Indenizações por erros em ações da PF dão prejuízo à União

A União começou a pagar a conta pelos erros ou excessos cometidos pela Polícia Federal em suas ações. Desde 2007, o governo federal foi condenado a pagar pelo menos R$ 1,6 milhão em indenizações por danos morais ou materiais a pessoas que foram presas por engano, ilegalmente ou que foram submetidas a exposição midiática excessiva. Recentemente, a própria Presidente Dilma Rousseff criticou “abusos, excessos e afrontas” em investigações. Durante a Operação Voucher, que foi deflagrada no início de agosto e atingiu a cúpula do Ministério do Turismo, vazaram fotos de presos sem camisa na cadeia, no Amapá. Dilma considerou o episódio “inaceitável”.

. O jornal Folha de S.Paulo encontrou em arquivos da Justiça Federal e do STJ (Superior Tribunal de Justiça) 28 processos nos quais a União foi condenada, em primeira e segunda instâncias, a pagar por deslizes da Polícia Federal. Pessoas presas por engano argumentam que sofrem até hoje danos psicológicos e constrangimentos em função dos erros da polícia. Elas reclamam da demora para o pagamento das indenizações e dizem que o valor é baixo diante dos momentos que tiveram que enfrentar.

6 comentários:

Anônimo disse...

Políbio, hoje lendo um jornal ZH de 03set2010, onde está estampado a reportagem da operação Mercari da PF sobre o Banrisul. Em que pé está essa operação...???

Daniel disse...

A Folha, este mesmo jornal que inventou um "et" nos anos 70, em suas edicoes diarias, pra vender mais jornal, poderia informar aos cidadaos, particularmente aos paulistas, que os Governos democraticos, do PSDB, em S paulo, montaram um aparelho de espionagem pra XERETAR a vida daqueles que faziam oposicao. Coisa bem democratica, né editor? A Uniao, conhecida como sociedade tapuia, indeniza varias e varias pessoas, como a Maria da Penha, por desrespeitar direitos basicos. E so nao paga mais indenizacoes, pra pessoas torturadas por "otoridades", é porque estas nao possuem condicoes pra levar adiante um processo.

Oswald disse...

Esta aí de novo o CCs do Daniel jutificando tudo porque os outros fizeram. Nos do PT vamos fazer mais e pior! A famosa ética do PT. Era tudo mentira. São mais bandoleiros que os outros e pior não pararam...

Anônimo disse...

Tem que processar o agente público, pessoa física. Aí, esta sacanagem de prender sem provas vai acabar.

Anônimo disse...

Essa estória de processar a união, atira o prejuízo para os contribuintes pagarem e estimula a continuidade dos abusos de poder dos policiais federais prevalecidos.

Anônimo disse...

São ossos do ofício e a lei ampara quem for prejudicado por qualquer ação ilegal. Nada mais justo.
A lei preve a possibilidade da União recuperar o dinheiro descontando do agente público responsavel pelo erro.
Agora a União paga muito mais indenização em razão de erros administrativos, em especial na area economica, fiscal e fazendária. Quem sabe um levantamento nessa área poderia apresentar muitas surpresas.
Isto sem falar em contratos superfaturados, descumprimento de contratos, e na indenização aos guerrilheiros, uma grande roubalheira.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/