Às 8h30 deste sábado (26), durante café da manhã no
Palácio de La Moneda, Dilma e Piñera fazem uma revisão da agenda bilateral
entre Brasil e Chile e assinam acordos nas áreas de cultura, educação e
cooperação científica na Antártica. As trocas comerciais entre os dois países
cresceram quase 50% entre 2006 e 2011, passando de US$ 6,78 bilhões para US$
9,98 bilhões. O Brasil é o segundo país com maior estoque de investimentos
chilenos, na casa de US$ 12 bilhões. À tarde, a Celac discutirá com a União Europeia uma nova
agenda de cooperação inter-regional. De acordo com o Ministério de Relações
Exteriores, será adotado, durante a cúpula, o Plano de Ação Celac-UE para o
biênio 2013-2014. Além da reunião entre chefes de estado, também serão
realizados encontros de acadêmicos, empresários e parlamentares das duas
regiões.
A data do retorno da presidenta ao Brasil ainda não está
confirmada. De acordo com a Presidência, o embarque de volta poderá ser feito
no sábado à noite ou no domingo pela manhã. Na segunda-feira, às 18h, Dilma
abre o Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas – Municípios Fortes,
Brasil Sustentável, que deve receber cerca de 20 mil gestores municipais e
assessores em Brasília.
3 comentários:
Até aqui, neste espaço esclarecido, a mulher virou presidenta...
O Brasil levará trocentos anos para se equipara ao nível do Chile, em todas as áreas, a começar pela educação em que não analfabetismo, o pequeno percentual, menos de 5% são pessoas idosas acima de 70 anos. No Chile o ensino é obrigatório até o 2º grau, mas o universitário não é gratuito, há universidades públicas, mas mistas com pagamentos de mensalidades, incluindo bolsas de estudo realizando atividades em restaurantes, bibliotecas e auxiliares de secretarias. Imaginam as medicinas federais cobrar uma pequena mensalidade (RS 100,00), porque passam lá aqueles que estudaram a vida inteira em escolas particulares e depois fazem cursinho caríssimos, haveria revolta dos pais que são classes média alta.
O Chile montou um programa de exportação na década de 70 e hoje é maior fornecedor de frutas para os EUA, assim como vinhos, madeira, peixes e frutos do mar (a costa do oceano Pacífico no Chile é muito piscosa), o Chile aderiu a ALCA e pretende participar do NAFTA (EUA, Canada e México). Antes do Pinochet o Chile importava trigo depois depois passou a exportar trigo. O pão deles é de excelente qualidade, e incomparável quantos aos nossos cacetinhos.
Tem nas minas de cobre um aporte significativos de dólares, agora empresas chinesas começaram a prospectar outros recursos, como ouro, pois a cordilheira dos Andes, segundo os geólogos chilenos tem em média 6,5% de ouro, e em alguns tipos de rochas pode chegar a 8%.
A pequena criminalidade lá existente são atribuídas aos bolivianos que procuram trabalhar lá, mas como a mão-de-obra chilena é muito qualificado, acabam caindo na marginalidade.
O sistema ferroviário do Chile é muito bom porque já fizemos muito viagens, e há uma relativa pontualidade, comparado aos serviços brasileiros. A estação ferroviária de Santiago é muito bonita, parece aquelas estações européias.
Carros são todos importados e vi uma vez um gol e um uno em Santiago, mas a maioria são carros importados dos japoneses e americanos, ultimamente tenho visto muitos carros chineses. Tem uma feira de carros importados usados em Iquique, a maioria são compradores chilenos mas também tem muitos bolivianos e paraguaios comprando carros lá.
O turismo é uma grande fonte de renda chilena e o povo é muito atencioso para fornecer informações.
Se você deseja um lugar para visitar nas férisa e tomar um banho de civilidade visite o Chile. Há muitos pousadas familiares onde você encontra hospedado alemães, franceses, italianos e americanos. A todos que indiquei e que foram ficaram encantados.
Há duas linhas de ônibus de São Paulo via POA para Santiago, aí o passeio é magnifico porque você passará na Cordilheira do Andes e conhecera Mendoza na Argentina (que já fez parte do Chile, por isso a fama dos seus vinhos).
Único cuidado é que a alfândega não permite a entrada de qualquer produto de origem vegetal ou animal, principalmente frutas, sementes ou embutidos. Na alfândega chilena há necessidade somente de carteira de identidade atualizada.
Nesta reunião bilateral, foi anunciada a importante e necessária integração rodoferroviaria Pacifico-Atlântico. Dilma citou como portos brasileiros para esta ligação Santos e Paranaguá....
Acorda Tarso, seu lento, Rio Grande deveria ser prioridade....ou tu não tem influencia alguma no governo do teu partido!
O PT-RS e' uma piada, na hora que precisam trabalhar e fazer algo pelo Rio Grande, cade os valentões e donos da verdade???
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