Para juízes, caso mensalão detonou crise

Com os nervos à flor da pele, resultado da crise de credibilidade após revelações de movimentações financeiras atípicas de magistrados, a elite da toga, reunida em Teresina, apontou ontem interesses de “emparedar” o Supremo Tribunal Federal exatamente no ano em que será julgado o maior escândalo da Era Lula.

. O mensalão pode ser o pano de fundo da turbulência que atravessa a magistratura, desconfiam líderes da classe, doutos desembargadores e desembargadoras que presidem os 27 Tribunais de Justiça do País e que estão reunidos desde quinta-feira para debater o “aprimoramento das atividades” do Poder que julga.

. Sem citar explicitamente os nomes dos inimigos – por cautela, até que se prove o contrário, como manda o rito processual, adotam o silêncio quando instados a identificar quem os aflige -, magistrados acreditam que “alguns réus” do processo criminal que desafia o STF ou pessoas ligadas a eles estão à sombra de uma trama bem urdida para desestabilizar o Judiciário. Entre os 38 réus do mensalão, pontuam os magistrados, vários ainda têm força política aqui e ali.

. “O Supremo está emparedado por pessoas que querem abalar os alicerces do Judiciário”,brada Henrique Nélson Calandra, presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a mais poderosa e influente entidade da toga, com 15 mil magistrados a ela agregados.

9 comentários:

Anônimo disse...

O STF é tão culpado quanto os criminosos do mensalão, quanto tempo o processo tem ficado sobre mesas empoeiradas sob o único olhar do tempo. A importância do mensalão para a democracia no BR é tão grande que deveriam dar prioridade total a este processo e não focar neste enrola , enrola e lavar de mãos feito Pôncio Pilatos! A última chance de nosso judiciário é julgar agora com rapidez e coragem, com isenção e sem cores partidárias dando nomes aos bois e aos esquecidos do mensalão! Fora hipocrisia!

Anônimo disse...

faz sentido...

faz bastante sentido...

todos sabem que a intenção da turma eh empurrar com a barriga e tumultuar o máximo possível o meio de campo para que tudo caia na tal prescrição...

Anônimo disse...

O que tá detonando o judiciário não é o mensalão.

É A AUSÊNCIA DE DECISÕES ACEITÁVEIS.

O mensalão já devia ter sido julgado.

O ficha limpa, nunca deveria ter sido indecidido como foi, judicialmente.

Na prática, o pior inimigo do judiciárioa é a sua omissão. É a impunidade que sua omissão gera. E , claro, o completa sensação de INSTABILIDADE JUDICIAL, que tomou conta de tudo e de todos.

Juiz se tornou uma caixinha de surpresas.
Desagradáveis.

By Tcheq

Anônimo disse...

Esses juízes estão tentando usar o escândalo do mensalão como cortina de fumaça para seus próprios escândalos, que apesar de serem menores não são menos imorais.
Juízes são burocratas públicos com os mesmos defeitos dos burocratas de outros setores, mas que desfrutam de mais poder e até agora as atenções não haviam se voltado para eles.

Anônimo disse...

Nessa briga aí não tem mocinhos, são todos bandidos. O judiciário até pode ter razão nessa análise, mas não tem feito muita coisa boas que justifique sua defesa. Democracia no Brasil ? Instituições sólidas ? Alguém acredita ?

NEWTON disse...

O esteio da democracia moderna, são os tres poderes constitucionais. Os poderes legislativo, executivo e judiciário. Pois bem o poder legislativo já perdeu até a vergonha na cara e explicitamente só negociam seus votos sobre projetos, com moedas de troca como cargos, indicação de apadrinhados, dinheiro vivo, etc.. O poder executivo gerido 8 anos por um auto declarado analfabeto funcional, com muito orgulho de não ter lido um livro diga-se de passagem, usando o poder da receita federal sobre as empresas, assim como as polpudas verbas de publicidada ( 9 bilhões em 8 anoas )para aamansar a grande, média e pequena mídia, conciliou a roubalheira do dinheiro público com a felicidade deste grande eleitorado servil. Será que o poder executivo seria uma exceção sendo virtuoso e justo? Infelizmente bastou jogar os holofotes no mesmo, uma pesquisa superficial como analisar os dados do COAF, para inferirmos que deu a lógica, os tres poderes comprometidos com seus interesses pessoais, infelizmente nada republicanos, nada com a essencia constitucional. Esta é a nossa realidade, sobreviveremos a ela? Claro que sobreviveremos mas a um fardo imcalculável para as próximas gerações .

Anônimo disse...

Jente isso é briga de mafiosos, daqui a pouco eles descobrem que são a solução e o problema é o mordomo que está fazendo futrica ou algum jornalista mau intencionado. edus

Daniel disse...

Emparedar oq eu, Polibio? Vc acha que um Gilmar Dantas, que mora com a funcionaria do Sergio Bermudes, precisa ser emparedado. Ah, e ele mesmo dormindo com a funcionaria do Bermudes, julga os processos em que o escritorio do Bermudes, atua. E vc acha que alguem empareda esta gentalha? Vc deve achar correto um Magistrado receber, ao fim de um mes de trabalho arduo, cerca de 400 Mil reais. Acha? Deve achar legal, tambem, promotores, procuradores e magistrados receberem, mes apos mes, o IMORAL AUXILIO MEU IMOVEL NOVO, né? Se os nobres leitores ainda nao entenderam, é bom pensar. Pois esta HEMORRAGIA nos cofres da sociedade, somos nos que BANCAMOS. Sem falar, claro, no "emparedamento" que sofreu o Peluso, que foi ao encontro do Advogado do Jader, para orienta-lo como fazer.

Anônimo disse...

Dr. Newton, comentarista às 12:33.

Olha, essa sua análise, é bem apropriada para a época do Imperador César, em Roma.

Sempre ... mas sempre foi assim.

O executivo nunca tem vergonha na cara. Isso é em qualquer país, porque assim é a política.

Preço ou negociação pela votação
de projetos, DESDE QUE O MUNDO É MUNDO !

Comente aí, alguma novidade !!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/