O material a seguir é todo do jornalista Lauro Jardim, revista Veja de hoje, intitulado "O dia em que Joaquim Barbosa foi reprovado no Itamaraty". Saiba o que consta no relatório sobre o presidente do STF
Barbosa: prova oral
Em entrevista a Miriam Leitão, em O Globo, no dia 28,
Joaquim Barbosa acusou o Itamaraty de ser “uma das instituições mais
discriminatórias do Brasil”. Disse que depois de passar nas provas escritas
para a carreira diplomática, foi barrado por racismo nas provas orais.
Ficou a dúvida: afinal, que provas orais eram essas?
No exame psicotécnico, feito no dia 7 julho de 1980, a
questão da cor de fato aparece. No relatório, o avaliador relata que Barbosa
“tem uma auto-imagem negativa, que pode parcialmente ter origem na sua condição
de colored”. Mais: diz que suas atitudes eram agudas demais para alguém da
carreira diplomática.
Barbosa enfrentou ainda uma banca em que cinco diplomatas
deram notas inclusive para a sua aparência — descrita como “regular”. Alguns
desses diplomatas são hoje embaixadores.
CLIQUE AQUI para ler tudo.
15 comentários:
Não dá para afirmar que foi pela cor. A conclusão fala que ele era estourado. E isto até hoje ele é. O que é uma falta mortal para um diplomata. Mas está cheio de juízes assim. Prova que no judiciário arrogância não barra a entrada.
Taí, ó.
Enfureceram o homem.
O preconceito é sempre asqueroso e dissimulado.
Em 1980 quem governava o Brasil? Resposta: Regime Militar, da direita raivosa que a mairia do elementos do blog, defendem com unhas e dente.
Tenho a convicção que muitos dos aprovados em concursos são persuadidos a desistirem de seus sonhos por exemplo: pela sua religião,orientação sexual, pela sua superioridade intelectual que é melhor do que os próprios julgadores de concursos orais. A inveja é a última das barreiras Este não é o caso do Joaquim do STF que superou até o racismo, mas é o fato concreto na vida real.
Claudio Bernardo Timm- Diretor do Jornal Noticiário /RS
Sempre anonimos falando do regime militar, como se fosse muito diferente do que é hoje.
A direita é racista? Pq não vemos políticos negros na proporção com a população nem na esquerda nos dias de hoje?
O anônimo disse que era porque quem governava eram os militares. Pode ser. Talvez eles deram ouvidos aos cubanos. Che afirmava: “Nós faremos por negros e mulatos exatamente o que eles fizeram pela revolução, ou seja: NADA!”.
Bons embaixadores eram o Delfim Neto na frança mais conhecida como embaixada dos 10%, Itamar Franco em Portugal onde se criavam galinhas no pátio da embaixada, vamos ser honestos com quem lê, o único embaixador bom que tivemos foi o que morreu no atentado.
Quanto aos outros sabemos que existem na folha de pagamento.
Eduardo Menezes
olha, pelo cor acho difícil..
agora que o ministro Barbosa nao me parece ter a menor inclinação para diplomacia, isso me parece obvio...
o homem gosta de dar alguns murros na mesa...
Mordaz, eu também a princípio pensei em "Não dá para afirmar que foi pela cor. A conclusão fala que ele era estourado. E isto até hoje ele é.", mas de fato diz o seguinte:
No relatório, o avaliador relata que Barbosa “tem uma auto-imagem negativa, que pode parcialmente ter origem na sua condição de colored”.
Condição de colored? Colored por acaso significa cor?
A polêmica criou-se quando Barbosa afirmou que foi eliminado por racismo e que TODOS os diplomatas gostariam de estar no lugar que ele ocupa hoje. Arrogância dele? Na minha opinião, total. Quem disse a ele que algum diplomata gostaria de ser presidente do STF? Acredito que a reprovação tenha se dado mais em função da personalidade que da da cor. Além do mais, o salvador da pátria de hoje é o mesmo que foi fotografado num boteco anos atrás enquanto curtia licença remunerada por problema na coluna. Afinal, é santo ou demônio?
Esse Joaquim Barbosa só paga de santo. E aproveitou o momento que o país estava querendo por os mensaleiros na cadeia para se auto promover.
Alias, a mídia o moldou como herói.
LULISTA FANÁTICO AS 16:48 DETECTED !!!
O ministro Joaquim Barbosa, brilhante intelectual, poliglota, jurista, tem um temperamento muito incisivo, muito agressivo e destemperado, para a diplomacia. Por isso não passou no concurso para o Itamarati; nada a ver com origem social, com ser negro.
O editor sem querer jogou uma bola nas costas dos militares. No governo militar nunca fizeram isso, naquela época não tinha corrupção, inflação, ninguém desapareceu. Pergunte ao Percival Puggina e aos que defende a vota da dita branda.
Onde se viu jogar o Presidente do STF contra os Militares?
Postar um comentário