STF muda de posição com ministros nomeados por Dilma e garante mandatos de bandidos, mesmo encarcerados.

Montagem dos deputados João Paulo Cunha, José Genoino, Valdemar Costa Neto e Pedro Henry. As fotos são de Veja.



A revista Veja deste sábado demonstra de que modo STF e Congresso garantem os mandatos parlamentares de bandidos condenados e encarcerados. Se o povo não for novamente para as ruas, inclusive peitando o Congresso e o novo STF, esta excrecência legal será imposta aos brasileiros civilizados. A nova postura beneficia diretamente os bandidos do Mensalão (fotos ao lado). Leia a matéria completa:

Na última quinta-feira, o Supremo Tribunal Federal (STF) inovou ao rever sua posição sobre parlamentares condenados pela prática de crimes. Por seis votos a quatro, a Corte decidiu que caberá ao Legislativo deliberar pela cassação ou não dos políticos sentenciados pela Justiça. No extremo, o Brasil poderá se tornar um caso raro no qual deputados ou senadores poderão exercer seus mandatos durante o dia e dormir na cadeia.

. Até o final do ano, é provável que a Câmara dos Deputados analise ao menos cinco processos de cassação de mandatos de deputados condenados pela Justiça. O primeiro da fila, inclusive, o ex-peemedebista Natan Donadon (RO), já cumpre pena no Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal. Condenado por desviar 8 milhões de reais dos cofres da Assembleia Legislativa de Rondônia, Donadon se entregou à Polícia Federal no final de julho, mas uma placa ainda aponta como seu o gabinete 239 no Anexo IV da Câmara. Ele perdeu o direito ao salário, aos benefícios e assessores, mas, juridicamente, ainda é um parlamentar eleito pelo estado de Rondônia. A manutenção do mandato garante algumas (poucas) regalias para Donadon: ele permanece em uma cela isolada no presídio, sem convívio com os demais detentos.

. Os dois mais novos ministros, como Teori Zavaschi (foto central ao lado), nomeados este ano por Dilma, que já revelaram ao que vieram esta semana, ajudarão a deliberar sobre o futuro do quarteto de mensaleiros: João Paulo Cunha (PT-SP), José Genoino (PT-SP), Pedro Henry (PP-MT) e Valdemar Costa Neto (PR-SP). Durante o julgamento do mensalão, o STF votou pela perda imediata dos mandatos. Mas, com a recente virada no posicionamento da Corte graças aos votos dos ministros novatos Teori Zavascki e Luís Roberto Barroso, esse cenário pode mudar: caberá, agora, aos deputados decidirem sobre os mandatos dos quatro mensaleiros. Ou seja, dado o histórico de corporativismo e complacência com desvios éticos, tudo pode acontecer.


. O último parlamentar que perdeu o mandato na Câmara foi em 2006. O ex-presidente do PP Pedro Corrêa (PE), que comandava o partido quando o mensalão operava a todo vapor, deixou o Congresso pelas portas dos fundos junto com José Dirceu (PT-SP) e Roberto Jefferson (PTB-RJ).

CLIQUE AQUI para ler tudo. 
CLIQUE AQUI para ver e ouvir Augusto Nunes sobre o caso.

13 comentários:

Mordaz disse...

Que adianta lei de ficha limpa para ser aplicada de políticos ficha suja? Eles sempre dão um jeito de enganar o povo.

Anônimo disse...

Quanto mais vivo mais fico espantado.Será que estamos evoluindo,Brasil país do Futuro.Ouço essa frase desde 1942.

Anônimo disse...

Isso é um ultraje, um tapa na cara da sociedade, a garantia de que o crime compensa e que a nossa política está, definitivamente, ligada à imoralidade e à corrupção deslavada.

Anônimo disse...

Como eu já disse:
Fazer o que?
Atear fogo às vestes em protesto?
(vestes deles, of course)

Anônimo disse...

Decisão judicial se cumpre ou se entra com recurso. Semprem foi assim, não é agora que vai mudar.

A teoria que a decisão juducial é válida só quando me convem não agrada gregos e nem troianos.

Anônimo disse...

Como acreditar em Justiça, quando se vê o escarnio que esta sendo praticado pelos "novos" ministros do STF. Mantém bandidos legislando para o povo Brasileiro. Parece que somente uma guerra, e uma nova Constituição Federal, sem nomeação dos membros pelo Presidente, para fazer voltar a seriedade que se esperava existir no STF, hoje motivo de piada e gozação internacional, pela proteção que concede aos bandidos.

Anônimo disse...

Aloo STF. Alooo Justiça.... Tem reporter, digo, blogueiro & afins aqui nos pampas que só ficam feliz quando quem eles não gosta é condenado, portanto revisem suas posições novamente porque elas estão brabinhas.

Anônimo disse...

O Brasil está necessitando de uma revolução. E esta necessariamente precisa ser sangrenta. Cortar fundo nas instituições, pois estão podres. Ao contrário, seguiremos protegendo bandidos mascarados e colocando o cidadão de bem atrás das grades.

Unknown disse...

Interessante como e a democracia que vc imagina, jornaleiro, Se a decisao e favoravel aos teus pensamentos, todos engajados, ela e perfeita. Mas se é contraria aos teus pensamentos, todos engajados, ai....

Anônimo disse...

O editor ter razão (sic) esse STF só deve condenar politico de esquerda e absolver os de direita (sic). Saí fora chulé.

Anônimo disse...

O STF deixou de ser pilotado pela Globo. A aventura de Joaquim Barbosa para presidente não deu certo.

Anônimo disse...

“[O PT] não depende só do marqueteiro. Nós temos vários tipos de militantes nas redes sociais.
(...)
como é o caso agora desse companheiro da casa Fora de (sic) Eixo, o Pablo Capilé”.

Paulista Carlos Sgarbi nos responda, voce é do Fora de Eixo ou Pablo Capilé?

Anônimo disse...

E o PSDB como vai indo nas redes sociais anonimo das 21:49. Agui no blog tem várias tias (vc), digo, viuvas.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/