Odebrecht privatiza serviços de saneamento de Uruguaiana, RS

Saiu a primeira privatização de serviços públicos de saneamento no RS, porque nesta sexta-feira a Odebrecht assumiu o controle das operações que a Corsan realizava em Uruguaiana.

. O edito conversou com o prefeito Sanfelice Neto, do PSDB, que confessou: “Não agüentava mais a Corsan. Ela não investe nada aqui”.

. A Odebrecht criou a Foz Uruguaiana. Ela prometeu investir R$ 160milhões no município, ao longo de 5 anos, ao final dos quais zerará o déficit de saneamento (o tratamento local de esgotos só cobre 8% das necessidades da população).

- A Odebrecht já investe em outros municípios brasileiros, mas não no RS, onde espera avançar muito mais a partir de agora.

LEIA a entrevista completa, nesta página. 

12 comentários:

Anônimo disse...

Segundo publicado no site http://tribunadeuruguaiana.blogspot.com, só mediante ordem judicial a Corsan desocupará o lugar para que a Odebrecht possa atuar. Leia:
"Situação - hoje - da Odebrecht e CORSAN
Segundo o chefe da unidade de saneamento da CORSAN em Uruguaiana, Francelino Fialho, até o momento a empresa não recebeu qualquer notificação judicial determinando que a Foz de Uruguaiana tomasse posse das dependências da Companhia na cidade. Assim, o acordo firmado entre Prefeitura e o Consórcio liderado pela Odebrecht não impede que as ações judiciais aindam tramitem e o ingresso nas instalações somente aconteça mediante mandado judicial. Segundo Fialho há indenizações à CORSAN e uma série de matérias pendentes que não podem ser definidas em uma manhã, conclui. "

Anônimo disse...

a Corsan, é uma piada...........

Anônimo disse...

160 milhoes em cinco anos,32 milhoes por ano,2,660 milhoes por mês de onde vai sair tanto dinheiro,duvida? acho que, do bolso do espoliado povo de uruguaiana......

Anônimo disse...

De fato, a CORSAN É UM EMBUSTE, mesmo assim esse Tribunalzinho que não é constituído de juízes de verdade, togados, mas de perseguidores políticos, entende que o Prefeito Felice está a atropelar suas féticas decisões. Veja, publicado no site http://tribunadeuruguaiana.blogspot.com, in verbis:
" Odebrecht ganhou mas não levou - Uruguaiana
De acordo com documento do Tribunal de Contas do Estado [TCE] o prefeito Sanchotene Felice descumpriu decisão do Tribuna Pleno que considera o certame ainda em andamento e sem julgamento final. Assim sendo - o auditor substituto Alexandre Mariotti determinou suspensas as ações em entre a Foz/Odebrecht e Prefeitura até que os Conselheiros estudem avaliem e decidam sustentados em documentação da CORSAN que se considerou alijada da disputa de forma induzida. Por fredwm às 11:28:00 0 comentários Links para esta postagem "

Anônimo disse...

O prefeito se chama Sanchotene Felice, nao eh sanfelice

Anônimo disse...

Esta empresa já é dona de quaze tudo. Gostaria de saber quanto ela tem no capital da PTROSAURO e quanto da Amazonia já é dela.

Anônimo disse...

Deixem de palhaçada...morei 6 anos em Uruguaiana. Sai de lá, em 1985, até hoje a cidade não tem rede de esgotos, naquela época era uma vergonha, as valetas entupidas, com cheiro, sem esgotos. O que a Corsan fez em todos esses quase 30 anos que sai de lá...? será que agora que chegou esse comunista no governo elle vai resolver o problema do esgoto da cidade. Tá certo o prefeito, privatiza isso de vez.

Anônimo disse...

A Corsan alem de não fazer, cobra um absurdo pelo pouco que faz.

Anônimo disse...

Agora que o pessoal de Uruguaiana vai sentir o que é a tal de Foz do Brasil. Em Blumenau/SC é só reclamação.

Mario Rangel disse...

Primeiro é preciso entender que existe um conluio entre o prefeito de Uruguaiana e a Odebrecht, onde foi elaborada uma licitação viciada que tira do páreo até mesmo a Sabesp, de São Paulo, a maior empresa de saneamento da América do Sul e que, por isso, foi barrada pela justiça, por favorecimento.
Segundo, somente a partir de 2007, com a Lei 11.445 sobre e Marco Regulatório do Saneamento Básico, é que os esgotos passaram a fazer parte dos contratos de concessão entre as companhias de saneamento e os municípios. Anteriormente, Uruguaiana e Corsan, somente tinham contrato de água, os esgotos eram de responsabilidade da Prefeitura.
Terceiro, durante os últimos oito anos dos governos Rigotto e Yeda, as direções da Corsan, negligenciaram investimentos nos sistemas e, muitos dos recursos tirados do caixa da Companhia, foram parar no caixa único do governo, precarizando o atendimento aos municípios.
Quarto, a Corsan atende 335 municípios e seis milhões de gaúchos com 6.500 funcionários capacitados para garantir a qualidade dos serviços. 97% das áreas urbanas têm água potável e está investindo pesadamente em redes e tratamento de esgotos para cumprir os recentes contratos firmados com os municípios. A Corsan tem problemas? Tem. Mas isso não justifica que o prefeito, a revelia da Justiça, onde está em andamento uma ação contra a privatização, assine com esta empresa.
Por último, a privatização da água, assim como já ocorre em outras partes do mundo, não deu certo. Eles querem LUCRO. Quem vai pagar os investimentos e o lucro da Odebrecht, será o povo. Na França, em Paris, a Meca da privatização do saneamento acaba de reestatizar os serviços devido aos maus e caros serviços prestados aos usuáros.

Anônimo disse...

quem tem odebrech, tem o lula por perto, sempre sai um troco...........o estádio do seu clube, será obra desta empresa de presente ao club, veja que assesso....................ria em.

vamos disse...

Se querem privatizar, então privatizem, porem de forma ética e transparente. Não vale usar-se de um edital viciado impedindo a ampla particiapão de empresas que certamente tem mais expertise que a odebrech no assunto. Outro fato importante expropriar o patrimonio da corsan é rasgar a legislação que rege a transparência, ética e responsabilidade no serviço público, o que é muito perigoso pois abre precedentes para outros casos semelhantes.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/