Artigo, Carlos Newton - O aluno reprovado Toffoli tentou dar aula ao professor emérito Luiz Fux

* Clipping www.tribunadaimprensa.com.br
 
 Ficou mal para ele e pior ainda para quem o conduziu até essa investidura. Sua nomeação para o Supremo mostra que, em seu permanente delírio de grandeza, Lula acabou perdendo a noção das coisas. Fez um bom governo, foi o primeiro operário a chegar à presidência da República de um país realmente importante, pelo voto poder, tornou-se uma festejada personalidade mundial, mas o sucesso lhe subiu à cabeça, começou a fazer bobagens, uma após a outra.

Lula poderia ficar na História como um dos mais destacados líderes da Humanidade, mas não tem a humildade de um Nelson Mandela nem o brilho de um  Martim Luther King. Suas tiradas acabam soando em falso e os erros cometidos vão se avolumando.

Dias Toffoli foi um dos maiores equívocos cometidos pelo então presidente, que sempre se orgulhou de jamais ter lido um só livro. Desprezando o sábio preceito constitucional que exige notório saber jurídico, Lula nomeou para o Supremo um advogado de poucos livros, que por duas vezes já tinha sido reprovado em concursos para juiz.

O resultado se viu no julgamento de segunda-feira. Todo atrapalhado, Toffoli não sabia quando estava lendo alguma citação ou falando por si próprio.  O mal estar no plenário foi num crescendo. Os outros ministros já não aguentavam mais tamanha incompetência. Toffoli não se comportava como um magistrado, que necessariamente tem de examinar os argumentos de ambas as partes. Limitava-se a citar as razões dos advogados de defesa dos réus, sem abordar nenhuma das justificativas da Procuradoria Geral da República ou do relator.

Ainda não satisfeito com essas demonstrações de inaptidão  e de parcialidade, Dias Toffoli resolveu inovar. De repente, para justificar seu papel grotesco, proclamou que a defesa não precisa provar nada, quem tem de apresentar provas é a acusação. Fez essa afirmação absurda e olhou em volta, para os demais ministros, cheio de orgulho, como se tivesse descoberto a pólvora em versão jurídica.

Os demais ministros se entreolharam, estupefactos,  e Luiz Fux não se conteve. Pediu a palavra e interpelou Toffoli, que repetiu a burrice, dizendo que não cabe à defesa apresentar provas, isso é problema da acusação.

Infelizmente, a TV não mostrou a risada de Fux, considerado um dos maiores especialistas em  Processo Civil, um professor emérito e realmente de notório saber.

Até os contínuos do Supremo sabem que as provas devem ser apresentadas tanto pela defesa quanto pela acusação, mas na faculdade Toffoli não conseguiu aprender nem mesmo esta simples lição. É um rábula fantasiado de ministro, uma figura patética.

Leandro & Stormer – a maior comunidade de Traders do Brasil!
Nos últimos 10 anos a Leandro& Stormer já preparou mais de 20.000 alunos em 40 cidades do Brasil para investir na Bolsa de Valores. São especialistas em educação para investidores e mantem hoje a maior comunidade de traders do País. O Programa de Formação de Investidores no Mercado de Ações da Leandro& Stormer prepara você para iniciar a sua atuação como investidor na Bolsa de Valores ou tornar-se um trader profissional. Acesse http://www.leandrostormer.com.br/ e confira! 

13 comentários:

Jeremias Frazão disse...

Excelente raios-x do incompetente e petralha tófolli(em minúsculas mesmo).

Anônimo disse...

9dedos um dos mais destacados lideres da Historia?

ta de brincadeira o autor...

o sujeito nao liderou nada e o "bom" governo que ele fez estamos vendo os resultados hoje...

uma penca de corruptos sendo julgados ...

fora os outros companheiros dos escândalos passados que muita gente ja esqueceu, como o ex-ministro consultor que arrecadou a fabulosa quantia de 20 milhoes em 4 anos...

Anônimo disse...

Santa ingenuidade!!!!!!!!!!!

Toffoli disse, que uma conquista da Democracia a presunção da inocência e que cabe o Estado apresentar a prova. Sob pena de voltar-mos a época da "inquisição" que cabia ao acusado provar que é inocente.

A constituição preve a "inversão do onus da prova" e alguns casos especialíssimos, como o CDC, onde o cosumidor é a parte fraca do processo ou no caso da CLT, onde o trabalhador é a parte mais fraca.




Anônimo disse...

Todos sabem muito bem qual é a função deste elemento no STF.

Função política.

Mordaz disse...

O voto do Aires Brito mostra a falta de vergonha do Revisor, Lewandowski, e de Tóffoli, o energúmeno que José Dirceu colocou no PT. De onde jamais deveria ter saído.

Anônimo disse...

A história haverá de colocar esse verme na parte dedicada a latrinas.

Anônimo disse...

Pergunto aos juristas:

Há possibilidade de cassar ou retirar do Superior este Ministro Toffoli, de tendencia PTISTA?

Será que passar a ser deus, podendo tirar ou botar vidas na terra a seu "bel prazer"? Ou são homens podendo ser retirados de seu cargo por processo no senado?

Anônimo disse...

TAL QUAL QUEM O PARIU COMO MINISTRO

Surfista Prateado disse...

O editor anda delirando... Grande líder, o apedeuta? Ah ah ah... Toffoli é só mais um que entrou pelas "cotas", como outros milhares estão entrando na universidade. O mesmo desastre que se vê no STF, se verá no mercado de trabalho em alguns poucos anos.

Anônimo disse...

Realmente Fux é "especialista em Processo Civil", mas Processo Penal parece que não. Foi dele a pérola "Se tem filho nega um crime ele tá certo, mas se ele diz que não tem provas que o encriminem ele é culpado".

Anônimo disse...

De fato todos são inocentes até prova em contrário.
Essa é uma presunção constitucional; é uma norma petrea.
Tanto que quando o policial prende alguém em flagrante ele é obrigado - OBRIGADO LEGALMENTE - a dar voz de prisão e dizer que o preso tem o direito de permanecer em silêncio, o que significa que ele não é obrigado a fornecer nem apresentar provas contra si mesmo, ou seja, um direito sagrado.
Só que o policial completa a ordem legal, dizendo: ...tem direito de permanecer em silêncio e tudo que voce disser poderá ser usado contra você.
Ou seja o direito ao silência e não fornecer provas contra si mesmo é obrigatóriamente respeitado.
Nenhuma lei dá o direito a qualquer pessoa de mentir; alguns dizem que o acusado pode até mentir pois ele não é compromissado a dizer a verdade.
Então até aí tudo bem.
Ocorre que tudo que ele disser poderá ser usado em seu desfavor, ou seja, para se defender ele alega algo e isto não pode ser confirmado ou os fatos não condizem com o que ele alega, sua alegação fica no vazio, pode e deve ser considerada como uma mentira, ou seja ele não comprova o seu álibi que se comprovado o eximiria da responsabilidade do que lhe acusam.
E isto certamente foi o que o Ministro Fux quiz dizer e o Toffollliiiii não entendeu.
É uma pena.
Teremos que aguentar ele por muitos anos, pois parece que é o mais jovem da turma e deve ficar lá uns 25 anos mais ou menos ainda.
O problema maior nem é seus posicionamentos na maior parte dos processos, mas seu envolvimento com o PT o que o impede por suspeição de julgar qualquer coisa onde esse partido esteja envolvido ou seja parte.

Anônimo disse...

ANÕNIMO DAS 16:59h. SIM, HÁ POSSIBILIDADE DE SE RETIRAR O INCOMPETENTE E O VENDIDO (TOLEWANDO), ESSA OBRA PERTENCE AO SENADO.

Anônimo disse...

o que o Lulla poem ninguem mais tira, estamos no Brasil camaradas companheiros, e isso é só o começo voces não tem como imaginar o que ainda vem pela frente... O PT entrou para ficar custe o que custar e cabe a nós todos pagar esse preço por não termos condições minimas para votar corretamente... falta que as escolas do futuro coloquem de novo a cadeira de Educação Moral e Civica como existia a 40 ou 50 anos atras, mas sem o jeitinho brasileiro... e talvez digo bem"talvez" as gerações futuras possam escolher bem as pessoas em quem votar

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/