Artigo - Partidos não constitucionais em democracias constitucionais.

O cientista político, escritor e  professor José Giusti Tavares, escreveu o artigo a seguir, cujo texto o editor pediu a ele nesta terça-feira a noite, porque queria disponibilizá-lo  neste espaço. O material é muito relevante e tem tudo a ver com o que setores neomarxistas - ou neoleninistas como Tarso Genro - tentam implementar no Brasil há bastante tempo. O título: "Partidos não constitucionais em democracias constitucionais."

. O artigo de José Giusti Tavares abre com a citação a seguir, que é de Tarso Genro: "...o partido deve responder às exigências de uma longa disputa pela hegemonia (...) com a construção de uma cultura política e de uma ideologia socialista em bolsões altamente organizados daqueles setores revolucionários, em direção a uma ruptura com o Estado burguês...com respostas dentro e fora da ordem (...), sob pena de limitar-se aos enfrentamentos na esfera política das instituições da ordem, sendo inexoravelmente sugado por ela."

. O atual  governador petista do Rio Grande do Sul,sustenta a estratégia leninista-troskista da dualidade de poder, princípio marxista que ele defendeu claramente em 1988, em Teoria e Debate, n°4, 38-41. É também  de Tarso Genro a leitura revisada do leninismo, no livro que reeditou no ano passado, "Lênin, coração e mente". É claro que Tarso Genro não expõe o que pensa durante seus discursos eleitorais em rádios e TVs, preferindo seguir os conselhos dos marqueteiros que costumam embalar produtos para vender. Caso defendesse claramente o que pensa, o governador gaúcho dificilmente passaria pela porta da Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

CLIQUE AQUI para ler o artigo de José Giusti Tavares.

12 comentários:

Arno Edgar Kaplan disse...

Só com a mãozinha de seu primo Herz, da Livraria Cultura, é que o Tarso ainda consegue empurrar estes textos rebuscados, cheios de incoerência e imprecisão. Em pouco tempo, tudo será considerado letra morta.

Anônimo disse...

Os partidos não-constitucionais são nosso maior risco.
Nessa legislatura o governo tem maioria para fazer mudanças constitucionais o que pode ser extremamente perigoso.
.
"Respostas dentro e fora da ordem constitucional": isto é a cara do Lula. Lembrem-se da campanha eleitoral: não houve o que Lula não fizesse para levar vantagem.
.
E' tipo um de jogo de cartas marcadas, gente honesta entra só para perder.
.
Os PT's da vida tem que ser responsabilizados e até proscritos por essas atitudes inconstitucionais.
.
E lembrem-se: Hitler chegou aos 90% de aprovação popular. E Lula usou artimanhas como Hitler para alcançar estes índices.

SERGIO OLIVEIRA disse...

Alberto Pasqualini que, segundo Getúlio Vargas, foi o doutrinador mais autorizado do trabalhismo brasileiro, a propósito de apoiar determinado governo, escreveu em 24.08.1947:
“ Um partido que realmente propugna o bem-estar social e, especialmente, os interesses das classes trabalhadoras, deve apoiar toda proposição sincera coincidente com as formulações de seu programa, parta a iniciativa de onde partir. Pode um partido não querer co-responsabilizar-se em determinada administração; porém, jamais lhe será lícito enveredar pelo caminho da oposição sem finalidade..
Um partido, pois, que pretende realmente representar e defender as classes trabalhadoras, deve seguir numa linha construtiva e não negativista. Para ser construtiva não é necessário que demande o Palácio do Governo em busca de acomodações e arranjos políticos, ou que renuncie ao direito da crítica; para não ser negativista, bastará que, na solução de qualquer questão ou problema, se inspire unicamente nas diretrizes de seu programa e adote a atitude e a posição que o bem comum e os interesses coletivos aconselham .”

AINDA ALBERTO PASQUALINI

“ Não nos esqueçamos de que uma agremiação partidária não deve ter apenas uma finalidade eleitoral e muito menos constituir-se para disputar eleição.Cumpre que o partido seja instrumento de mobilização social, de difusão de idéias, de educação do povo. Não é apenas no número que deve residir sua força, mas, sobretudo, na grandeza de seus ideais, na sinceridade e na eficiência de sua ação. ( 23.09.1945 ) “
“ Para um partido, o governo deve ser um ônus e não um instrumento de vantagens e, portanto, deverá exercê-lo não em proveito próprio, mas em benefício da coletividade. ( maio de 1946 ) “
“ Se os indivíduos que ocupam os postos governamentais podem e devem, como qualquer cidadão, ter convicções políticas, o governo como tal não pode parcializar-se. Os altos cargos da administração pública não são de propriedade de partidos e muito menos de indivíduos. Pertencem ao povo e é a ele que incube designar, por meio do voto, quem deve exercê-lo.
( 11.02.1945 ) “

Anônimo disse...

De fato, e o destino desses não constitucionais deveriam ser sumariamente cassados em qualquer democracia.

Carlos disse...

Que artigo maravilhoso, Políbio: profundo,direto ao ponto e extremamente relevante. Leitura indispensável e desde já clássica para compreender a verdadeira natureza do PT e dos governos petistas, particularmente o do sr Tarso Genro.Valeu.

Anônimo disse...

Numa democracia, todo tipo de posição política, à exceção dos racismos e nazismos, deve ser respeitada. Os leninistas superam em visão de mundo qualquer comentarista deste blog. O editor deveria se envergonhar de dar seguimento a essa guerra fria fora de hora. Pretensamente democrático, não passa de um ditatorzinho sem poder. Vergonha.

Anônimo disse...

O Tarso não falou em Lênin uma só vez nas eleições, mas é ele quem mora no coração e alimenta o cérebro do nosso governador.Ou seja: temos um candidato a ditador comunista no Piratini.

Miguel de Unamuno disse...

Por que esses caras nunca têm coragem de dizer publicamente que defendem o comunismo ? Até sei: por esperteza, porque sabem que seriam postos a correr. Miguel de Unamuno.

Miriam Rilos disse...

É isto que a população precisa entender, que o PT é um Partido que afronta a constituição e quer acabar com ela. Miriam Rios, Rio.

Anônimo disse...

Comunismo em Portugal: Manoel tinha dois burros, Joaquim nenhum. Joaquim: "Manoel, somos comunistas, me dê um burro".
Manoel: "tá certo, te dou um burro".
Algumas semanas depois, aparece Joaquim com duas vacas.
Manoel: "Joaquim, somos comunistas, tá lembrado? Me dê uma vaca".
Joaquim: "Não te dou. O comunismo é só para os burros".
Pergutem ao Tarso se ele quer dividir a mansão dele.

Anônimo disse...

Comunistas se acham inteletuais.

Fidel deve ter lido todos os livros da biblioteca de Cuba.

Também deve ter escrito muito mais livros do que Tarso.

Bah !! O ego desta gente deve crescer muito, quando se autotitulam de socialistas. Sempre tem trouxas que lhes dão ouvidos e os alimentam.

RoyMustang disse...

Isso que não da para entender no Brasil, pq durante a campanha o "Sr." Genro não foi confrontado com isso??

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/