Artigo, Percival Puggina - No julgamento do Mensalão, o ponto fora da curva

No seu blog deste domingo, o escritor gaúcho Percival Puggina escreve que a decisão do STF que beneficiou com novo julgamento os réus mais bem apadrinhados do Mensalão, levou-o a uma crônica de Eça de Queiroz. Leia tudo:

O texto é de outubro de 1871. Falava-se em uma estrada de ferro para ligar Portugal à Espanha e se conjeturava, em Lisboa, sobre as receitas que proporcionariam os espanhóis atraídos pelas belezas e delícias da terrinha. Escreveu, então, o mestre lusitano: "A companhia dos caminhos de ferro, com intenções amáveis e civilizadoras, nos coloca em embaraços terríveis: nós não estamos em condições de receber visitas!"

. Tampouco nós, brasileiros, estamos em condições de as receber. A leitura dos jornais deveria ser feita a portas fechadas, com as persianas corridas, para nosso constrangimento não ser visto. Passamos da fase em que havia certa estética nos escândalos. As bocas formavam redondos "ós" e as mãos caíam em desolada consternação.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

12 comentários:

Anônimo disse...

Ives Gandra diz que não há provas contra Dirceu:

Para o professor Ives Gandra Martins, 78, um dos mais respeitados juristas brasileiros, conhecido por suas posições conservadoras, o ex-ministro José Dirceu foi condenado sem provas no processo do mensalão. Professor da Universidade Mackenzie, da Escola de Comando e Estado Maior do Exército e da Escola Superior de Guerra, Martins, em longa entrevista a Mônica Bergamo, publicada na edição dominical da Folha, foi enfático ao afirmar que a aplicação da "teoria do domínio do fato" usado pelo STF para condenar José Dirceu cria "uma insegurança jurídica monumental".

"Como um velho advogado, com 56 anos de advocacia, isso me preocupa. A teoria que sempre prevaleceu no Supremo foi a do "in dubio pro reo" (a duvida favorece o réu). O domínio do fato é novidade absoluta no Supremo. Nunca houve esta teoria", lembra Ives Gandra, ao justificar sua crítica à decisão do STF.

Anônimo disse...

Tá tudo dominado e liberado.
Aos poucos, os canalhas foram testando a resistência dos brasileiros, e avançando nas falcatruas.
Hoje tudo é considerado normal, nada mais causa espanto, a roubalheira venceu.

Anônimo disse...

Simplesmente porque acabou o pudor e delinquir.

Anônimo disse...

Para autorizar o Congresso no impedimento de Fernando Collor, o Tribunal ouviu as ruas e depois o inocentou.

Agora vale os "princípios" técnicos para salvar os PTISTAS da prisão.

Conte tudo do IVES GRANDA seu PTRALHA das 13:31!

Anônimo disse...

Esse filho da ditadura militar quer dar mural de cuecas. Quando o elemento se posicionou contra a ditadura? Nunca porque ele foi beneficiário. Porque o elemento não se posicionou contra o Compra de votos na reeleição de FHC? Porque esse elemento não se posicionou contra a Privataria Tucana? Resposta:
o elemento foi a favor.

OLHO VIVO disse...

HONRA

ESPETACULAR ARTIGO NA VEJA DE FILÓSOFO BRITÂNICO DISCORRENDO SÔBRE A HONRA E O COMPORTAMENTO HUMANO,OS CÓDIGOS DE HONRA AO LONGO DO TEMPO,ARTIGO LEVE,PALAVRAS SIMPLES,IMPERDÍVEL!

ALGUÉM PODERIA LER PARA O LULA?

Anônimo disse...

VERGONHA E SÓ PARA QUEM TEM HONRA

MACUNAÍMAS E SIMILARES NÃO SÃO PROVIDOS DESTES SENTIMENTOS,VALE TUDO PARA ÊLES.

Anônimo disse...

Percival por que não te calas?

Anônimo disse...

O compromisso do Percival nunca foi com a verdade, é meramente partidário.

Anônimo disse...

Alguém com aquilo roxo(como dizia um ladrão que hoje é senador)deve dar o aval final e inocentar estes ladrões, acabar de uma vez por todas com a esperança dos poucos honestos deste país e liberar de vez a libertinagem, se é para bagunçar chega de dose homeopática, aplica logo o veneno e mata a parte boa do Brasil.
Façam um Brasil de Afro,Mst,Lésbicas,Políticos, Viados, DH, os carambolas(sei lá o nome destes)Supremo tribunal, etc.
Decretem logo a morte dos poucos que trabalham honestamente para manter a maioria deste País.


Eduardo Menezes

Anônimo disse...

Algumas pessoas parece que imaginam que o mensalão não existiu. O processo hoje com aproximadamente 60.000 páginas,exaustivamente examinado pela Suprema Corte do País, abarrotado de provas contundentes está a provar o contrário. Por outro lado imaginar que o Marcos Valério fez toda a articulação sózinho junto aos políticos e demais instituições financeiras é abusar da inteligência e racionalidade humana. Quanta insensatez, e ainda não chegamos ao cerne do mensalão que são os fundos de pensão. O Procurador Geral da República a época encaminhou o processo do mensalão tal qual estava, pendente de investigações ainda dos fundos de pensão. E que fundos!!! Aguardemos pois certamente irão ser encontradas mais provas e valores ligados ao mensalão!!!

Anônimo disse...

O Percival bêbado tem mais argumentos lógicos do que um bando de esquerdistas do maior cacife intelectual totalmente sóbrios!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/