler tudo. Vale a pena.
- A charge é do turco Yasar Kemal Turan e está disponibilizada no Google.
- A charge é do turco Yasar Kemal Turan e está disponibilizada no Google.
9 comentários:
Não há empresa pública que funcione bem. Nem Correios (uma droga), Petrobrás, etc. Pagamos as maiores taxas e temos os piores serviços.
Uma pergunta: Tá certo que é outra realidade, uma cidade menor, que passou por licitação, mas porque Esteio tem 100% da frota com ar-condicionado?
Lembro do mantra esquerdalha: "Privatização é um crime contra o país"
Uma grande bobagem. Empresas públicas fora do setor de segurança, saúde e educação só produzem prejuízo, corrupção e cabides de emprego para a militantes vagabundos. Lembram da Vale? É bem isso.
A carris é o parâmetro do que não dever ser feito.
LICITEM!!!!
VAMOS CONFIRMAR SE AS EMPRESAS NÃO ESTÃO EXAGERANDO NOS VALORES POR UM TRANSPORTE DE BAIXA QUALIDADE.
LICITEM POR UMA TARIFA DE R$ 2,50 E TENHO QUASE CERTEZA QUE APARECERÃO INTERESSADOS.
Certo, o assunto é o valor alto da passagem sem um serviço de qualidade. Nesta edição, a jornalista transformou o empresário em mocinho do filme. A Carris é a culpada do valor alto em todo transporte metropolitano. No final, alguns acreditam que o TCE RS vai justificar o valor da passagem e tudo ficará bom para todos. Depois o vilão é o povo que vai protestar nas ruas.
Certo, o assunto é o valor alto da passagem sem um serviço de qualidade. Nesta edição, a jornalista transformou o empresário em mocinho do filme. A Carris é a culpada do valor alto em todo transporte metropolitano. No final, alguns acreditam que o TCE RS vai justificar o valor da passagem e tudo ficará bom para todos. Depois o vilão é o povo que vai protestar nas ruas.
Ao Cosip das 12:38h. Licitação aceita tudo, principalmente o que é tecnicamente mal feito. Aí se entende porque em licitações vem canetas que não escrevem, pilhas alcalinas que duram menos do que uma pilha comum do Paraguai ou comidas vencidas. Por R$2,50 teremos ônibus sim, ônibus velhos, sem nenhum ar condicionado que estragam diariamente, etc. Licitar é fácil, mas licitar bem é uma arte que somente técnicos honestos e competentes tem condições de fazer. Por R$2,50 virão ônibus e atrás um caminhão de problemas e de péssimos atendimentos.
Informação completamente falsa.
Leu mas não entendeu o relatório!
Ou pior, manipulando o que está escrito. Deveria ser punida pelo código de ética da RSB. Noticia notadamente falsa.
Basta ler o relatório do TCE RS.
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