Entenda como Zamin entregou o monopólio do serviço de seguros do Banrisul para a Icatu Seguros

Somente esta semana o editor conseguiu cópias integrais das peças que pediu ao TCE do RS, referentes a dois processos transitados em julgado e que resultaram em punições ao atual presidente do Banrisul, Túlio Zamin. Os dois processos referem-se às Tomadas de Contas de 2001 e 2002. Eles revelam irregularidades inumeráveis.

. O editor só conseguiu as cópias depois de requerimento por escrito e pagamento das cópias. O processo todo levou uma semana. A promessa inicial do TCE era de entregar microfilmes, mas acabou entregando cópias em papel.

. O diretor de Controle e Fiscalização, Victor Hofmeister, comunicou ao editor, por escrito, que avisou Zamin da entrega dos documentos. Ele não preveniu o editor sobre a "gentileza" que faria.

. O objetivo da extração das cópias é o de comprovar que foi o sr. Túlio Zamin quem contratou a Icatu Seguros para funcionar como se fosse a verdadeira seguradora do Banrisul. Isto ocorreu em 2002. Antes da Icatu, quem explorava os serviços de seguros do Banrisul era a estatal estadual União de Seguros, liquidada durante o governo Britto e jamais recriada pelo governo seguinte de Olívio Dutra, que optou pela empresa privada Icatu Seguros.

. O problema é que a Icatu Seguros instalou-se no banco sem licitação alguma. O Tribunal de Contas do Estado constatou tudo e puniu Zamin, mas a seguradora continua até hoje com o monopólio (a Sulamerica, também levada para o Banrisul por Zamin, também sem licitação, tem pequenas fatias dos pobres seguros imobiliários).

. A Icatu Seguros acaba de entregar R$ 100 mil para a ex-deputada Luciana Genro montar um cursinho pré-vestibular gratuito. Luciana é filha do governador Tarso Genro, o homem que manda no Banrisul, banco do qual a Icatu detém o virtual monopólio de todos os seguros vendidos pelo pessoal do banco no Brasil inteiro.

. O leitor pode acompanhar o inteiro teor do Recurso de Reconsideração das punições feitas, clicando aqui. Ao lado, vão recortes das denúncias do próprio TCE sobre as contratações irregulares da Icatu Seguros e da Faurgs, ao tempo do sr. Túlio Zamin. No site do link, basta preencher os números dos dos dois processos: 2714-0200/03-9 e 8730-0200/01-9.

9 comentários:

Anônimo disse...

O curioso é que Zero Hora nem toca no assunto...

Luiz Vargas disse...

"O diretor de Controle e Fiscalização, Victor Hofmeister, comunicou ao editor, por escrito, que avisou Zamin da entrega dos documentos. Ele não preveniu o editor sobre a "gentileza" que faria".

Este é o tipo de servidor, ParTidarizado e comprometido que infesta o serviço público em todas suas instâncias. É este tipo de gente que quebra sigilos bancários e utiliza meios do Estado para beneficiar um lado político.
Qualquer cidadão tem direito a peticionar informações em órgãos públicos.
Este servidor público do Tribunal de contas foi muito além de suas sandálias ao avisar seu cumpanhêro de partido que havia um pedido de informações tramitando.
Onde está o paladino defensor da moralidade barbudinho do mpc que não se mexe com a mesma agilidade que tinha durante a administração da ex-Governadora Yeda Crusius?

Anônimo disse...

Fico só imaginando então, quando algum servidor fornecer a cópia do Contrato que levou a Icatu lá pra dentro do Banrisul!! Que consta a empresa seguradora no contrato como CONTRATANTE!.... será que o Banrisul foi vendido e a gente não sabe???

Anônimo disse...

Quando a Yeda era Governadora e o Fernando Lemos presidente do Banco tudo estava certo e este editor ficava calado, agora que o Sr. Tarso esta no Governo e o Presidente do banco é do PT tudo esta errado?

Anônimo disse...

Só para entender o caso tão "escabroso": Por quê o rigotto e a yeda não tiraram essa seguradora do Banco? Por quê?

Anônimo disse...

A máfia já estava instalada, só faltava a eleição.

Anônimo disse...

Existem dois pesos e duas medidas? ou ele sempre procede assim, independente de quem seja a pessoa sobre quem se pede uma informação?
Se ele sempre procede desta forma então nada há que reclamar; já se só faz isto com os seus e deixe os demais sem o aviso então é prevaricação.

Anônimo disse...

Este editor inventa para defender interesses obscuros. Se acha no direito de analisar, criar/inventar, julgar e condenar qualquer um, desde que seja do PT, partido pelo qual destila fel.

Anônimo disse...

Estou criando um curso de implementação da honestidade para todos os petistas. Solicito que por um princípio de igualdade democrática, a Icatu me repasse R$100.000,00 para começar imediatamente o mesmo, pois os futuros alunos estão se superando todos os dias!
Nota:as salas de aula alugarei de particulares!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/