Julgamento do mensalão reiniciará as 14h. Votará o revisor, que ameaça renunciar. Se houver renúncia, julgamento será suspenso.

- Acompanhe pela TV Justiça (clique na imagem aí ao lado, á direita, acima) o juolgamento desta tarde, que começará as 14h.

Como o julgamento do Mensalão será mesmo fatiado, ou seja, cada ministro dará seu voto por ítem (bloco), sendo oito o número deles, e tendo o primeiro sido apresentado na sexta-feira pelo relator Joaquim Barbosa, hoje será a vez da apresentação do voto do relator Ricardo Lewandowski.

. A partir desta semana, o STF só terá julgamentos às segundas, quartas e quintas-feiras.

. Depois do voto de Lewandowsky, votarão os demais ministros, até esgotar o ítem 1. Em seguida, o ministro Joaquim Barbosa lerá seu segundo ítem.

. Só ao final da apreciação de todos os ítens é que o número de condenações e a soma delas é que será conhecido.

- A sessão desta tarde abrirá sob grave risco, que é o da renúncia do revisor, Ricardo Lewandowski, desde o início dos trabalhos visivelmente inclinado a favorecer os réus do Mensalão, atuando de acordo com os interesses do PT. Se ele renunciar, outro revisor terá que ser nomeado e tudo parará no STF. Este final de semana, Veja revelou que Lewandowski teria procurado o presidente do Supremo, Ayres Brito, para propor o adiamento do julgamento, apelo que lhe fez pessoalmente Lula. Na ocasião, Lewandowski ameaçou renunciar ao cargo de revisor. Ayres Brito confirmou a conversa, inclusive o que teria dito ao colega: "Você só estará fazendo o que sempre quis fazer. Você já me disse duas vezes para não colocar a matéria em pauta este ano". 

NA FOTO o ministro Lewandowski, que poderá complicar um pouco mais durante a sessão desta tarde no STF. 

10 comentários:

Anônimo disse...

Convocado a depor na CPI do Cachoeira no dia 29, o ex-diretor da Dersa Paulo Vieira de Souza, o Paulo Preto, afirmou que não vai pedir habeas corpus à Justiça e que está disposto a responder às perguntas dos parlamentares. Paulo Preto deixou a Dersa - estatal paulista, governada pelo PSDB encarregada das rodovias - em abril de 2010."Vou falar tudo o que eu desejo falar desde 2010 para cá", afirmou


Paulo Preto teria desviado doações recebidas pelo PSDB para campanha de José Serra quando foi candidato a Presidência. Reportagem publicada na Revist IstoÉ, afimra que Paulo preto "fugiu com R$ 4 milhões" que seriam usados na campanha de Serra. Paulo Vieira de Souza assumiu a Diretoria de Engenharia da Dersa durante a gestão do tucano no governo do Estado.


O ex-dirigente indicou que ficará na defensiva em relação a acusações feitas pelo ex-diretor do Dnit Luiz Antonio Pagot. Pagot disse à revista IstoÉ ter ouvido de um procurador de uma empreiteira que dinheiro de obras do Rodoanel teria sido desviado para uso em campanha eleitoral de José Serra.


"Pelo que conheço da personalidade do Pagot, ele vai falar sobre os esquemas de arrecadação", avaliou Vieira de Souza, que vai à CPI um dia depois do ex-diretor do Dnit.
Autor de uma das frases mais marcantes da eleição de 2010, Paulo Preto mandou recado para José Serra (PSDB) -: "Não se larga um líder ferido na estrada a troco de nada" disse Paulo Preto, em referência ao fato de Serra ter dito que não o conhecia após o debate em que seu nome foi citado"

Anônimo disse...

Na verdade Lewandowski deveria, se vergonha na cara tivesse, era se exonerar do cargo de Ministro do STF. Afinal, tendo Lula com 'amigo' o bolso do dito já deve estar abarrotado. O Brasil agradeceria se esse 'cara' se exonerasse, pois não se pode confiar em 'tipos' como ele.

Anônimo disse...

Pô Polibio! Deixa o cara se manifestar as 11:17 dois anos depois de ter terminada a campnha politica pra presidente.
Quem sabe deixes um espaço para estes ptralha no teu site?
Que não seja o nosso.

Anônimo disse...

Se isto ocorrer, acho que o povo tem que invadir este STF e fazer justiça com as próprias mãos.

É o sinal claro que as instituições foram destruidas, então, vamos a guerra !

Anônimo disse...

Políbio, tens que dar uma "peneirada" nos comentários. O cara fala de Dersa/Paulo Preto no assunto STF, o que tem uma coisa com a outra ?
Quanto ao Levandowski, está envergonhando o judiciário, deveria ser afastado imediatamente. Ora, se acredita na inocência dos mensaleiros, que vote pela absolvição, mas fazer esse papelão.

Anônimo disse...

Se Lewandowski fizer isso espero que nao consiga mais sair as ruas. Que seu nome e rosto seja estampado em outdoors e panfletos para que serja reconhecido por todos!

Anônimo disse...

Notaram que sempre que o assunto é picaretagem entre petistas, aparece um mujahedin comentando sobre o PSDB? Os caras parecem misseis teleguiados! A defesa de petista está sempre calçada em uma acusação de um tucano! Justificam seus erros com os erros dos outros!

Anônimo disse...

A RENUNCIA DOS MILHÕES!

QUANTOS MILHÕES VALE A RENUNCIA?

OS PETRALHAS QUEREM DEIXAR PASSAR A ELEIÇÃO ENTÃO DEVEM TER PROPOSTO BONUS E O QUE FOR PRECISO...

Anônimo disse...

Eu repito, pela milésima vez. NÃO VAI DAR EM NADA, a quadrilha do PT(partido do trambique e outras roubalheiras) vai sair ilesa, livre leve e solta, arrotando honestidade...!!! o Brasil precisará pedir desculpas aos petralhas ladrões, pelo engano dos procuradores da república, já que o STF tem uma turma preparada prá avacalhar com o mensalão.

Anônimo disse...

Se Lawandoski estivesse naqueles Ministros cotados pró-condenação esse pessoal da direita retógrada estaria "aplaudindo" o Ministro, ou seja, se me convem tudo bem, se não me convém desclassifico.

Esquecem que a Ação Penal 470 só existe pq lula nomeou o Procurador Geral que denunciou os 37 réus e fou lula e dilma que nomeou a maioria dos Ministros do STF.

Ao contrario de FHC que nomeou um Procurador Geral da Republica que não oferecia denuncia contra o pessoal da casa grande e seus amigos. trata-se do Sr Geraldo Brindeiro, cujo Senador Pedro Simon apelidou de "engavetador Geral da República".

E agora o Senhor FHC vem posar de paladino da ética, assim como o Senador DEMostenes Torres.

Os escandalos das privatizações. lista de furnas, a pasta rosa, furnas, compra de voto para reeleição e outros podem ser desengavetados ainda Sr FHC.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/