Não chegou a ser soturno, mas o animus que permeou todo o programa eleitoral de TV da tarde desta sexta-feira foi mais do que sombrio. As falas crepusculares de Dilma Roussef, mas sobretudo a de Lula da Silva, foram arrastadas e cadenciados por ritmo lento e lamuriento, de personagens que decididamente estão na defensiva. A derrota eleitoral para Serra-Marina quebrou a auto-estima petista, abalada ainda mais por uma inesperada questão religiosa que trás junto uma delicada discussão moral e ética sobre o modo petista de fazer política e governar. Pareceram recorrentes no programa do PT:
1) O apelo à palavra de Deus, figura divina na qual Dilma deixou de acreditar quando tinha 19 anos e adotou a cartilha marxista-leninista, aderindo à luta armada para a implantação da ditadura comunista no Brasil.
2) A apelação aos valores da vida, via oblíqua através da qual a candidata quer dizer que não disse o que disse sobre o aborto. O programa abriu com a comemoração dos 47 milhões de votos recebidos ("67% da população mostrou que quer uma mulher", disse Dilma Roussef). O programa de 10 minutos, também incluiu a fala de governadores e senadores vitoriosos, voltou a demonstrar programas realizados pelo governo Lula e propôs a continuidade das ações do atual governo. Todo o bloco final foi dedicado a rebater "as mentiras da Internet" e a abrir espaço para uma fala enfadonha e rancorosa de Lula. Claro que também sobrou para FHC, mas o refrão soou falso como uma cédula de tres reais. O PT sentiu o golpe e não entende o que está acontecendo.
O editor recomenda o video a seguir para descontrair o animus do pessoal durante o feriadão.
Trata-se de uma bem humorada reconstrução da Valsa da Dilma. É um dos materiais que circulam adoidamente pela Internet, cujo controle escapou das mãos do Sr. Marcelo Branco.
http://www.youtube.com/watch?v=eChYzVqqFOc
4 comentários:
Sobre a questão do aborto:
É inenarrável a distorção dos fatos publicada na página 10, ZH de hoje.
A pseudojornalista insinua que Serra e o PSDB é que promovem esse debate rasteiro...
Os companheiros sentiram o cutuco, Políbio!
se o governo está ruim a culpa é do lula e não do FHC pois já se passaram 8 anos e o que o lula fez neste tempo nada só viajou.parece que o povo esta acordando,quero proposta do que a dilma vai fazer e não o que o lula não vez pois ela só fala no passado e o presente como fica.
A Coisa, fala, fala que vai fazer mas esquece ou o povo babaca acredita que ella é outro governo...ella passou 8 anos junto com o Mollusco ... e pq não fez . Agora quanto a Rosane de Oliveira da ZH é cobra mandada e comprada pelo PT. Depois de janeiro veremos o que ella escreverá na pág.10, só elogios ao governo Trokista...
Acho que o editor assistiu a outro programa, diferente daquele que eu e o resto do país viu.
Postar um comentário