Está na hora de pesquisar as pesquisas.

Clipping
Em um piscar de olhos
Blog do Roberto Jefferson - 28/08/2010

Em um piscar de olhos Você mal piscou e mais uma pesquisa foi divulgada – agora em torno das candidaturas aos governos estaduais. O resultado foi publicado logo cedo no blog do Noblat. Nestas eleições há uma verdadeira epidemia de pesquisas. Toda semana pelo menos uma é publicada e algumas já deram o que falar. Mas a pergunta que os institutos de pesquisa não fazem é o quanto a pesquisa altera a opinião do eleitor, pois assim não precisam saber o tamanho de sua responsabilidade. Está na hora de pesquisar as pesquisas - não para proibi-las, mas para abrir a caixa.

Já a Justiça Eleitoral finge que exigir o registro das pesquisas no tribunal é suficiente. Os guardinhas de trânsito destas eleições já tiveram que dar à oposição o direito de auditar uma pesquisa, mas depois disso não houve nem mais uma palavra sobre o tema no tribunal. E qualquer um pode encomendar um levantamento: de jornais a emissoras de TV e até sindicatos. Tudo sem uma fiscalização efetiva de nossos guardinhas, que insistem, nestas ruas, a ficar de costas.

11 comentários:

Arno Edgar Kaplan disse...

E nós, com os nossos ouvidos moucos...

Anônimo disse...

guardinhas. Essa foi boa.

Anônimo disse...

Pesquisar a pesquisa é uma boa idéia. Neste processo, algumas aulas básicas de estatística para alguns jornais serão certamente úteis: Alguns jornais chegam ao absurdo de dizer que uma pesquisa feita 30 dias antes da eleição estava errada porque o ganhador da eleição foi outro. Outros jornais dizem que pesquisas feitas em dias diferentes TEM que dar mesmo resultado. Uma aulinha básica de estatística nao dói e faz bem. Pesquisar a pesquisa e treinar salas de redação ajudaria a qualificar a discussão e todos ganhariam. A ver..

Anônimo disse...

É, chamar de guardinhas os Ministros é bem típico da direitalha. Até pq eles chamam o Povo de guardinhas, os PMs de guardinhas, Todos de guardinhas.

Anônimo disse...

Conheço poucas pessoas que votarão na candidata que matou 7 pessoas.
Não queremos presidenta que mate nossos filhos.
Queremos de presidente um pai de família não "uma" que teve vários nomes....

Anônimo disse...

Cuidado com o stalinismo chavista gente. Se eles estiverem no poder vão matar nossos filhos.

Regiane disse...

Praticamente dia sim, dia não, está sendo divulgada alguma pesquisa eleitoral. Quem está se beneficiando com esta enxurrada de pesquisas, haja vista que grande parte do eleitorado vota em quem está na frente, sem ter conhecimento do que fez (ou deixou de fazer) ou o que pretende o candidato? Infelizmente no Brasil é assim que funciona.

Luiz Vargas disse...

Ao anônimo das 19h03min:
É cômico ver e ler a esquerdalha ParasiTa, mamadora das têtas públicas, ficar acessando este "blog" para dar pitaco. Não perca tempo camarada, redirecione para um site que seja mais compatível com o teu caráter, ética e princípios .

Anônimo disse...

Está mesmo na hora de pesquisar as pesquisas e melhor ainda de pesquisar quem as divulga sem o minímo critério, mas com método e estratégia.
Vamos a um exemplo:
O Correio do Povo, de 29/08/2010, domingo, em sua página 2, traz o seguinte título: Dilma abre 24 pontos sobre Serra. Irresponsávemente e calhordamente esta notícia não traz uma informação muito importante, ou seja, este resultado corresponde a pesquisa espontânea ou a pe$qui$a e$timulada????
Pode haver uma diferença muito grande entre os resultados destas duas pesquisas.
O resultado que o irresponsável e incompetente editor de política do Correio do Povo (do qual sou assinante) mandou que fosse publicado se refere a pesquisa espontânea ou a pe$qui$a e$$$$timulada?
LV

Justiniano disse...

É estranho o numero pequeno usado nas amostragens, vejam o caso a governador de São Paulo a amostragem foi acima de 2.000 eleitores, num universo de 28 milhões de eleitores, isso revela que as as tais diferenças técnicas, que são o coeficiente de variação é muito pequena, quando deveria ocorrer o contrário, pois a amostragem além de pequena mostra que dependendo das áreas analisadas (bairro, centro, vila) vai haver uma tendência de um eleitor a ou b ser mais preferido. Portanto como dizia o meu professor basta tirar um "s" da estatística, vira uma esta-títica. Quem acredita em estatística acredita em papai noel, disco voador, e até em Lula.

Anônimo disse...

Ah, pesquisas...
Então o instituto registra uma pesquisa com amostragem de 200 entrevistas: só que na verdade, eles fazem 300 entrevistas e entre estas 300 selecionam as 200 que lhe interessam usar na amostragem - pensam que somos tolos pra cairmos nessa trambicagem que fazem. Depois passam só a atualizar a mesma pesquisa de resultado filtrado: fazem mais 100 entrevistas escolhem 50, somam à pesquisa anterior e dizem "nova pesquisa com 250 pessoas".
E o que é pior: pesquisas que não valem nada, pois não representam a DINÂMICA desta eleição, que é bom lembrar; serão ELEIÇÕES GERAIS: ou seja, nas pesquisas desvinculam isolando o voto pra presidente dos outros votos, como se o eleitor fosse votar só pra presidente, e os outros cargos fossem votados em outra eleição noutro dia.
Tsc, tsc...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/